Capital mineira segue o cronograma e deve ter mais três intervenções iniciadas em 2012
Belo Horizonte será um dos principais palcos da Copa de 2014. Mesmo tendo perdido a abertura para São Paulo, a cidade receberá seis jogos da competição, entre eles uma das semifinais e uma provável participação do Brasil na disputa das oitavas.
Com os holofotes voltados para sua capital, os mineiros transformaram a cidade em um canteiro de obras para não fazer feio frente aos milhares de turistas que virão para o evento.
Nota-se intervenções em todas as regiões, desde a região da Pampulha, onde está localizado o Mineirão, estádio da Copa, até a região centro-sul, área que abrigará o novo setor hoteleiro da cidade.
São oito obras de mobilidade urbana planejadas para desafogar as vias da cidade, com um investimento total de R$ 1,38 bilhões. Deste montante, R$ 1 bilhão será financiado com recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). As obras estão incluídas na Matriz de Responsabilidades, documento assinado entre a União e os estados e municípios que receberão a Copa.
Cinco dos projetos começaram e seguem à risca o cronograma. Os demais estão em fase de publicação de edital e licitação, mas também no prazo.
As principais intervenções correspondem à implantação de corredores exclusivos de ônibus, os BRTs (Bus Rapid Transit), em duas das principais avenidas da cidade, a Antônio Carlos (em obras) e a Cristiano Machado (com início marcado para março de 2012).
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Categorias:COPA 2014, Meios de Transporte / Trânsito
Na minha opinião, poderia ser uma pista para os onibus, mas em cada parada, coloca uma segunda pista…
E se as paradas forem subterraneas, melhor ainda assim ninguem precisa atravessar ruas e avenidas para pegar o onibus, menos sinaleiras, maior agilidade para os onibus e ta feita a festa..
haha
Mas tem que ter grana.
Pois é, quero ver como será o “BRT” de Porto Alegre com uma pista para cada sentido…
Exatamente… o projeto de BRT daqui é uma grande mentira. Não é BRT coisa alguma. Será somente um corredor de ônibus reformado. Recuso-me a acreditar nesta palhaçada de BRT que a prefeitura tanto divulga.
Mas acho que nenhum corredor de onibus precisa de mais de duas faixas de onibus PARA CADA SENTIDO.
Bah, um corredor assim em Poa era a solução de todos os problemas do transporte publico de Poa.. ta, quase todos.
Olhando a foto do projeto dá para perceber uma coisa bem importante, mesmo sendo algo que não tem nem parecido em Porto Alegre, pode-se ver claramente que a quantidade de pistas para os carros é maior do que para o sistema de ônibus, e se calculado o número de pessoas que usa as pistas de um e de outro, vemos que a divisão de recurso na cidade não é proporcional e facilmente se chega a conclusão que mesmo com estas obras a prioridade dada ao transporte particular individual é maior.
Olavo, mesmo assim, pelo menos BRT deles se assemelha com um BRT de verdade.
Aqui, ao contrário, o projeto do BRT foi pouco divulgado, e estou desconfiado que não passará de um corredor de ônibus reformado. E só!
Lamentável o descaso da prefeitura com o transporte público.
Impressão ou tem duas pra cada sentido? Nessas horas o cara perde a razão.
Sim tem duas para cada sentido, exatamente como eu disse algo nem parecido em Porto Alegre, já para os carros tem 4 em cada sentido, apenas o dobro de pistas para mais ou menos 1/3 de usuários, será que isto é justo?
Igual a POA…