Jaime Lerner mudará a orla de Porto Alegre

Foto: Gilberto Simon - Porto Imagem

A Prefeitura de Porto Alegre assina na próxima terça-feira contrato para a recuperação da orla do Guaíba. Serão mais de sete quilômetros entre a Usina do Gasômetro e a Ponta do Dionísio, próximo ao Barrashopping.

O projeto executivo será de responsabilidade do urbanista Jaime Lerner, contratado por notório saber.

Os detalhes ainda não são conhecidos, mas se pode adiantar que haverá a instalação uma pista para caminhada, ciclovia, quiosques e espaços para esporte, cultura e lazer.

A previsão do prefeito José Fortunati é que as obras iniciem no próximo ano divididas em quatro lotes e serão realizadas com recursos do município.

Informações do Blog do André Machado.

Para ler a matéria completa, clique aqui.



Categorias:ORLA

Tags:,

26 respostas

  1. Caros,

    O colega Jaime Lerner assinou um contratinho de 7milhoes de reais sob a dispensa de licitação por Notório saber. Isso é ridículo. Existem só no RS uma lista consierável de profissionais que poderiam se enquadrar no tal de notório Moojen, Malinsky, Mizoguchi, etc… Aqui ninguem é criança pra acreditar que se a coisa começou errada tem chance de terminar certa se não mudar. IAB RS e Sindicato dos Arquitetos, creio eu, devem manisfestar publicamente a irregularidade que o político que se diz Prefeito de POA está acobertando e ainda premiando com esse polpudo contrato. Mais uma vez nosso Prefeito pisa na bola e tenta vender isso como golaço.

    Curtir

  2. Sr. Jaime Lerner está condenado à três anos de prisão no Paraná, no seu governo no estado, privatizou rodovias e o preço é um roubo, fechou o Banco do Estado do Paraná Banestado e outras coisitas más. Só foi razoavel quando era do Brizola. Eu não confio. Ele só bom sendo arquiteto.

    Curtir

    • Fechou o Banestado que tinha um buraco de algums bilhões de reais. No RS, o Banrisul estava do mesmo jeito, devendo até as calças, mas suas dívidas foram federalizadas e hoje o estado repassa 18% de suas arrecadações a União, ao invés de 13% (mais de 1 bilhão/ano), só para manter o Bando estadual público. Grande negócio o nosso?

      Curtir

      • Juliao, a divida federalizada é de todo o Estado, não apenas do Banrisul (que se contriubuiu para esta dívida foi com uma % ínfima), que dá lucro há vários anos consecutivos. Vá se informar melhor.

        Curtir

  3. So vou comemorar quando puder colocar meus pes na beira do lago e nao me atolar em lama, bosta e lixo. Nao caio em promessas.
    Quem Viver Verá!!!

    Curtir

  4. Esse mesmo Jaime Lerner é aquele que disse em altos brados que Porto Alegre não precisava de metrô, lembram?!?!?!
    Antes que balbuciem alguma divergência ao meu cometário quero deixar claro que é mais do que evidente que é muito melhor que saia algo ali com projeto deste lerner do que nao saia nada!!!
    Mas uma coisa temos que convir, olhem só, esse Jaime Lerner tá em todas da cidade, não tem concorrência nenhuma, não tem um mix, um apanhado de mentes pensando na orla de Poa, tá tudo na mão dele, eles tá implementando tudo na Orla de Poa, no mínimo estranho e pouco hígido esse processo de escolha!
    Contudo, tendo em vista a cabeça dos políticos de Poa, e as forças do mal contrárias a qquer coisa do bem que melhore Poa, talvez seja a melhor solução deixar tudo por conta do Lerner, pois talvez saia algo que é melhor que nada!!!
    Não quero ser radical, mas mesmo esse processo de revitalização saindo, creio que devemos criar um cultura de pensar a orla, digo isso em termos de diversidade de projetos, de idéias!
    A prefeitura deveria criar um setor para estimular a criação de projetos arquitetônicos urbanisticos inovadores, contratando um conjunto de profissionais pra prestar consultoria nesse sentido, mostrando o que há no mundo, ou seja, um grupo de urbanistas e arquitetos inovadores e antenados, com gente do brasil e de fora, e tb estimulando um diálogo com os profissionais da cidade
    Mas creio que de pronto seja melhor o encaminhamento pelo Lerner mesmo!
    Todavia, a longo prazo, e gradualmente, deveríamos ter um plano de modernização da orla, tornando Poa mais mundial, mais cosmopolita, pois deste modo o turismo seria alavancado!
    Era isso.

    Curtir

  5. que saia algo bonito como o aterro do flamengo.

    Curtir

  6. A quem falou em concurso publico: ta’ escrito la’ na noticia que o Jaime Lerner foi contratado por ***notorio saber***, isto e’, sao profissionais reconhecidamente competentes, indiscutiveis. Os petralhas com suas ideologias estranhas acham que para tudo e’ preciso concurso publico, plebiscito e participacao popular, por isso nada sai na cidade. Ai faz um concurso publico e so’ aparecem chineloes fazendo projetos; faz plebiscitos e so’ aparecem maconheiros, hippies e rastafaris como os que votaram contra o Pontal; chama a participacao popular e so’ aparecem os “companheiros”. Quisera nos a prefeitura distribuisse mais obras de acordo com o tal “notorio saber”. Algumas bizarrices do tipo Camelodromo e Anfiteatro com certeza nem seriam construidas.

    PS. Tava meio ocupado, de “ferias” deste blog.

    Curtir

    • Extremismos a parte, com nossos concursos tendendo a sempre considerar apenas o valor mais baixo, melhor que escolham por notório saber. E, convenhamos, é notório.

      Curtir

%d blogueiros gostam disto: