O Pisa, maior canteiro de obras do RS, será entregue em agosto de 2012

O maior canteiro de obras do RS neste momento é o complexo do Pisa, o Projeto Integrado Socioambiental da prefeitura de Porto Alegre, que custará R$ 600 milhões aos cofres do Dmae, o Departamento Municipal de Águas e Esgoto e beneficiará 800 mil pessoas.

Todas as obras serão entregues em agosto do ano que vem.

No final do ano que vem, quando o Pisa estiver concluído, o tratamento de esgoto de Porto Alegre ampliará sua cobertura atual de 27% para 80%.

Nenhuma capital brasileira chegou a tanto.

O Pisa foi pensado inicialmente pelo prefeito João Verle, do PT, há dez anos, mas ele não tocou a obra porque quebrou a prefeitura em função de uma gestão incompetente e irresponsável. O prefeito que sucedeu Verle, derrotado nas urnas, José Fogaça, conseguiu retomar os projetos, que foram refeitos e receberam financiamentos da Caixa e do Bid, isto depois que as finanças municipais foram recuperadas.

O prefeito José Fortunati pegou o peão na unha e toca tudo com velocidade.

As duas obras mais imponentes são o emissário de 17 kms, 11 dos quais subaquáticos (seis mergulhadores trabalham full time no local) que levará 50% do esgoto não tratado da cidade, da Ponta da Cadeia até a Serraria. Ali, neste momento, 474 trabalhadores tocam uma obra gigantesca de 56.000 m2, a Estação de Tratamento de Esgoto da Serraria, que tratará 4.100 litros por segundo. É uma obra de R$ 128 milhões.

Políbio Braga

Veja aqui no Blog imagens do PISA.



Categorias:Programa Sócio Ambiental

Tags:,

7 respostas

  1. Lá no começo da página disseram que poa é a capital da resistência e a capital do não.
    Traduzindo: É a capital dos otários e mangolóides que impedem a cidade de crescer.

    Curtir

  2. A gente nota que é o políbio pq não menciona o empréstimo do governo federal hehehe. Se bem que é sacanagem, botaram esse empréstimo como “investimento do PAC”.

    Curtir

  3. As vezes até que temos noticias boas dos políticos!

    Curtir

  4. E tem gente que chama o Fortunatti de banana…

    Curtir

  5. Parabéns aos Fogaça, ao Fortunati e todos os políticos e técnicos da Prefeitura que ajudaram a tocar em frente essa obra fundamental para Porto Alegre.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: