Contrato de revitalização da Orla será assinado terça-feira

Serão remodelados sete quilômetros, entre o Gasômetro e a Ponta do Dionísio Foto: Ivo Gonçalves/PMPA

O prefeito José Fortunati assina na próxima terça-feira, 13, o contrato para revitalização da orla do Guaíba (o local e o horário da solenidade serão definidos segunda-feira) A intervenção, há muito esperada pelos porto-alegrenses, compreende uma extensão de mais de sete quilômetros, entre a Usina do Gasômetro e a Ponta do Dionísio, próximo ao Barrashopping. O projeto será desenvolvido pela equipe do arquiteto Jaime Lerner.

O trabalho, que será feito em etapas, iniciará no trecho entre a Usina e a primeira curva da avenida Beira Rio, sentido centro-bairro. Entre as melhorias estão previstas as construções de um terminal para barcos de turismo, calçadão, ciclovia, banheiros, quadras esportivas, instalação de bancos e quiosques, entre outros. Segundo Fortunati, o objetivo da prefeitura é dar uma concepção total para a orla, de ponta a ponta.“Queremos propor um espaço qualificado e funcional, que as pessoas gostem e que tenham prazer de estar”, afirmou o prefeito.

O prefeito destacou ainda a importância de Lerner à frente do projeto. “A escolha do Jaime se deu pois ele já fez a concepção do Cais que está integrado a Orla. Além disso, tem competência e saber notório sobre o assunto. É hoje a pessoa mais adequada e preparada e por isso está sendo contratado. Como queremos o melhor para Porto Alegre, estamos contratando o melhor”, ressaltou.

A previsão é de que as obras, que serão feitas com recursos próprios do município, iniciem entre abril e maio de 2012.

Prefeitura



Categorias:ORLA

Tags:, ,

16 respostas

  1. Bem enganação isso, contratam um projeto , um render maravilhoso, e fica nisso. A obra não sai nunca, a sim sai… mas só depois da eleição. Projeto não é igual a OBRA e Porto Alegre está cheio de projetos.

  2. Queria saber o que vai ser esse entorno do Inter, por que tenho certeza que não é essa maravilha do mundo que é a imagem divulgada.

    Mas fazendo algo, e de preferencia algo bonito, ja é lucro

  3. Ouvi em entrevista agora na Gaúcha, o presidente do Inter afirmando que o entorno do Beira-Rio (marinas, hotéis, restaurantes) não deve estar pronto para a Copa, já que a prioridade é o estádio. Lamentável…

  4. Alguem me explica como se “assina um contrato” para revitalização da orla do Guaíba sem projeto ou concorrencia publica?!?!

    • O Lerner foi escolhido por “Notório Saber”. Já aconteceu diversas vezes com o Oscar Niemeyer esta modalidade de escolha. Tudo dentro da Lei, não há o que reclamar.

    • Se ele foi contratado por notório saber ele vai ser responsável pelo projeto. Ele foi contratado pra isso. Ainda bem. Pelo menos não é a prefeitura que vai fazer. Esta modalidade está dentro da lei.

  5. O que eu sei mesmo é que como está chegando época de eleições, projetos e propostas aparecem. Eu até já votei neles, mas essa turma ficou vendendo os portais por anos também.

    Não adianta, aqui no sul a coisa só anda com caudilho. Ainda bem que tivemos a Yeda para sair dando rasteira em um monte de gente pra sair o cais e os catamarãs. Mas como realmente mudou alguma coisa acabou se queimando, normal.

  6. Não quero jogar balde de água fria em ninguém, mas não ponho fé nesse projeto. Desde meados dos ano 90, que eu tenha notícia, fala-se em projeto de revitalização da orla. No máximo, se fizerem alguma coisa agora, vai ser um punhado de bancos de madeira aqui e acolá, uns postes e lixeiras novos, asfalto novo para caminhadas e trocar uns meio fios quebrados. A orla NUNCA vai ser bonita enquanto o trecho entre Beira Rio e Iberê Camargo continuar com aqueles galpões medonhos das escolas de samba e os maricás à beira d´água. Enquanto não mudarem isso, é só tapeação, simulação.

    • Mas o que é isso???
      Perdi a fé na humanidade. Mesmo. Ainda bem que não é nenhum desses aí de cima que vai fazer o projeto. E tomara que a prefeitura de Porto Alegre mude logo!
      Revitalizar a Orla… sim! Com certeza! Agora… fazer “a limpa”? Isso me lembra as políticas de higienização, lembra muito. Pelo amor… tem gente que não faz ideia do que diz.

  7. Se tudo isso acontecer de fato mesmo, Fortunatti se elege facilmente ano que vem. Ele ainda pode entrar para a história da cidade ao concluir o metrô, o Pisa, a revitalização do Cais Mauá, a revitalização da orla até o Barra Shopping, ciclovia na Ipiranga, as obras de trânsito previstas para a Copa do Mundo, a conclusão da Rodovia do Parque…

    Claro que a maioria das obras que eu citei não são projetos iniciados recentemente e nem são de recursos municipais, mas o que quero dizer é que se todas essas obras e projetos forem entregues dentro de cinco anos, Fortunatti ganha muita popularidade e pode até se candidatar a presidência do Brasil, e falo sério.

    • Yuri, cuidado para não cair no conto dos políticos…

      Uma coisa é projeto, outra é execução e entrega da obra.

      Fortunatti está finalizando o terceiro ano de mandato da atual administração sem ter entregado nada disso que mencionou. Quem garante que fará isso no próximo mandato?
      Ficaram 3 anos somente no blah blah, canapés, blah blah, mais reuniões, blah blah…

      Sinceramente, ele poderá contar com meu voto, se até julho de 2012, TODAS estas obras estiverem EM ANDAMENTO (leia-se, em execução).

      Basta de promessas em ano eleitoral!

  8. Isso ta me cheirando a um projeto bem simples, sem querer ser pessimista. Parece que vao construir uma ciclovia , botar uns quiosques, banquinhos e só. Tenho medo disso. Só vou comemorar quando ver um render que mostre um projeto realmente ousado.

  9. Espero que sejam diferentes estilos para cada parte da orla. A parte do Gasômetro, por exemplo, merece um tratamento melhor, com um tipo de “arquibancada” para assistir ao pôr-do-sol. Também não me venham com coisa de cidade do interior, com quadra de esporte na beira do rio e bancos sem graça em cima de uma faixa de grama mal-cuidada.

  10. Tomara que não fique tão povão… mal posso esperar para ver o projeto.

  11. dalheee….

    Só espero que façam uma orla de cidade grande, mas nada de praia.

    Algo com um bom calçamento, pouca grama, algumas arvores, mas não muitas se não vai continuar sendo um local legalizado pra bandidos e consumo de qualquer tipo de droga.

    Poderia ser uma oportunidade de por lixeiras anti vandalismo, como algumas que ja mostraram aqui no blog, onde a lixeira é grande e basta apenas um caminhão pra puxar um tipo de sacola pra tirar tudo…

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: