Nesta quarta-feira, 14, Fortunati assina contrato de revitalização do Arroio Dilúvio (atualizado)

A data da assinatura do Marco Conceitual para a Revitalização do Arroio Dilúvio, entre as Prefeituras de Porto Alegre, Viamão e mais a UFRGS e a PUCRS será nesta quarta-feira, 14 de dezembro, em Viamão, no Parque Saint Hilaire, às 10:30.

Após haverá um plantio comemorativo, exposição de painéis sobre o Dilúvio e talvez ainda uma placa comemorativa para marcar o lançamento do Programa.

Informações:  Prof Dr Luis Humberto Villwock – PUCRS

___________________________

NOTÍCIA DO PORTAL DA PREFEITURA:

Prefeitura assina termo para revitalizar Dilúvio

Prefeituras e universidades irão elaborar ações para recuperar a bacia do Dilúvio Foto: Ricardo Stricher/PMPA

O prefeito José Fortunati assina nesta quarta-feira, 14, às 10h30, o Protocolo de Cooperação para revitalização da Bacia do Arroio Dilúvio. O documento também será assinado pelo prefeito de Viamão, Alex Sander Alves Boscaini, pelo reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Carlos Alexandre Netto, e pelo reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRs), Joaquim Clotet. O ato ocorrerá no Pórtico do Parque Saint´Hilaire, unidade de conservação administrada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), onde está localizada a nascente do Dilúvio.

Um Grupo de Trabalho com representantes dos governos municipais e das universidades irá elaborar as ações para a recuperação do Dilúvio, agregando novas competências aos projetos em andamento e englobando temas como saneamento, erosão, inclusão social e educação ambiental. Em Porto Alegre o processo será coordenado pelo secretário municipal do Meio Ambiente, Luiz Fernando Záchia. A assinatura do protocolo representa a etapa final da elaboração do Marco Conceitual do Programa de Revitalização da Bacia do Arroio Dilúvio.

Em novembro, o Marco Conceitual foi entregue pela professora Betina Blochtein, diretora do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais da PUCRS, e João Schmidt, pró-reitor de pesquisa da Ufrgs, ao secretário Záchia, que repassou o documento ao prefeito. O material traz um diagnóstico inicial e abrangente dos principais pontos a serem atendidos no Dilúvio, bem como uma projeção de futuro a partir da revitalização.

O Programa de Revitalização da Bacia do Arroio Dilúvio é inspirado na recuperação do rio Cheong Gye Cheon, que corta a cidade de Seul, na Coréia do Sul. Os 5,8 quilômetros de extensão do rio foram totalmente despoluídos e integrados à comunidade por meio da criação de um espaço público planejado. A área recebeu iluminação, sonorização, bares, museu e espaços de lazer e cultura.

Após o ato de assinatura do Protocolo de Cooperação, haverá plantio de mudas no Parque Saint’Hilaire. Também estarão expostos painéis sobre o Arroio Dilúvio.

Prefeitura



Categorias:Revitalização do Arroio Dilúvio

Tags:

16 respostas

  1. Apesar dos degraus de aeração, poderia haver um projeto de transporte fluvial, ali, adaptando o leito e criando corredores para barcos nas laterais, nesses pontos…

    Curtir

  2. Que legal, temos que incentivar que mais pessoas façam isto. Seu trabalho aqui é fantástico! VIVA POA!

    Curtir

  3. Todo mundo tem que aprender o HINO da cidade. http://www.youtube.com/watch?v=Ct-KN4W5nv0

    Curtir

  4. Legal e a aula para os porcos que poluem o diluvio começa quando? Já que o que adianta revitalizar, arruma e tal, se tem gente sem o minimo de educação e continua emporcalhando nossas aguas? Vide o próprio Dilúvio e toda a orla do Guaíba. Falta é educação isso sim.

    Curtir

  5. Mateus Berg o nome do arroio é : “Cheonggyecheon”

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Cheonggyecheon

    Aqui imagens dele:

    Aqui um documentário legendado que conta como ele foi revitalizado:

    Se gostou ajude a divulgar.

    Agora eu não sei o que é mais difícil despoluir o arroio Dilúvio ou falar corretamente o nome do arroio coreano ai vai uma tentativa para tentar ajudar:

    Curtir

  6. Absuuuuuuurdo, vão privatizar o diluuuvio, o riacho é do povo, que absuuuuuuuuuuuurdo…
    vamos abraçar o arroio..

    Curtir

    • KKKKKKKK! Boa Guilherme!!! Vamos abraçar o arroio!! Os capitalistas querem privatizá-lo! O arroio cheio de lixo é do povo! Tudo quebrado e destruído em suas margens é do povo! Pra que o povo quer coisas boas e bonitas?
      KKKKKKKKKKKKK

      Curtir

  7. Recebi a resposta do Inter sobre o entorno do estádio, nada definido ainda pelo visto, segue:

    Prezado Sr. Marcelo:

    O Sport Club Internacional agradece o seu contato.
    Qualquer informação oficial sobre Modernização do Beira Rio, será disponibilizada no site do Clube (www.internacional.com.br) quando estas estiverem totalmente definidas.
    Do contrário, pedimos a gentileza que aguarde pelo pronunciamento oficial da Direção do Inter.

    Saudações Coloradas,

    Bianca Nunes
    Ouvidoria
    Sport Club Internacional
    Nada vai nos separar!

    E-mail enviado:

    Olá, gostaria de saber se estão nos planos do clube os investimentos
    previstos para o entorno do estadio Beira-Rio, apresentados no seu projeto
    inicial, entre eles a marina, os barracões das escolas de samba e outros.

    Grato

    Curtir

  8. Como é o nome mesmo daquele rio na Coréia que foi devolvido à cidade após ter passado décadas embaixo de uma auto pista? Bem que poderiam tomar aquele caso como exemplo, para fazer algo similar…

    Curtir

  9. Pq ninguém fala da coleta do lixo em Poa no bairro onde moro ta insuportavel andar palas ruas e ver o lixo todo acumulado mal cheiro e ratos .acredito que o blog seja para o bem da cidade .então vamos comentar sobre isso.

    Curtir

  10. Mas já foi confirmado algum projeto?

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: