Adiada para sexta-feira a assinatura do contrato para obras na orla do Guaíba

O prefeito José Fortunati adiou para esta sexta-feira (16), às 9h30, o contrato para revitalização da orla do Guaíba. A cerimônia, que inicialmente estava marcada para ser realizada amanhã, terça-feira (12) no Centro Cultural Usina do Gasômetro, foi transferida em função das agendas da presidente Dilma Roussef e do prefeito José Fortunati.

A intervenção compreende uma extensão de 5,9 km, entre a Usina do Gasômetro e o Arroio Cavalhada, em frente ao BarraShoppingSul. O projeto será desenvolvido pela equipe do arquiteto Jaime Lerner.

O trabalho, que será feito em etapas, iniciará no trecho entre a Usina e a primeira curva da avenida Beira Rio, sentido centro-bairro. Entre as melhorias estão previstas as construções de um terminal para barcos de turismo, calçadão, ciclovia, banheiros, quadras esportivas, instalação de bancos e quiosques, entre outros. Segundo Fortunati, o objetivo da prefeitura é dar unidade para orla e uma concepção integrada, de ponta a ponta. “Queremos propor um espaço qualificado e funcional, que as pessoas gostem e que tenham prazer de estar”, afirmou o prefeito.

A previsão é de que as obras, que serão feitas com recursos próprios do município, iniciem entre abril e maio de 2012.

Jornal do Comércio



Categorias:ORLA

Tags:,

12 respostas

  1. Sexta vou trazer ovos pro trabalho.

    É de frente para o Guaiba, bem no cais… vai ser lindo jogar ovos nessa gentalha…

    Curtir

  2. Não to entendendo como que as obras vão começar em abril e não se fala em projeto…só q será desenvolvido (futuro) pelo jaime lerner. O projeto já está pronto? Não vai ter projeto? A SMAM e a SMOV não estão sabendo de nada… nem de diretrizes… (perguntei várias vezes e para pessoas diferentes).
    Temos 4 meses para ser desenvolvido um projeto, encaminhado licitações e aprovações das secretarias. Algn sabe se é por ter recursos públicos que pode sair mais rápido que o Cais?
    Por enquanto só estou com um sentimento que isso esta sendo feito dessa forma pois é ano eleitoral. Tomara que apresentem algo.
    Tomara que o prefeito não esteja usando a vontade dos porto alegrenses em ver a orla bonita para conseguir votos colocando boatos na imprensa e depois ficar adiando as obras e adiando e adiando…..isso seria muita falta de vergonha na cara.
    Vou ficar esperando que é tudo um plano ultra secreto e que está tudo pronto e planejado para evitar os tais do contra, e que dê tudo certo. Aí sim, parabéns prefeito….senão….nariz de palhaço para todos.

    Curtir

    • O meu maior medo é que sejam apenas novos canteiros e calçamento. A orla precisa ser patrolada e reconstruída!

      Curtir

    • Eu acredito que desde o anúncio de que o escritório do Jaime Lerner ganhou a concessão das obras do Cais, o Fortunati vem tratando com ele da Orla. Pra mim pelo menos, isso é claro igual água.

      DUVIDO que ele tenha sido convidado na semana passada quando foi anunciada a pareceria! Isso é um projeto enorme, não vai ser feito do dia pra noite, até porque o arquiteto tem um nome a zelar e não vai querer fazer porqueira.
      Dou um dedo pra afirmar que esse projeto já vem bem encaminhado – arquitetonicamente falando, deve estar na etapa de Anteprojeto e depois dessa (os últimos 4 meses +/-) passa pro Proj. Executivo pra então começar a obra.

      E outra gente, sejamos otimistas: ele não ia chamar o Lerner pelo seu “notório saber” se fosse pra revitalizar “a la Timbuka”. Aí deixariam na mão da Smov e da Smam mesmo.
      Mas sempre tem aqueles pentelhos “ai e se e se e se” e que já vem reclamar que é pra eleição do ano que vem… azar, que seja! Tá tudo se encaminhando, nãoconseguem ser menos rabugentos?!

      Justificativas partidárias é total falta de argumentação.

      Não sei se alguém já teve oportunidade, mas eu assisti 2h de palestra do Jaime Lerner contando sobre a urbanização de Curitiba na época que ele foi governador, num congresso da PUC ano passado: ele é F*D@! Foi aplaudido de pé!

      Estou super confiante 🙂
      Quando vi o anúncio semana passada cheguei a dar pulos!

      Curtir

  3. Beleza de iniciativa, meu unico medo é dizerem que aquele mato da beira do rio, é vegetação que não pode ser removida pq vai afetar o meio ambiente e matar as formiguinhas que ali vivem e embarguem a obra, alguem duvida que inventem algo do tipo???? Espero que eu esteja enganado.

    Curtir

    • Tem uma grande possibilidade de isto acontecer! No minimo uma paralização vai acontecer por este tipo de “ação”…

      Curtir

    • A preocupação deles é com o micro clima da região… Mas o grande problema vai ser encontrar tanta genta para “abraçar” a orla que nem aconteceu em 1988. O muro de Berlim caiu no ano seguinte!

      Curtir

  4. Vamos ficar de olho, abraços ao Guaíba à vista.

    Curtir

  5. Quero ver esse projeto…

    Curtir

    • E espero que as quadras esportivas não tenham refletores. A pilastra que sustentaria a luminária poderia desviar os ventos diretamente à “rua mais bonita do mundo”, e as árvores cairiam.

      Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: