O prefeito José Fortunati adiou para esta sexta-feira (16), às 9h30, o contrato para revitalização da orla do Guaíba. A cerimônia, que inicialmente estava marcada para ser realizada amanhã, terça-feira (12) no Centro Cultural Usina do Gasômetro, foi transferida em função das agendas da presidente Dilma Roussef e do prefeito José Fortunati.
A intervenção compreende uma extensão de 5,9 km, entre a Usina do Gasômetro e o Arroio Cavalhada, em frente ao BarraShoppingSul. O projeto será desenvolvido pela equipe do arquiteto Jaime Lerner.
O trabalho, que será feito em etapas, iniciará no trecho entre a Usina e a primeira curva da avenida Beira Rio, sentido centro-bairro. Entre as melhorias estão previstas as construções de um terminal para barcos de turismo, calçadão, ciclovia, banheiros, quadras esportivas, instalação de bancos e quiosques, entre outros. Segundo Fortunati, o objetivo da prefeitura é dar unidade para orla e uma concepção integrada, de ponta a ponta. “Queremos propor um espaço qualificado e funcional, que as pessoas gostem e que tenham prazer de estar”, afirmou o prefeito.
A previsão é de que as obras, que serão feitas com recursos próprios do município, iniciem entre abril e maio de 2012.
Jornal do Comércio
Categorias:ORLA
Enquanto isso no Rio de Janeiro….
http://odia.ig.com.br/portal/imoveis/html/2011/12/torres_comerciais_de_alto_luxo_a_vista_no_porto_do_rio_212001.html
Sexta vou trazer ovos pro trabalho.
É de frente para o Guaiba, bem no cais… vai ser lindo jogar ovos nessa gentalha…
Não to entendendo como que as obras vão começar em abril e não se fala em projeto…só q será desenvolvido (futuro) pelo jaime lerner. O projeto já está pronto? Não vai ter projeto? A SMAM e a SMOV não estão sabendo de nada… nem de diretrizes… (perguntei várias vezes e para pessoas diferentes).
Temos 4 meses para ser desenvolvido um projeto, encaminhado licitações e aprovações das secretarias. Algn sabe se é por ter recursos públicos que pode sair mais rápido que o Cais?
Por enquanto só estou com um sentimento que isso esta sendo feito dessa forma pois é ano eleitoral. Tomara que apresentem algo.
Tomara que o prefeito não esteja usando a vontade dos porto alegrenses em ver a orla bonita para conseguir votos colocando boatos na imprensa e depois ficar adiando as obras e adiando e adiando…..isso seria muita falta de vergonha na cara.
Vou ficar esperando que é tudo um plano ultra secreto e que está tudo pronto e planejado para evitar os tais do contra, e que dê tudo certo. Aí sim, parabéns prefeito….senão….nariz de palhaço para todos.
O meu maior medo é que sejam apenas novos canteiros e calçamento. A orla precisa ser patrolada e reconstruída!
Eu acredito que desde o anúncio de que o escritório do Jaime Lerner ganhou a concessão das obras do Cais, o Fortunati vem tratando com ele da Orla. Pra mim pelo menos, isso é claro igual água.
DUVIDO que ele tenha sido convidado na semana passada quando foi anunciada a pareceria! Isso é um projeto enorme, não vai ser feito do dia pra noite, até porque o arquiteto tem um nome a zelar e não vai querer fazer porqueira.
Dou um dedo pra afirmar que esse projeto já vem bem encaminhado – arquitetonicamente falando, deve estar na etapa de Anteprojeto e depois dessa (os últimos 4 meses +/-) passa pro Proj. Executivo pra então começar a obra.
E outra gente, sejamos otimistas: ele não ia chamar o Lerner pelo seu “notório saber” se fosse pra revitalizar “a la Timbuka”. Aí deixariam na mão da Smov e da Smam mesmo.
Mas sempre tem aqueles pentelhos “ai e se e se e se” e que já vem reclamar que é pra eleição do ano que vem… azar, que seja! Tá tudo se encaminhando, nãoconseguem ser menos rabugentos?!
Justificativas partidárias é total falta de argumentação.
Não sei se alguém já teve oportunidade, mas eu assisti 2h de palestra do Jaime Lerner contando sobre a urbanização de Curitiba na época que ele foi governador, num congresso da PUC ano passado: ele é F*D@! Foi aplaudido de pé!
Estou super confiante 🙂
Quando vi o anúncio semana passada cheguei a dar pulos!
Belo comentário Bianca! Concordo plenamente. O Lerner não vai fazer um projeto meia boca. Esperemos pra ver.
Beleza de iniciativa, meu unico medo é dizerem que aquele mato da beira do rio, é vegetação que não pode ser removida pq vai afetar o meio ambiente e matar as formiguinhas que ali vivem e embarguem a obra, alguem duvida que inventem algo do tipo???? Espero que eu esteja enganado.
Tem uma grande possibilidade de isto acontecer! No minimo uma paralização vai acontecer por este tipo de “ação”…
A preocupação deles é com o micro clima da região… Mas o grande problema vai ser encontrar tanta genta para “abraçar” a orla que nem aconteceu em 1988. O muro de Berlim caiu no ano seguinte!
Vamos ficar de olho, abraços ao Guaíba à vista.
Quero ver esse projeto…
E espero que as quadras esportivas não tenham refletores. A pilastra que sustentaria a luminária poderia desviar os ventos diretamente à “rua mais bonita do mundo”, e as árvores cairiam.