Dilma confirma construção de nova ponte sobre o Guaíba

Presidente participou do lançamento da Rede Brasil Rural, em cerimônia no Cais do Porto da Capital

Dilma entrega a chave de uma das escavadeiras do PAC 2 Crédito: Roberto Stuckert Filho / Palácio do Planalto

Dilma Rousseff confirmou o que o prefeito José Fortunati adiantara no início da cerimônia do PAC 2 em Porto Alegre. Ela anunciou, nesta terça-feira, que o governo federal construirá uma nova ponte sobre o Guaíba. A revelação não estava prevista para a cerimônia, mas foi anunciada de surpresa, durante o lançamento do Programa Rede Brasil Rural, no Armazém B do Cais do Porto, Centro da Capital.

“Há um gargalo claro, visível e nítido, que é essa única ponte do Guaíba. É bom lembrar que a primeira ponte foi inaugurada em 28 de dezembro de 1958, construída por engenheiros alemães, e era na época considerada a maior obra de engenharia do Brasil”, salientou Dilma. “Cinquenta e três anos depois, fico muito feliz de estar aqui dizendo que o governo federal anuncia a construção da segunda ponte”, definiu.

O custo da obra é estimado, de acordo com a presidente, em R$ 900 milhões. Apesar de não dar um prazo para conclusão – e nem para o início – ela garantiu que não vai demorar: “Nossos grandes projetos estarão em ritmo de cruzeiro em 2012”, projetou. “Não teremos nenhum problema com crédito.” A nova ponte do Guaíba já tem seu traçado oficial definido – ligará o Saco da Alemoa com a rua Dona Teodora, no bairro Humaitá de Porto Alegre. A estrutura terá 2,1 quilômetros de extensão e três pistas em cada sentido.

Rede Brasil Rural

Na solenidade, Dilma entregou 114 retroescavadeiras a municípios gaúchos. Os equipamentos beneficiarão 126 cidades do interior. O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, esteve ao seu lado no anúncio, assim como os também ministros Afonso Florense, do Desenvolvimento Agrário, e Mendes Ribeiro Filho, da Agricultura. O governador, Tarso Genro; o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; e o presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde, também estavam no palco, além de outras autoridades.

A Rede Rural será um portal de comércio eletrônico do agronegócio. A partir de um integrador de produtos de 1,6 mil cooperativas da agricultura familiar em 24 estados, o objetivo é fomentar negócios através da internet.

Correio do Povo

 



Categorias:Nova ponte Guaíba

Tags:,

7 respostas

  1. Só acredito quando o primeiro veículo passa na nova ponte. Só vejo papo furado. Será em 2018???

    Curtir

  2. Pelo que se vê os interessados em pedágio ficaram de fora desta mamata, em taxar o cidadão a cada km com pedágios.

    Esse realmente é um projeto voltado para o cidadão que paga impostos, que ficará isento dos malditos pedágios que tomaram conta deste RS.

    Curtir

  3. Aumentou o número de pistas e baixou o preço? É bom demais… só duvido que seja rápido, do jeito que o PAC1 andou, imagina o 2. Mas ótima notícia!

    E o melhor: pelo que foi anunciado, a obra será pública e sem atrelamento a qualquer pedágio.

    Curtir

  4. Repetindo JK: “50 anos em 5”!

    Curtir

  5. Imagem do projeto imagem do projeto imagem do projeto imagem do projeto……

    Curtir

  6. Muito Obrigado ao Império por liberar verbas para sua humilde província austral.

    Curtir

  7. Como eu disse antes:
    deixando os partidarismos de lado, acho que o blog deveria fazer um apanhado geral de obras e projetos da cidade… até para que possamos fiscalizar e cobrar. Tem muita coisa (enfim!) acontecendo:
    Metrô, Cais Mauá, nova ponte, Pisa, obras da Copa, urbanização da orla, Arena, aeromóvel, Beira-Rio, Teatro da Ospa, Rodovia do Parque…
    assim por cima, contei mais de R$ 8 bilhões sendo investidos na cidade. É muita coisa e motivo para comemorarmos!!!

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: