Presidente participou do lançamento da Rede Brasil Rural, em cerimônia no Cais do Porto da Capital

Dilma entrega a chave de uma das escavadeiras do PAC 2 Crédito: Roberto Stuckert Filho / Palácio do Planalto
Dilma Rousseff confirmou o que o prefeito José Fortunati adiantara no início da cerimônia do PAC 2 em Porto Alegre. Ela anunciou, nesta terça-feira, que o governo federal construirá uma nova ponte sobre o Guaíba. A revelação não estava prevista para a cerimônia, mas foi anunciada de surpresa, durante o lançamento do Programa Rede Brasil Rural, no Armazém B do Cais do Porto, Centro da Capital.
“Há um gargalo claro, visível e nítido, que é essa única ponte do Guaíba. É bom lembrar que a primeira ponte foi inaugurada em 28 de dezembro de 1958, construída por engenheiros alemães, e era na época considerada a maior obra de engenharia do Brasil”, salientou Dilma. “Cinquenta e três anos depois, fico muito feliz de estar aqui dizendo que o governo federal anuncia a construção da segunda ponte”, definiu.
O custo da obra é estimado, de acordo com a presidente, em R$ 900 milhões. Apesar de não dar um prazo para conclusão – e nem para o início – ela garantiu que não vai demorar: “Nossos grandes projetos estarão em ritmo de cruzeiro em 2012”, projetou. “Não teremos nenhum problema com crédito.” A nova ponte do Guaíba já tem seu traçado oficial definido – ligará o Saco da Alemoa com a rua Dona Teodora, no bairro Humaitá de Porto Alegre. A estrutura terá 2,1 quilômetros de extensão e três pistas em cada sentido.
Rede Brasil Rural
Na solenidade, Dilma entregou 114 retroescavadeiras a municípios gaúchos. Os equipamentos beneficiarão 126 cidades do interior. O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, esteve ao seu lado no anúncio, assim como os também ministros Afonso Florense, do Desenvolvimento Agrário, e Mendes Ribeiro Filho, da Agricultura. O governador, Tarso Genro; o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; e o presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde, também estavam no palco, além de outras autoridades.
A Rede Rural será um portal de comércio eletrônico do agronegócio. A partir de um integrador de produtos de 1,6 mil cooperativas da agricultura familiar em 24 estados, o objetivo é fomentar negócios através da internet.
Correio do Povo
Categorias:Nova ponte Guaíba
Só acredito quando o primeiro veículo passa na nova ponte. Só vejo papo furado. Será em 2018???
CurtirCurtir
Pelo que se vê os interessados em pedágio ficaram de fora desta mamata, em taxar o cidadão a cada km com pedágios.
Esse realmente é um projeto voltado para o cidadão que paga impostos, que ficará isento dos malditos pedágios que tomaram conta deste RS.
CurtirCurtir
Aumentou o número de pistas e baixou o preço? É bom demais… só duvido que seja rápido, do jeito que o PAC1 andou, imagina o 2. Mas ótima notícia!
E o melhor: pelo que foi anunciado, a obra será pública e sem atrelamento a qualquer pedágio.
CurtirCurtir
Repetindo JK: “50 anos em 5”!
CurtirCurtir
Imagem do projeto imagem do projeto imagem do projeto imagem do projeto……
CurtirCurtir
Muito Obrigado ao Império por liberar verbas para sua humilde província austral.
CurtirCurtir
Como eu disse antes:
deixando os partidarismos de lado, acho que o blog deveria fazer um apanhado geral de obras e projetos da cidade… até para que possamos fiscalizar e cobrar. Tem muita coisa (enfim!) acontecendo:
Metrô, Cais Mauá, nova ponte, Pisa, obras da Copa, urbanização da orla, Arena, aeromóvel, Beira-Rio, Teatro da Ospa, Rodovia do Parque…
assim por cima, contei mais de R$ 8 bilhões sendo investidos na cidade. É muita coisa e motivo para comemorarmos!!!
CurtirCurtir