Orla do Lago Paranoá, em Brasília, DF, tem bares, restaurantes e centro cultural

Calçadão e píer inaugurados neste ano movimentam lado Norte do lago.

Na Asa Sul, CCBB e Pontão garantem opções de lazer para todo o dia.

O Lago Paranoá é um dos principais pontos turísticos e de lazer de Brasília. Além das atividades aquáticas, o lago oferece em seu entorno restaurantes, espaços culturais, áreas para caminhadas e bares com música ao vivo. Com uma área de 48 quilômetros quadrados, o lago disputa com o céu o título de “mar de Brasília”.

CCBB de Brasília: prédio desenhado por Oscar Niemeyer e jardins com vista para a Ponte JK (Foto: Jamila Tavares/G1)

Cerca de 28 mil embarcações de esporte e recreio do Distrito Federal e de Goiás estão registradas pela Delegacia Fluvial da Marinha – a terceira frota do país para a categoria, atrás de São Paulo e Rio de Janeiro.

No período de chuvas, que se estende até meados de abril, a melhor opção é aproveitar as opções de lazer na orla do Lago Paranoá ou mergulhar nas praias artificiais, como a Prainha e o piscinão do Lago Norte.

Veja opções de como aproveitar o lago e seu entorno:

Para passar o dia: CCBB

Em outubro, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília completou dez anos como um dos principais espaços artísticos da cidade. O prédio de linhas sinuosas, desenhado por Oscar Niemeyer em 1993 para abrigar um centro de treinamento do banco, tem uma vista do lago que engloba a Ponte JK.

Atualmente, o espaço tem duas salas de teatro, duas galerias de exposições, uma praça de eventos externa, sala de cinema com 76 lugares e um espaço multiuso. A programação, sempre com preços populares, inclui shows, espetáculos teatrais e de dança, exposições e debates.

Instalado nas margens do Lago, no Setor de Clubes Esportivos Sul (SCES), o CCBB tem como plano de fundo os arcos da Ponte JK, projetada por Alexandre Chan e inaugurada em 2002. O centro tem dado cada vez mais destaque para a paisagem que o cerca e, em 2008, inaugurou a exposição permanente “Casulo”, com peças do artista mineiro Darlan Rosa.

No ano passado, um deck com vista para os jardins e para a Ponte JK foi construído na área externa do café. O CCBB também tem um bistrô que serve refeições e uma livraria.

O espaço funciona de terça a domingo, das 9h às 21h. A entrada para as exposição é franca. Informações sobre programação e preços de ingressos para o teatro e cinema pelo telefone 3108-7600.

Para quem está a pé, a melhor opção para chegar ao local é o ônibus gratuito do próprio CCBB, que passa pelo centro do Plano Piloto, pelos setores hoteleiros Sul e Norte e pela Universidade de Brasília – confira os horários do ônibus.

Atravessando as pistas que levam até a Ponte JK, um novo centro gastronômico está se formando na beira do Lago Paranoá. Depois da inauguração do Mangai no Trecho 2 do SCES, tradicional rede de comida nordestina, bares e restaurantes estão ocupando as margens do lago.

No Bendito Suco Orla é possível degustar o cardápio de sucos e sanduíches naturais com música ao vivo e vista privilegiada da ponte. Na região também há restaurantes especializados em massas, fondues e em gastronomia contemporânea.

Fim de tarde: Píer da Asa Norte

Inaugurado em julho deste ano, o calçadão da Asa Norte se tornou um novo espaço de convivência nas margens do Lago Paranoá. A área tem praça, deck, ancoradouro, parquinhos para crianças, circuito para caminhadas, equipamentos de ginástica e estacionamento para cem veículos.

Calçadão da Asa Norte: espaço para crianças, para prática de esportes e pescaria (Fotos: Jamila Tavares/G1)

Nos fins de tarde, famílias e casais de namorados se espalham pelo piso de madeira do deck. No local, é possível alugar caiaques a partir de R$ 15 por uma hora. Um passeio de lancha com cerca de 30 minutos custa a partir de R$ 40 por pessoa.

Noite: Pontão do Lago Sul

Ocupando uma área de 134 mil metros quadrados nas margens do Paranoá, o Pontão oferece vista privilegiada do lago. O espaço tem restaurantes e bares diversos, com destaque para pratos com frutos do mar e saladas.

De dia, o espaço recebe feiras de vestuário nos fins de semana. De noite, quase todos os estabelecimentos oferecem música ao vivo. É possível chegar ao Pontão de lancha ou carro. O estacionamento tem 1.500 vagas.

O espaço abre diariamente às 7h e fecha às 24h nos domingos e segundas-feiras. De terça a quinta, o Pontão fica aberto até 1h da manhã, e nas sextas e sábados, até 2h. O horário de funcionamento dos restaurantes deve ser consultado.

Pontão do Lago Sul: restaurantes com frutos do mar e música ao vivo (Foto: Vianey Bentes/TV Globo)

Do G1 – Brasília, DF



Categorias:ORLA

Tags:, , ,

3 respostas

  1. Bonito, mas não acho da altura de Brasília. A cidade merece algo melhor.

  2. 2012 ta chegando, os ventos destruidores do mundo vão acabar com eles primeiro, por que privatizaram a orla e mataram os peixes raros albinos do local.

  3. Esta orla não é do povo.

Faça seu comentário aqui: