Túnel no Guaíba?

Por que não um túnel sob o Guaíba em vez de nova ponte como se apregoa?

Este questionamento foi o tema de uma roda de engenheiros e empreendedores, ontem, no almoço de fim de ano da Federação das Indústrias-RS.

Um empreiteiro observou que a ponte terá que ter 60 metros de altura sobre o rio e, como ele é relativamente estreito, ficará semelhante a uma montanha russa ou, então, os acessos deverão ser alongados, encarecendo a obra. Túnel, segundo ele, é mais prático, mais fácil de fazer e até mais barato.

Danilo Ucha – Jornal do Comércio



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito

Tags:, ,

13 respostas

  1. eu acho que se realmente fosse mais barato e viável técnicamente, ja teriamos visto muitos tuneis construidos pelo Brasil em lugar de pontes. Existe algum caso brasileiro? Um tunel tem sentido quando fosse impossivel construir uma ponte pela distancia, como na ligação entre França e Inglaterra, o Eurotunel.

    Olha ,,,ate achei um exemplo na Argentina, tinha que ver se é o caso ….

    Curtir

  2. Boa, Fmobus… Mas a saída das 2 pontes não afunilaria o trânsito junto às alças?

    Curtir

    • Esqueci de dizer no meu comentário, mas na minha proposta a ponte atual seria demolida, sendo mantido um pedaço a Oeste como um mirante para observação da ponte nova.

      Curtir

  3. Aqui fala um pouco do projeto, que parecia uma certeza…

    Clique para acessar o Boletim%20Geografico%201950%20v8%20n83.pdf

    Curtir

  4. Não sou especialista, mas o fato é que toda a estrutura do Guaíba é composta por sedimentos oriundos da toda a sua bacia hidrográfica (o que também forma as ilhas no delta). Pelo fato de esses sedimentos serem mais instáveis em comparação com uma composição rochosa, talvez isso dificulte a construção de um túnel. Como são sedimentos acumulados durante milhões de anos em um corpo hídrico bastante calmo, imagino que a só se encontre rocha a muitos metros de profundidade, o que inviabilizaria a construção de um túnel. Seria como pensar a ideia da “montanha russa” ao contrário, em direção ao solo.

    Mas repito que não sou especialista… talvez esteja falando bobagem.

    Curtir

  5. Na época da construção da nossa ponte móvel atual, foi levantada essa questão… Um tunel ao invés de ponte… O que eu fiquei sabendo, é que foi dito que não possuíamos na época tecnologia nacional para tal obra, até apareceu um projeto, que necessitava uma bizarra torre emergindo do meio do guaíba para os sistemas de ventilação. Vou procurar esse projeto e tentar postar aqui pra que vocês vejam…`Creio que nos dias de hoje temos tecnologia de sobra… E se os custos seriam menores, por que não???

    Curtir

  6. Até onde eu entendo (gostaria de ouvir mais do Hermes sobre isso) a tipologia do solo de Porto Alegre (principalmente sob o Guaíba) dificulta enormemente a construção de túneis. Concordo que a menor distância necessária poderia ajudar a reduzir custos, mas creio que, mantendo a opção de ponte, poderia ser utilizado um traçado bem mais curto e econômico do que o proposto.

    Na minha cabeça, o complexo viário que dá acesso à ponte atual poderia ser reaproveitado, sendo a nova ponte construída em curva ao Sul da atual. Fiz um rascunho muito básico disso em: http://dl.dropbox.com/u/5946888/ponte_do_guaiba.png

    Curtir

  7. Para isso acontecer teríamos de ter mais ousadia, que não é o caso.

    Curtir

    • Essa hipótese deveria, ao menos,ser levada em conta no estudo da nova ponte sobre o Guaíba.

      Curtir

    • Concordo. Túnel é um exagero, pensam.

      Curtir

      • Mas pelo comentário do pessoal da Fiergs, poderia até ser mais barato que a ponte, em razão dos acessos. Por que tão impossível assim? A gente imagina túnel subaquático como os sob mares, que é super profundo, mas um túnel no Guaíba que tem poucos metros de profundidade seria super mais simples de construir. E temos que ter ousadia sim, e não pensamentos pequenos. Por que não túnel ? Se for mais barato ….

        Curtir

%d blogueiros gostam disto: