Capacidade do Beira-Rio cairá para 52 mil lugares

Alteração no estádio do Inter foi imposta pela Associação Brasileira de Normas Técnicas

Desde 1969, quando o Beira-Rio foi inaugurado, os colorados orgulham-se de possuir o maior estádio de futebol do Rio Grande do Sul. Essa lógica, porém, vive os últimos meses. A partir da inauguração da Arena do Grêmio e do novo Beira-Rio, os gremistas carregarão este estandarte. Após cinco décadas, o Inter terá um estádio menor que o rival.

A casa dos colorados, depois das reformas que devem consumir 18 meses, terá aproximadamente 52 mil lugares. Ou seja, será menor que o atual estádio, cuja capacidade oficial, divulgada no site do clube, é de 56 mil torcedores, e menor ainda que a projeção inicial para o Beira-Rio após a reforma, que era de 60 mil torcedores sentados. Essa também é a capacidade projetada da Arena.

A alteração do projeto foi motivada por uma mudança imposta pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). De acordo com a ABNT, o tamanho dos assentos e o espaço entre eles devem ser maiores. A medida busca a segurança e o conforto dos espectadores, mas diminui drasticamente a capacidade total.

A alteração é uma das dúvidas levantadas pelos conselheiros nos últimos dias. Até por isso, a direção do clube disponibilizou, além das 70 páginas da minuta do contrato que deve ser assinado com a Andrade Gutierrez, os anexos do projeto. Em um deles, está explícita a redução da capacidade do Beira-Rio.

Nessa terça-feira, aliás, a Comissão de Obras, composta por 13 conselheiros, aprovou o texto do contrato e recomendou sua aprovação pelo Conselho Deliberativo (CD). Hoje à noite, as perguntas elaboradas pelos conselheiros nos últimos dias serão respondidas pelos advogados da Tozzini Freire. Amanhã, o CD reúne-se para votar a aprovação da minuta.

Correio do Povo



Categorias:COPA 2014, Gigante para Sempre (Beira Rio)

Tags:,

10 respostas

  1. A Copa será boa para o Brasil, olhe quantas obras já estão previstas. O custo da Copa é muito alto? Sim, mas não chega nem a metade do valor que é roubado pela corrupção anualmente: incríveis R$ 80 bilhões!

    Curtir

  2. Como gremista, nunca dei bola à flauta colorada sobre o estádio maior. Construído 15 anos depois que o Olímpico, é obvio que seria maior. Mas o Olímpico é tão ajeitadinho (como a cobertura em todo o estádio, por exemplo), que os comerciais nacionais da Coca, Pepsi, TAM, etc. sempre eram feitos no Olímpico. Mas tudo isto só serve para cornetagem pacífica em “happy hour”, regada a doses generosas de chopes! O que interessa é que serão dois belíssimos estádios, para orgulho de todos nós. E viva a rivalidade GRENAL; se não fosse por ela, não teríamos nada parecido.

    Curtir

    • O problema é que essa rivalidade anda DOENTIA.
      Faz um bom tempo que não me parece mais saudável. Exemplo disso são os GRENAIS com 40mil de um lado e 3mil de outro. Qual a graça?

      Acho que o coloradismo e o gremismo exagerados tem andando páreo com o provincianismo dos moradores da nossa Porto Alegre. Ou quem sabe, um influencie o outro… até faz sentido.

      Eu como BRASILEIRA sou contra Copa desde sempre.
      E eu como COLORADA acho que o Inter devia ter feito igual o SP: tirado o time de campo e doado o “título” de sediar os jogos para os rivais, já que querem tanto. Assim como eu não via problema em ter a CC na Arena e a Copa no Beira Rio, mas né…

      Tudo é simples.
      As pessoas quem complicam. Ou melhor, a politicagem.

      Curtir

      • O problema, Bianca, é que toda nossa sociedade está doente. A violência está em todos os segmentos, não só no futebol. Esses “torcedores” que colocam uma camiseta de um time de futebol e saem por aí brigando, se não fosse o futebol iriam para outro canto da cidade fazer a mesma coisa! Quanto “aos rivais que querem tanto a Copa”, não é verdade. Eu quero a Copa em Porto Alegre, seja onde for; o problema é o marasmo colorado (se a Copa for no Beira Rio não tem problema nenhum; isto não muda nada para os gremistas) em não alavancar as obras. Cumpre ressaltar, que o projeto da Arena é anterior ao anúncio da Copa. Quanto aos GRENAIS, tu tens inteira razão. Mas é o preço a se pagar por esta violência de toda a sociedade, não só da rivalidade GRENAL em si.

        Curtir

  3. Se quantidade fosse importante, China Vs. Índia era o maior clássico mundial. hahaha Agora falando sério: acho que isso é bem estranho, o clube tem algo em torno de 120 mil sócios e o estádio diminui ao invés de aumentar… Alguem me explica?

    Curtir

  4. Beira-Rio sera’ o segundo maior e segundo melhor estadio de todo Rio Grande, parabens aos colorados.

    Curtir

  5. posso implicar com os colorados?
    saushsahu

    Curtir

  6. Como agora o meu é menor, tamanho não importa.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: