Prefeitura lança proposta para transporte hidroviário em Porto Alegre

O edital de manifestação de interesse para apresentação de estudos de viabilidade e propostas de operação do transporte hidroviário de passageiros no lago Guaíba foi assinado nesta quinta-feira pelo prefeito José Fortunati. A ideia é transformar o Guaíba em uma rota alternativa entre a zona Sul e o Centro.

O diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cap-pellari, ressaltou que a proposta é buscar empresas que detenham conhecimento na área, subsidiando um futuro edital de concessão de transporte hidroviário municipal, diário ou turístico. A meta da prefeitura é que, até o final de 2012, seja realizada a licitação para concessão do serviço.

Segundo Fortunati, a novidade é que, havendo uma empresa interessada para operar no Guaíba, a prefeitura irá autorizar a sua utilização no período experimental de 365 dias. Para isso, a empresa deverá apresentar uma proposta opcional de operação informando os locais com potencial para estações hidroviárias. O prefeito destacou ainda que o transporte de passageiros entre Porto Alegre e Guaíba superou as expectativas. Em um mês de funcionamento do catamarã, 60 mil pessoas foram transportadas.

De acordo com a diretora de Transportes da EPTC, Maria Cristina Ladeira, a alternativa fluvial vai contribuir para desafogar o transporte rodoviário. “A iniciativa vai possibilitar retirarmos das ruas centenas de veículos”, comenta.

O presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara de Vereadores (Cosmam), Thiago Duarte (PDT), ressaltou que a travessia beneficiaria ainda bairros como Vila Assunção, Tristeza, Ipanema, Ponta Grossa e Belém Novo. “O transporte hidroviário é uma alternativa para cortar caminhos e causa menos poluição, estresse e acidentes”, aposta. Segundo Duarte, em passeio realizado no mês de março, do Cais Mauá até a praia do Lami, os vereadores levaram menos de duas horas no trajeto de ida e volta.

Jornal do Comércio



Categorias:hidrovias

Tags:,

10 respostas

  1. Só não entendi porque uma estação no Barra e outra no Iberê Camargo. Muito próximos! E a operação de embarque e desembarque sempre leva um certo tempo.

    Curtir

  2. Incrível como a mídia nao dá conta nunca de falar corretamente o nome do BarraShoppingSul. Parece até que querem mudar à força o nome do shopping. Se acham BarraShoppingSul muito grande, que chamem de Barra Shopping somente ou simplesmente de Barra, como a maioria da populaçao chama, mas “Shopping Barra Sul” é de doer e o pior é que, além de diversos veículos de comunicaçao, muitas lojas em seus anúncios cometem esse erro por falha dos publicitários. À propósito, espero que o novo bairro da Multiplan também se chame Barra e assim ajude a consolidar mais o shopping, que ainda nao decolou totalmente, já tendo diversas lojas fechadas, por puro preconceito bobo de gente que o critica por ficar no Cristal (como se nos fundos do Iguatemi, após o Bourbon Country, e na sequência da Nilo Peçanha, após a Chevrolet Jardine e antigo Dado Bier, nao houvesse também moradias de classe média).

    Curtir

    • Nunca entendi isso também Paulo. Como mudam os nomes, principalmente do BarraShoppingSul (tudo grudado). Mas não vejo este shopping como não consolidado. Tanto que a Multiplan já anunciou uma expansão.

      Curtir

      • Acho que eles olham pra o nome todo junto grudado/emendado e o acham complicado, mas, ainda assim, seria melhor se referir a ele apenas separando as palavras (Barra Shopping Sul) do que invertendo totalmente a ordem das palavras e assim mudando o nome do empreendimento e com isso gerando mais confusao. Nunca vi chamarem o ParkShoppingBarigui de Shopping Park Barigui, o que nem seria tao estranho assim, mas Shopping Barra Sul é estranho demais, além de nao ser o nome do shopping.

        Giba, falo na consolidaçao dele porque observei recentemente numa visita a ele que diversas lojas já nao existem mais (o que é normal num shopping, onde há sempre uma rotatividade), mas nao há nenhuma indicaçao de “breve aqui” indicando uma substituiçao das mesmas, foram lojas que simplesmente fecharam e nao há nada para substituí-las até o momento. Torço muito pelo BSS porque gosto muito da zona sul e ele foi o primeiro empreendimento de grande porte a acreditar nela. A zona sul e seu lago é a cara de Porto Alegre, embora muitos insistam em querer que seja a regiao do Iguatemi, que nada mais é do que um punhado de concreto de prédios bonitos como há em qualquer outro lugar. A Multiplan é a grande responsável por tirar a Barra da Tijuca do anonimato para o protagonismo, ao criar o melhor shopping do Rio em um local totalmente ermo e distante do resto da cidade. Espero que o BSS seja um sucesso mesmo e quem sabe ganhe um New York City Center e um futuro Village Mallç como o que há no Complexo Barra Shopping do Rio. Quem sabe futuramente mais um shopping deles mais ao sul da cidade, no extremo sul de Poa. Talvez um shopping no extremo sul seja até mais fácil de consolidar, já que dá para qualificar as contruçoes de todo o seu entorno, atualmente vago, o que nao é possívek no Cristal já construído, salvo na área do futuro bairro da Multiplan. A zona sul ainda tem muito para crescer e pode crescer de forma ordenada e qualificada. Espero que nao vire mais um trecho de orla privativa da cidade. Tinham que desapropriar alguns terrenos e fazer um grande avenida em forma de boulevard às margens do Guaíba, seria a grande virada da cidade.

        Curtir

        • Ah, e essa expansao do BarraShoppingSul (prevista para 2013) já estava prevista nos relatórios para os investidores da Multiplan antes mesmo da sua inauguraçao em 18/11/2008.

          Curtir

  3. Parece também que vão dar um “oxigenada” (nas palavras do secretário Záchia) no belvedere do morro Santa Tereza, mas sem restaurante panorâmico, urbanização da vila (descobri que aquela favela do morro se chama Vila Gaúcha) e muitos menos a construção de um telefêrico até a orla, como foi proposto por aqui.

    Curtir

  4. bah, eu que não ia em jogos nisso..

    A gurizada louca do trago ia dar um jeito de birar..
    shashuashuashusasa

    Curtir

  5. Estação Arena do Grêmio…(?)

    Curtir

  6. Seria bom demais… Eu usaria.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: