Prédios enfrentam limite de altura devido ao aeroporto

Órgão de controle do espaço aéreo restringe construções ao teto de 48 metros a partir do nível da pista do Salgado Filho

Novos empreendimentos em um raio de quatro quilômetros do aeroporto Salgado Filho estão suspensos por tempo indeterminado. Subordinado ao Ministério da Defesa, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) limitou novas edificações a 48 metros – equivalente a um prédio de 16 andares – acima do nível da pista.

As medidas constam de portaria publicada em 25 de novembro, retroativa a 10 de agosto. A determinação revogou o plano em vigor desde 2005, que autorizava prédios de até 76 metros de altura (25 andares) em um raio de quatro quilômetros da pista. Com a publicação, a prefeitura da Capital não autoriza mais projetos que superem o novo limite. A região afetada está entre as avenidas Assis Brasil e Nilo Peçanha, a freeway e as ilhas do Guaíba.

– A portaria ignorou o mapa e a topografia da cidade – pondera o secretário de Planejamento da Capital, Márcio Bins Ely.

Caso permaneça, a determinação poderá trazer prejuízos. Como a Avenida Farrapos está em nível acima da pista, a construção do metrô teria de ser redirecionada. Novos hotéis planejados para a Avenida Dom Pedro II não poderiam sair do papel, e construções perto da Arena do Grêmio correm risco. Bins Ely alerta que declarações municipais de uso do solo entregues antes da vigência da nova regra serão preservadas. Obras já autorizadas ou iniciadas não precisarão ser interrompidas.

– Estamos preocupados com esse enorme prejuízo que a cidade pode ter, mas otimistas com a possibilidade de uma regra mais flexível – afirma Paulo Garcia, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado (Sinduscon-RS).

Sem confirmação do Decea, há expectativa de que a suspensão do plano específico anterior seja uma transição para um novo plano. Na próxima terça-feira, representantes da prefeitura e da iniciativa privada se reunirão com autoridades federais em Canoas, para discutir a mudança da regra.

ERIK FARINA – ZH



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18 respostas

  1. É impressionante como as instituições governamentais criam leis, medidas provisórias, decretos, resoluções sem o questionamento com a sociedade,sem se ater aos danos impactos que tais medidas podem causar. Legisladores, autoridades, a lei não pode ser 8 ou 80, pois, nem sempre é aplicável a determinados casos ou situações. Portanto, independentemente se é diretivas internacionais ou não, deve ser analisado caso a caso, de bom senso, de forma equilibrada. Sou de Chapecó-SC e aqui também está havendo tais restrições e o impacto já é grande, imagine Porto Alegre e outras capitais que são maiores. Frise-se que, milhares dos aeroportos do mundo estão dentro das cidades, solução, fechá-los??????????????????Fica a reflexão para as autoridades competentes.

  2. Bah, que piada de mal gosto. A maioria das metrópoles mundiais tem ao menos um grande aeroporto fincado no meio de um emaranhado de prédios altos, com torres altas ao lado do aeroporto e às vezes até mesmo no início do trilho da aproximaçao pra pouso, como os Jardins, na proa de Congonhas, e aqui querem implicar com o já restrito padrao construtivo de poa. Assim a nilo vai virar filial das tradicionais ruas de baixinhos de 2 e 3 andares em art e decó de miami beach. Hehehe.

  3. Caraca, já se deram conta que esse perímetro pega toda a Farrapos, vai até o Iguatemi e a Nilo Peçanha e chega até o centro, bem para cá da Rodoviária.

    Dúvido que em algum outro lugar do mundo exista uma restrição desse tipo? Deve tratar-se de um norma internacional GERAL, com vários tipos de exceções que “esquecem” de divulgar pelo motivos que a gente conhece.

  4. Realmente um absurdo. Concordo que na linha do “corredor” de entrada e saída não deva tenha prédios, mas o perímetro que sugerem vai até bairros distantes como LEOPOLDINA, CENTRO… Todos já apinhados de prédios. Enfim…

  5. Piada isso. Uma coisa são cones de aproximação de aeronaves, em que logicamente deve haver um limite para a altura dos prédios, e outras são as laterais da pista, em que a necessidade de cautela na altura das construções não precisa ser tão drástica, muito menos a 4 km de distância.

    Agora me lembrei de um piloto zaroio, criado pelos Cacetas e Planetas ou TV pirata, não me lembro, para ironizar os pilotos de caças americanos, que apesar de toda tecnologia a disposição, viviam errando os alvos nas guerras patrocinada pelo Tio Sam.

  6. Deixa eu ver se entendi: Porto Alegre não está seguindo uma regulamentação INTERNACIONAL a respeito de edificações altas próximas do aeroporto e tem gente achando exagero?

    Eu posso estar sendo ingênuo, mas se é uma regulamentação internacional é porque deve ser seguida por todos os aeroportos do mundo, independente do calibre da cidade. Talvez seja justamente por isso que os aeroportos também são construídos em locais afastados da cidade, ou não?

    Ou seja, se tem regra com embasamento técnico/científico não há o que se discutir. Tem que cumprir duela a quien duela.

  7. Diante das declarações que deixaram os investidores dos prédios nas áreas previstas em alarme, fica a pergunta, quem autorizou as construções sem o devido estudo por parte dos órgãos competentes, haja visto que este fato é básico, quando das autorizações.

    Como se vê agora, estamos diante de outro impasse que poderia colocar em risco a aviação e os moradores, convenhamos que falta de responsabilidade deixar as coisas ocorrerem desta forma e, depois querem flexibilidade para a segurança dos cidadãos.

    Esta é a Porto Alegre da Copa do Mundo????

  8. SÓ EM POA MESMO! TINHA QUE SER A GAUCHADA ATRAZADA! RS CÂNCER DO BRASIL!

  9. Com esse progresso todo e novas regras de adaptaçoes, logo Poa vai ser a cidade do RS que tem os limites de prédios mais baixos. Ridículo até onde vão esses limites…

  10. Se um secretario da prefeitura de PORTO ALEGRE acha isso um exagero… é por que o negocio ta feio mesmo…

    Nossa provincia não tem predios altos, agora com isso… ta louco..

    Tantos aeroportos perto de predios tão mais altos que os de Poa e sem nenhum acidente, pra que isso?
    nossos pilotos não são capacitados?

    Eu em..

  11. Não entendo, vcs queriam que não houvesse limite perto do aeroporto!?

    • Não de forma exagerada desta forma Felipe. Tu viu onde vai o limite ? La na Nilo Peçanha !!! Que absurdo !!!! E não sou que to dizendo isso ! O próprio secretário do planejamento tá incrédulo!!! Imagina, um secretário da prefeitura de POA achou exagerado !!!

    • Faz setnido, mas bem, vai ser discutido e aposto que vai ser “relaxado” hehehe. A discussão é importante.

  12. Que beleza, cada vez melhor…..

  13. Porto Alegre é triste.

    O Brasil é triste…

  14. Temos que cuidar para nosso aeroporto não virar Congonhas. O limite deve ser bem controlado.

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