Aeromóvel Zona Sul: estudos iniciam hoje

Assinado termo de cooperação que dará início aos estudos do de viabilidade técnica de implantação do aeromóvel para a Zona Sul

Por meio de uma proposta da Frente Parlamentar pela Reforma Urbana, presidida pelo vereador Engenheiro Comassetto (PT), a Prefeitura de Porto Alegre e a Trensurb assinaram hoje (19/12) um termo de cooperação técnica que dará início aos estudos de viabilidade de implantação do aeromóvel para a Zona Sul.

O vereador Comassetto, que na presidência da FPRU dá hoje início a estes estudos, de um projeto pensado dentro de uma conjuntura social e política, integrando todos os setores do poder público, afirma que esta é uma forma de não haver movimento contrário a esta renovação do transporte coletivo da Capital, que tantas melhorias tem a trazer para a mobilidade urbana de Porto Alegre. Ele diz que é preciso pensar na região que mais cresce em Porto Alegre, que é a Zona Sul, e coloca a vontade de que o aeromóvel chegue inclusive ao extremo sul da cidade. “Hoje iniciamos os estudos do aeromóvel para a Zona Sul. Esperamos que este seja o início de uma nova era com tecnologia limpa, inovadora e integrada.

O prefeito José Fortunati garantiu que a Prefeitura estará completamente empenhada nos estudos do projeto, que ele considera bastante ousado e corajoso, e que espera muito em breve anunciar que Porto Alegre pode começar as obras de implantação do aeromóvel para a Zona Sul. Também o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, falou das vantagens do modal, que consome uma energia ínfima se comparada com outras formas de transporte.

Já o diretor da EPTC, Vanderlei Capellari, lembrou a necessidade de pensar o transporte de forma integrada em Porto Alegre. O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Adão Villaverde, falou da importância do projeto por levar em conta os avanços tecnológicos dentro da questão da mobilidade urbana, e todas as especificidades positivas do aeromóvel que, de acordo com ele, precisa considerar as demandas da Capital.

Além dos componentes da mesa, estiveram presentes no evento os vereadores Mario Fraga (PDT), Alceu Brasinha (PTB), Airto Ferronato (PSB) e Mauro Zacher (PDT), o presidente do Fórum de Infraestrutura das Entidades de Engenharia, Cylon Rosa Neto, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RS, Luiz Alcides Capoani, o vice-presidente do Secepot, Athos Roberto Cordeiro, o vice-presidente da Abes, Eduardo Carvalho, o presidente do Sindicato dos Engenheiros, José Luiz Azambuja, o presidente da Ageos, Odilon Menezes, e o presidente do Sinaenco regional, Orgel de Carvalho Filho.

Câmara Municipal – Assessoria de Imprensa

Gabinete do vereador Engenheiro Comassetto



Categorias:Aeromóvel

Tags:,

%d blogueiros gostam disto: