RS está muito bem no ranking dos melhores Estados para investimentos estrangeiros, pela Economist

O RS aparece bem no ranking de Gestão dos Estados Brasileiros que foi elaborado pela Unidade de Inteligência do grupo inglês Economist, encomendado pelo Centro de Liderança Pública, que levantou dados de 25 indicadores diferentes.  As pontuações foram de 0 a 100 para cada Estado.

A idéia do centro de Liderança Pública foi aferir o grau de preparação dos Estados para receber o enorme fluxo de investimentos estrangeiros que chegam em função da proximidade da copa e dos Jogos Olímpicos.

O RS obteve o quarto lugar, com a boa nota de 60,4, atrás apenas de SP, (77,2), Rio (70,9) e Minas (64,1). Todos foram aprovados, como também Paraná (56,1), Brasília (54,2) e Santa Catarina (53,5). Eles foram considerados bons ou muito bons. Nenhum outro Estado conseguiu aprovação, mas somente Acre (24,7), Amapá (20,5) e Piauí (19,3) foram considerados muito ruins.

Em pelo menos dois dos itens tabulados por Economist, o RS liderou todo o ranking:

  • Ambiente político: 75.
  • Sustentabilidade: 81,3.

Nos dois casos, o RS dividiu a primeira posição com outros estados.

Nos demais itens de maior relevância, estas foram as notas do RS:

  • Ambiente econômico: 56,3 (6º lugar)
  • Recursos humanos: 58,3 (4º lugar)
  • Inovação: 50 (4º lugar)

O Estado foi muito mal avaliado e até colocado em último lugar, com situação descrita como ‘ruim’ em itens como regime tributário e regulatório. Isto não deve surpreender os gaúchos, mas precisa ser modificado. O RS tem exercido políticas públicas fiscalistas e regulatórias altamente restritivas e reacionárias, decorrentes de mal elaboradas teses ideológicas ligadas ao rígido controle estatal das atividades econômicas, políticas e sociais.

Informações: Políbio Braga



Categorias:Economia Estadual

Tags:, ,

4 respostas

  1. Brasília?? Investir o quê lá??? Lobby/lobista???

    Curtir

  2. Engracado que os estados que mais tem crescido estao com pior nota, parece uma nota que diz como o estado esta, nao como esta ficando.

    Curtir

    • Infelizmente, não tem prêmio pra quem se esforça, e sim pra quem vence.

      Curtir

    • Meu ponto eh que aposto que o Parana tem muito mais investimento estrangeiro que o RS, alem de ter crescido muito mais. Desconfio deste indicador, acho que indica o estado atual e nao tendencia. Considerando que seria um indicador de melhor lugar para investir, me parece errado.

      Curtir

%d blogueiros gostam disto: