Pular para o conteúdo

Porto Alegre terá 80% do esgoto tratado em 2012

27/12/2011

Estação de Bombeamento de Esgoto Cristal é obra do Pisa. Foto: Ivo Gonçalves / PMPA

 

A conclusão de duas obras importantes, que estão sendo realizadas pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), levarão Porto Alegre a dar um grande salto de qualidade em 2012: elevar o tratamento do esgoto cloacal na Capital de 27% para 80%. Essas obras são o Projeto Integrado Socioambiental (Pisa) e o Sistema de Esgotamento Sanitário Sarandi (SES). Com a recuperação de sua balneabilidade, o Guaíba será devolvido à população.

Quando as obras do Pisa estiverem concluídas, 77% do volume de esgoto produzido em Porto Alegre será tratado. Os outros 3% ficarão por conta do Sistema de Esgotamento Sanitário Sarandi. A meta do Dmae é universalizar o tratamento dos esgotos em Porto Alegre até 2030.

Para implementar a primeira etapa do SES Sarandi e concluir o Pisa até 2012, o Departamento terá que investir cerca de R$ 455 milhões, sendo que somente nas obras de esgotamento sanitário do Pisa serão aplicados R$ 383 milhões. É o maior investimento na área do saneamento realizado em Porto Alegre nos últimos 40 anos.

As obras com maior visibilidade são: a Estação de Bombeamento de Esgoto Cristal, que terá um mirante para o Guaíba, localizado na Chaminé de Equilíbrio; a Estação de Tratamento de Esgoto da Serraria, com sistema de tratamento terciário; o Emissário Terrestre, com sete quilômetros de tubos, de 1,6m de diâmetro cada um, que levará os esgotos da EBE Ponta da Cadeia até a EBE Cristal, e o Emissário Subaquático, com mais onze quilômetros de tubos lançados sob o leito do lago.

Dos 24 contratos efetuados, 14 já foram concluídos totalizando 70% das obras do Pisa. Em 2010, ficaram prontas as redes coletoras da Restinga e da Ponta Grossa, e a Chaminé de Equilíbrio da Ponta da Cadeia. Em 2011, outras frentes foram finalizadas e do total de 187,7 quilômetros de tubulações, entre redes coletoras e emissários, já foram assentados 145 quilômetros. A conclusão das obras da EBE Cristal/Chaminé de Equílibrio está prevista para o primeiro semestre de 2012.

O que muda com a conclusão do Pisa em 2012

  • Com a implantação do Pisa, deixarão de ser jogados no lago Guaíba 145 mil metros cúbicos/dia de esgoto sem tratamento.
  • A rede coletora de esgoto de Porto Alegre será ampliada em 140 km (hoje são 1.600 km).
  • O Projeto beneficiará o arroio Dilúvio, que recebe contribuição de 27 sub-bacias, onde residem 56% da população da cidade.
  • 30 hectares serão declarados áreas de proteção ambiental e lazer nas regiões de abrangência do Projeto.
  • Com a redução do uso de químicos para tratar a água bruta, haverá melhorias no sistema de abastecimento de água de Porto Alegre.
  • Porto Alegre subirá 10% no Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese) medido pela Fundação de Economia e Estatística (FEE).
  • Melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da população diretamente beneficiada.
  • Geração de emprego e renda.
  • Melhoria nas habitações da população que vive às margens do arroio Cavalhada

Prefeitura

About these ads
8 Comentários leave one →
  1. JULIÃO Link Permanente
    27/12/2011 16:23

    Parabéns, Porto Alegre!

    É uma bela conquista, agora quero saber quando a cidade e a região da bacia do Guaíba chegará a 100% do esgoto tratado. Existe algum projeto para isso? O que falta fazer?

  2. MarceloP Link Permanente
    27/12/2011 16:32

    Espero que resolvam o Dilúvio. Esses dias tava um calorão e fui caminhar na “orla” e simplesmente tive que retornar quando cheguei na Ipiranga, dava nojo o fedor que vinha de lá e era triste de ver as fezes boiando e indo em direção ao Rio.

    Posso detestar o Fortunatti e o Fogaça, mas este será um mérito deles (se funcionar).

    • MarceloP Link Permanente
      27/12/2011 17:04

      Outra coisa, a questão da baleabilidade pode ser resolvida, mas e o tratamento da areia? Anos com tanta podridão e nossas areias devem ser repletas de fungos e podridões…

  3. Guilherme Link Permanente
    27/12/2011 17:17

    o diluvio é complicado, tem que tapar ele la pra cima onde tem varias favelas em volta, e dar um jeito na propria favela, se não os moradores vão dar o jeito deles de jogar o lixo e o esgoto nele..

    • Felipe X Link Permanente
      27/12/2011 17:39

      Mentira. O problema nao sao as favelas, elas no maximo jogam sofas e tvs ali dentro que por mais que seja ruim nao sao fezes e urina, e pode ser recolhido de tempos em tempos sem problema. O problema eh o esgoto que eh largado ali, tanto das favelas quanto dos bairros “bons”.

      • Guilherme Link Permanente
        27/12/2011 20:27

        Só se for ilegal, que eu saiba não pode ter esgoto jogado la.. E se tiver, toca cimento e os moradores que se ferrem, estão cometendo um crime…

  4. 27/12/2011 18:26

    O melhor projeto dos últimos anos realizado em porto alegre. Parabéns para quem o idealizou, pois a cidade parte para um diferencial na questão ambiental e deixa de jogar a podridão do esgoto no lago. Sendo que a cidade utiliza esta água. Agora, vejo um grande problema ainda em relação ao lixo em porto alegre. Até gostaria de saber se foi resolvido o problema com a empresa que recolhia. Mas os container não resolveram este problema, pois ainda vemos lixo esparramado em torno dos mesmos e em todo o lugar. É um grande desafio para a cidade. Junto a isso, temos os papeleiros e suas carroças. Por isso acho que ainda o prefeito deverá ter vontade política para mudar este quadro e a população cuidar para o lixo ser armazenado adequadamente.

  5. joseluizdacosta@yahoo.com.br Link Permanente
    28/12/2011 11:06

    Que vergonha Pôrto Alegre, já não recicla o lixo e agora sabemos que não tem saneamento básico.

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 5.167 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: