Fonte Talavera será acionada hoje

Fonte Talavera: monumento histórico será acionado no começo da tarde Foto: Samuel Maciel/PMPA

O restauro da Fonte Talavera estará concluído no início da tarde desta quarta-feira, 28. O monumento histórico, que é um dos maiores símbolos de Porto Alegre, estava com vazamento. O coordenador de Memória da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), Luiz Custódio, explica que a recuperação da fonte exigiu extremo cuidado, pois os azulejos originais foram fabricados na Espanha e, se quebrassem, seria necessário importar o material.

Fonte Talavera: trabalho de restauração foi minuciosamente elaborado Foto: Samuel Maciel/PMPA

Por isso foi aberto um túnel sob a fonte, a fim de evitar danos aos azulejos. Então, foi realizada a limpeza do local, a substituição da canalização e do sistema hidráulico. Externamente, houve restauração da louça, que já apresentava sinais de oxidação. O trabalho foi realizado pelo arquiteto restaurador responsável pela Fonte Talavera, Edegar Bittencourt da Luz.

A Fonte Talavera está instalada na frente do Paço Municipal, na praça Montevidéu, e foi um presente da Colonia Espanhola, em 1935, pelas comemorações do centenário da Revolução Farroupilha. De autoria do artista espanhol Juan Ruiz de Luna, a fonte foi executada na localidade de Talavera de La Reina, na Espanha, e passou por processo de restauração na década passada e de substituição de sua bacia há poucos anos.

Prefeitura



Categorias:Outros assuntos

Tags:, ,

6 respostas

  1. Pouca gente sabe como o Ruiz de Luna é importante…. tem até um belo museu em Talavera de la Reina:

    http://www.patrimoniohistoricoclm.es/museo-ruiz-de-luna/

    Curtir

  2. Pois é ridículo mesmo essa grade em volta da fonte, imagina se vira moda e começam a “cercar” todas estátuas e monumentos da cidade?! Ou talvez construam um muro na volta e coloquem uma foto da obra para as pessoas imaginarem o que tem la dentro…

    Curtir

  3. vai ficar essa grade horrososa?

    entre deixar a grade e explodir a fonte, prefiro explodir a fonte

    Curtir

    • acho que cercaram justamente para proteger e nao ser novadamente depredada….talvez um dia se possa tirar a cerca quando for mais seguro…

      Curtir

  4. Mas a parte que o carroceiro quebrou ao subir nela, foi trocada. E colocaram uma outra que não é igual a original. Restauraram a antiga ou continuará a “fake”?

    Curtir

    • Isso é uma restauração, mas foi o que deu pra fazer.

      Nem deveriam ter feito essa manutenção, agora que vão proibir as carroças no centro, logo vai ter protesto e vão quebrar novamente….

      Curtir

%d blogueiros gostam disto: