Revitalização da Azenha prevê centro cultural e obelisco

A revitalização de um dos bairros mais tradicionais da cidade foi tratada na manhã desta quarta-feira, 28, durante reunião no Gabinete de Planejamento Estratégico (GPE), com as presenças do presidente da Associação dos Empresários da Azenha, Luiz Gustavo Oliveira dos Santos, e do gerente do programa Cresce Porto Alegre, Adel Goldani. No encontro, foram definidas intervenções que devem ter início no primeiro semestre de 2012.

A Praça Princesa Isabel, localizada no cruzamento das avenidas Bento Gonçalves, Princesa Izabel e Azenha, receberá um trabalho de paisagismo, que vai recuperar toda a vegetação, por meio de um termo de compromisso por compensação ambiental, que será executado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), num prazo de 120 dias. Além do paisagismo, o local receberá um obelisco, que marcará a entrada do bairro Azenha.

Centro cultural – Outra iniciativa importante para a comunidade da região é o estudo de um centro cultural, que abrigará uma “indústria criativa”, incubadora de ideias para pequenas empresas, com localização entre as ruas Marcílio Dias e Freitas de Castro, que está sendo desenvolvido por meio de uma parceria com a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Para a revitalização das calçadas, foi proposta a assinatura de um termo de compromisso entre a prefeitura e a Associação Nova Azenha. Será criado um novo paisagismo nos canteiros centrais, e estão previstos bolsões de estacionamento para incrementar o comércio da região.

As medidas fazem parte do projeto especial Nova Azenha, que integra o programa Cresce Porto Alegre.

Prefeitura

Veja aqui a localização da Praça e da Avenida:



Categorias:Revitalização da Azenha

Tags:, , ,

6 respostas

  1. Nada como um ano de eleições para as coisas acontecerem mais rápido.
    Tomara que de fato se concretize, embora o bairro mereça uma cirurgia maior, como apontada pelos demais.

    Curtir

  2. imagino o baita obelisco de 3m de altura…
    alias as esculturas aqui em porto alegre sao LINDISSIMAS……

    Curtir

  3. Arquitetonicamente poderiam recuperar as fachadas históricas (já que muitas das casas históricas não foram demolidas, apenas descaracterizadas).

    Curtir

  4. Mas de que adianta revitalizar a praça se ela vai continuar estrangulada pela maçaroca de avenidas do entorno? É a ditadura do motor e do pneu que nos tira esses pedaços da cidade.

    Na minha cabeça, uma revitalização completa da Avenida Azenha passaria pela pacificação do trânsito da região, com a instalação de um binário e priorização do transporte público. Este binário teria das pistas no sentido norte-sul na própria azenha, enquanto as pistas sul-norte sairiam pela Recife, dobrariam para a Florianópolis e seguiriam pela Oscar Pereira, chegando nesta praça novamente

    A vantagem desta solução é o espaço que sobraria na agitada Avenida Azenha. Este espaço poderia ser aproveitado para uma linha de bonde moderno, com trilhos nos dois sentidos. Este bonde seguiria para sul atravessando a área do atual estádio Olímpico (integrando-se ao empreendimento lá planejado), indo em direção à Avenida Tronco e potencialmente até o bairro Cristal.

    Curtir

  5. Interessante…. tem muita coisa que se bem cuidada vai ficar show por la..

    Curtir

  6. Para mim tem que mudar muita coisa lah pra ficar bom, inclusive alargamento de calcadas e criacao de estacionamentos.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: