Ampliação do Salgado Filho (puxadinho) inicia operação neste sábado

Nova estrutura aumentará em 1,5 milhão a capacidade de processamento anual do aeroporto

Estrutura plena é prevista apenas para a segunda semana de janeiro MARCOS NAGELSTEIN/JC

O Módulo Operacional Provisório (MOP) do Aeroporto Internacional Salgado Filho poderá começar a funcionar parcialmente no sábado. A administração do aeroporto havia tentado antecipar a conclusão da área para agilizar os embarques antes do Natal, mas alega que atrasos na entrega de materiais para completar a montagem da estrutura no Terminal 1 frustraram a meta. A operação plena, com os 20 balcões de check-in da TAM e o processamento liberado a todos os passageiros, é projetada somente para o fim da primeira semana de janeiro de 2012.

“Mas sábado ainda é 2011”, pondera o superintendente Jorge Herdina, que em novembro, ao mostrar as obras, apostou que o MOP poderia estar ativo para a temporada de festas. “Tivemos atropelos com fornecedores, pois a conclusão era para fevereiro de 2012. A demanda de fim de ano atrapalhou”, justificou o gestor, que evita se comprometer com novo prazo. Amanhã deve ser finalizada a instalação do piso e dos vidros na área de embarque. Também serão realizados testes de sistema de processamento, como raio-x e demais equipamentos.

“Começaremos com inspeção assistida, com direcionamento de passageiros após o check-in”, descreve o superintendente.

Quando a operação estiver plena, a área de embarque será liberada a todos os usuários, não só para clientes da TAM. A instalação dos balcões da empresa aérea, que deixará as 12 posições no atual saguão (os balcões serão usados pelas outras operadoras), foi acertada para começar na segunda-feira, dia 2, para evitar que algum percalço em sistema possa afetar os embarques.

Herdina garante que o módulo provisório não chegou a fazer falta nos embarques de 23 a 25 deste mês, quando 14 mil pessoas chegaram a passar diariamente pelos dois terminais do Salgado Filho.

O fluxo foi 16% maior que a média diária do ano, fora das datas especiais. Transtornos e atrasos em alguns voos teriam sido causados na Capital gaúcha pela paralisação de aeroviários em terminais em outros estados, citou Herdina. Para a virada de 2011, entre os dias 30 e 31 deste mês e 1 de janeiro, o superintendente espera aumento de 10% sobre o movimento natalino, chegando a quase 16 mil usuários ao dia.

“Pedimos que os passageiros colaborem e respeitem o tempo mínimo para chegar aos terminais, de uma hora para voos domésticos e duas para internacionais”, apela o gestor. O MOP elevará em 1,5 milhão a capacidade anual de processamento do Terminal 1, que hoje comporta 6,5 milhões de pessoas. Por ora, poderão passar pela área provisória cerca de 300 pessoas. O Terminal 2, onde operam a Azul e Webjet, a capacidade é de 1,5 milhão, e deve agregar mais 1 milhão até o começo de 2012. Com as melhorias, o aeroporto somará processamento de 10,5 milhões anuais.

Patrícia Comunello – Jornal do Comércio



Categorias:Aviação

Tags:, , ,

4 respostas

  1. Comemorar um puxadinho provisório é dose heim…

    Curtir

  2. Penso que é uma evolução normal, sem vínculos com qualquer evento. A demanda está aumentando e é normal aumentar a capacidade dos aeroportos que apresentam fluxo crescente.

    Curtir

  3. Beleza!!!! Mais espaço pro passageiro!
    Sucesso pro MOP enquanto durar!!!

    Curtir

  4. Taí a primeira obra entregue para a Copa em Porto Alegre.

    Devemos comemorar (não)!

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: