Um dia é da caça outro do caçador. O ditado é antigo, mas continua atual para ilustrar a disputa de território que travam Carrefour e Walmart em Porto Alegre. Depois de resistir por um longo tempo à chegada do Carrefour ao Passo d’Areia, o Nacional da avenida Assis Brasil esquina com a rua Bezerra de Menezes, um dos pontos mais tradicionais do bairro, não resistiu e fechou as portas.
Em comunicado, o grupo Walmart informa que as atividades do Nacional foram encerradas naquele local por uma “decisão pontual” e que “reitera o seu compromisso de crescer no Estado, onde em 2011 foram investidos R$ 150 milhões na construção de sete novas lojas e gerados 700 empregos diretos”. A nota lembra que na Capital gaúcha o aporte destinado no ano passado foi de R$ 63,5 milhões, com geração de 200 novos postos de trabalho.
Localizado em imóvel alugado, na Assis Brasil, 1889, próximo ao viaduto Obirici, o ex-Nacional enfrentava a concorrência ferrenha do hipermercado Carrefour, quase vizinho à operação do Walmart. Berço da rede de supermercados que pertenceu à família do ex-vice-governador Paulo Afonso Feijó, o local já trabalhou sob as bandeiras Econômico e Exxtra Econômico, adquiridas no final da década de 1990 pelo grupo português Sonae, que no mesmo período incorporou também a rede Nacional. Posteriormente, todos os ativos do Sonae passaram ao controle do norte-americano Walmart, que ali manteve a loja Nacional até o último dia do ano passado, quando as operações foram encerradas sem prévio aviso.
A assessoria de comunicação do grupo informa que, por enquanto, não há confirmação de novos pontos da bandeira Nacional em Porto Alegre. O imóvel próximo ao viaduto Obirici já está em processo de negociação para entrega e, dos 90 funcionários da unidade, cerca de 80% foram realocados para outras lojas próximas, diz a assessoria.
A disputa territorial em Porto Alegre se acirrou entre as duas redes em 2009, quando o Carrefour instalou um lojão na avenida Sertório em frente ao Big (Walmart). Ali, a estratégia da rede francesa não deu certo, tanto que a direção do grupo fechou o estabelecimento e está transformando o local em Atacadão, uma de suas bandeiras. A convivência inamistosa entre as duas redes, no entanto, promete novos lances. O Walmart acaba de inaugurar junto ao Big Sertório um Sam’s Club, que se não é exatamente um modelo de negócio idêntico ao Atacadão, promete exercer uma concorrência direta com a proposta francesa.
Jornal do Comércio
Categorias:Outros assuntos
dizem que o nacional da panamericana vai fechar até metade do ano, hoje fui lá e pra minha surpresa não tinha coca cola, não tinha bisnaguinha, não tinha queijo lanche, os pães de sanduiche estavam todos vencidos, algumas gondolas de iogurte estavam vazias e até os ovos de pascoa estavam escassos em relação a outros lugares e epocas, não tinha atendimento na padaria e nem nos frios, fiquei um tempão esperando, presumo que isso seja só o inicio do fim
bom já trabalhei lá e posso garantir que é um lugar horrivel, os superiores te tratam como um lixo, se faz de tudo e não se ganha nada enfim, tomara que ao menos abra um rissul, tipo o da cristovão colombo que é bem bom
teu cu
Pelos comentários que eu fiquei sabendo, este nacional fechou para dar lugar a uma igreja.
Vamos ver o que vai acontecer no futuro para ver se de fato os “boatos” se concretizam.
Vai virar o Consulado Americano em Porto Alegre, que reabrirá depois de ter sido fechado em 1996. Deverá reabrir em 2014.
Só numa cidade decadente e sem crescimento populacional para um supermercado super bem localizado como este fechar as portas. Com o fechamento vem o lixo, a mendigada suja e imunda, os assaltos aos pedrestes. Coitados dos taxitas com ponto nesta esquina…
Não entendi a manchete “dá o troco ” ?
Dá o troco porque o carrefour fechou as portas na av sertório, em frente ao big (que é do walmart, mesmo grupo do nacional)
Só vou em zaffari….
Ou no Unisuper do lado de casa… mas muito raramente..
shusahushuas
A um boato que e esse Carrefour vizinho do Nacional também vai fechar e virar Atacadão.
Quem tem loja no Carrefour Passo d” Areia foi perguntar para a direção e eles negam.
O Nacional também negava e pegou o salão de Cabeleireiro que alugava lá de surpresa.
Sera? Aquilo la ta sempre cheio.
É o boato que corre na região.
Maravilha,
Concorrência é fundamental para busca do aperfeiçoamento, seja de serviço, produto, instalações etc…
Cabe salientar que apesar da concorrência, o atendimento das duas redes(carrefour e wall mart) é péssimo e não vejo manifestações de clientes insatisfeitos com o atendimento, justificando que preferem preço a atendimento.
Porem ficar em filas intermináveis, com caixas mal preparados e pouquíssimos empacotadores não é nem o minimo de dignidade que se possa ter com o cliente.Ir ao mercado já não é uma tarefa prazerosa e alem de tudo ser mau atendido não da né!!!
Acho que antes de ficarem somente brigando colocando uma loja na frente da outra, porque não melhoram o atendimento.
Enquanto não melhoram, sigo fiel aos meus princípios e acredito que o melhor sim é quando economizamos comprando bem!!!