Ciclovia da avenida Ipiranga ganha proteções (de madeira)

Guarda-corpos protegem os ciclistas em trechos com pouca área de escape Foto: Andrey Cidade/Divulgação PMPA

O prefeito em exercício Mauro Zacher acompanhou hoje, 10, a instalação de uma proteção na ciclovia da Avenida Ipiranga. Técnicos da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) avaliaram um modelo de guarda-corpo que pode ser utilizado ao longo dos 9,4 quilômetros da ciclovia. O equipamento, construído com madeira de eucalipto de reflorestamentoque, atende às normas técnicas nacionais e internacionais.

Zacher considerou a proteção adequada, tendo em vista que não pode ser de metal, em razão dos cabos de alta tensão da CEEE, nem de concreto, por ser extremamente agressiva. “É um protótipo para um espaço que será muito importante para a cidade. Um trecho, chamado universitário, porque liga duas universidades à orla do Guaíba, que será revitalizada”, destacou o prefeito em exercício, lembrando que os técnicos responsáveis pela proteção estão estudando para dar uma maior leveza ao equipamento.

O posicionamento dos elementos de proteção será em pontos onde há redução do espaço de canteiro. “A cidade está empenhada em ampliar a segurança dos ciclistas, em criar um ambiente favorável para quem anda de bicicleta. Por isso, estamos implantando uma ciclovia na avenida Ipiranga e instalamos guarda-corpos para proteção em locais de pouca área de escape”, afirmou o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari. A ciclovia da Ipiranga, com 9,4 quilômetros de extensão entre as avenidas Antônio de Carvalho e Edvaldo Pereira Paiva, é uma parceria público-privada entre prefeitura, Grupo Zaffari e Shopping Praia de Belas.

VEJA O VÍDEO:

Prefeitura

Texto de: Bibiana Barros

Edição de: Caco Belmonte



Categorias:ciclovias

Tags:

74 respostas

  1. Estas obras que estão fazendo na cidade estão um lixo.
    Pelo amor de deus, queria ver este pessoal fazer obras desta categoria na casa deles.
    Claro que não fariam.

    Estão obrando sobre nossas cabeças.

    Curtir

  2. Uma boa notícia para quem não gostou das toras.Ontem, quarta, de tarde, o Prefeito aceitou as críticas e vai procurar o Instituto dos Arquitetos do Brasil em Porto Alegre para uma colaboração sem custos, conforme a notícia abaixo:

    http://wp.clicrbs.com.br/andremachado/2012/01/12/prefeitura-vai-ouvir-arquitetos-antes-de-instalar-toras-na-ipiranga/?topo=52,1,1,,171,e171

    Eu acho difícil encontrar uma solução melhor, mas torço para que encontrem, de repente até um concurso aberto a todos, arquitetos e estudantes de arquitetura. Mas a questão é dificil começando pelo material: metal e concreto estão descartados, acho que todo mundo concorda com isso. Tem o plástico, mas pelo que disseram seria inviável economicamente e pode ficar pior que a madeira se for plástio reciclado. Ali já tem pouco espaço mesmo para a ciclovia, está cheio de postes e árvores. Criar algo funcional, bonito, sem ser em metal, concreto, ou plástico, que esteja ao longo de toda a Ipiranga e que não interfira muito visualmente …tem que ser um gênio mesmo.

    Acho que talvez um caminho fosse mudar totalmente o paradigma e nao ficarmos presos a idéia de que tem que ser um guard-rail. O objetivo é que o ciclista nao caia no arroio, certo? Quem sabe uma proteção mais discreta, um amparo (sei lá) mais abaixo, a vantagem é que seria pouco visível.

    Sugestao: porque o blog nao cria um post so para se postar sugestoes em detalhe para a Ipiranga e depois se envia o link ao Instituto dos Arquitetos. Quem der a sugestao coloca seu nome completo, e o post deixaria claro que a idéia se aprovada pode ser usada livremente pela prefeitura para a Ipiranga.

    Curtir

    • O Holzzmann é O cara!
      Tri acessível e gente boa, fui na posse dele do IAB umas 3 semanas atrás!

      Agora a Prefeitura tá realmente se dando conta que pode “usar” as Instituições pro bem da cidade, nem que seja só pra sugestão!!

      E créditos pro Fortunati, que tá ligado no feedback da população e voltou atrás pra tentar resolver!

      Curtir

      • e vao fazer um concurso ao que parece….

        “Contato do pref @josefortunati com o pres do IAB, Tiago Holzman da Silva, foi feito nesta manhã. IAB pensa em concurso com votação ao final.”

        Curtir

  3. Gente… o negócio é o seguinte…se é que posso ser lida. Que a cidade necessita de muitas melhorias todos sabem. No caso especifico desse guarda corpo, ou sei lá como isso pode ser chamado, certo é que algo mais moderno e menos rústico ficaria melhor para uma avenida como a Ipiranga. Mas em Campinas, colocaram estas mesmas toras num canteiro central de uma avenida para impedir a passagem dos pedestres. Para amenizar o rústico sugiro o que foi feito aqui. Plantar mudas de alamanda amarela ou talvez o conhecido tres-marias. Essas plantas servem como cobertura aos troncos de madeira. Fica um muro florido muito bonito. Quebra a monotonia do concreto.Lógico, precisa ser conservado, receber podas e cuidados mas pode ser uma alternativa. E aguardar algo melhor para essa avenida.

    Curtir

  4. A moral é que SEMPRE terão 2 grupos, no mínimo: os que gostam e os que não gostam.

    Se colocar uma coisa hightech vão aparecer os “rústicos” pra reclamar que POA está se encaminhando pra uma Dubai da vida e blábláblá.

    Se colocar uma coisa mais rústica vão aparecer os hightech que dizem que é tudo mal gosto e tá atrasado e blábláblá.

    E aí?
    E nem entrei no mérito da beleza da tal cerca, só comentei que não achei tão ruim quanto os exageros que eu vi escrito aqui.

    Agradar gregos e troianos não é pastel…

    Curtir

  5. OBA!!! CANCHA RETA em plena área urbana de Porto Alegre. Vamos encilhar os cavalos; avante…

    Curtir

    • Uma pista para carrera de cavalos como dizem na minha terra…
      A proposito e como ficará a capina do talude do Dilúvio…Certamente não irão capina e ficará o pasto ótimo para os cavalos, assim depois da corrida já tem o pasto ali do lado. Porto Alegre me dá náuseas…

      Curtir

  6. Caras, sem palavras. Muito feio mesmo, me recuso a acreditar que isso seja real.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: