Desapropriações da terceira perimetral custarão R$ 4 milhões

Obras para a construção de passagem de nível na Anita com Carlos Gomes se iniciam no mês de março. Foto: Gilberto Simon - Porto Imagem

No final deste mês, os proprietários de 19 áreas privadas (recuos de jardim) localizadas ao longo da rua Anita Garibaldi serão chamados pela Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) para o recebimento dos valores referentes à desapropriação dos seus imóveis. Também serão ressarcidos os donos de oito edificações localizadas na Anita. A estimativa é de que sejam pagos mais de R$ 4 milhões em indenização aos proprietários.

O titular da Secretaria Municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico (Smgae), Urbano Schmitt, informa que os técnicos da SMF estão concluindo a análise dos valores de 20 recuos de jardim e duas construções na avenida Cristóvão Colombo e de 20 recuos de jardim e um prédio na avenida Ceará.

Já as avaliações dos imóveis situados na Aparício Borges e na Plínio Brasil Milano não se iniciaram porque os editais de licitação das obras ainda não foram lançados pela prefeitura de Porto Alegre.

Segundo Schmitt, a indenização dos imóveis na Anita é necessária agora porque no mês de março começam as obras de construção da passagem de nível da rua Anita Garibaldi com a avenida Carlos Gomes. Os trabalhos fazem parte dos cinco túneis prometidos pela prefeitura de Porto Alegre que serão construídos ao longo dos 12 quilômetros da Terceira Perimetral.

Os trabalhos, que serão realizados por etapas, começam com a construção da passagem de nível da rua Anita Garibaldi com Carlos Gomes. Depois, estarão concentrados na avenida Cristóvão Colombo com a rua Dom Pedro II. A terceira passagem de nível será construída na avenida Ceará com Farrapos.

Já as obras dos viadutos das avenidas Aparício Borges com Bento Gonçalves e Carlos Gomes com Plínio Brasil Milano devem começar no primeiro semestre de 2013.

O custo de todas as obras está avaliado em R$ 120,4 milhões – R$ 94,6 financiados pela Caixa Econômica Federal e R$ 25,8 milhões de contrapartida da prefeitura de Porto Alegre. A previsão é de que os trabalhos estejam concluídos no final de 2013.

Segundo Schmitt, a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil propiciou o financiamento de obras de mobilidade urbana que Porto Alegre não conseguiria realizar. “A Terceira Perimetral foi construída com a finalidade de melhorar a circulação entre as zonas Norte e Sul, mas ainda é preciso melhorar sua estrutura para facilitar o fluxo”, comenta.

Com as mudanças, Schmitt acredita que o tempo de deslocamento de uma zona a outra vai diminuir substancialmente, talvez pela metade. Segundo o secretário, para não atrapalhar a circulação na Capital, a EPTC montará um esquema especial para o tráfego de veículos na avenida, semelhante ao realizado nas obras do Túnel da Conceição. Serão oferecidas rotas alternativas aos motoristas durante o período de construção dos viadutos e das passagens de nível da Terceira Perimetral.

Associação de moradores da região quer audiência pública para conhecer o projeto

Um abaixo-assinado organizado pela Associação dos Moradores da Bela Vista e Mont’Serrat (Amobela) pede que seja suspenso o processo de licitação da passagem de nível da rua Anita Garibaldi com a avenida Carlos Gomes.

O presidente da Amobela, Osório Queiroz Júnior, explica que os moradores da região não tem nenhuma informação sobre a obra e os impactos em termos ambientais e de urbanismo. “Não somos contra a obra e nem ambientalistas radicais. Gostaríamos apenas da realização de uma audiência pública para conhecer o projeto”, comenta. Segundo Urbano Schmitt, os projetos da Terceira Perimetral foram exaustivamente discutidos no ano passado com diversas associações de moradores.

Entre as dúvidas dos moradores sobre a construção está o corte de árvores e a desapropriação de imóveis ao longo da Anita Garibaldi. Para o presidente da associação, a Terceira Perimetral não poderia ser uma via expressa porque está no meio da cidade. Para o secretário, a construção dos viadutos e das passagens de nível vai melhorar a qualidade de vida na região.

Cláudio Isaías – Jornal do Comércio



Categorias:COPA 2014, Meios de Transporte / Trânsito

Tags:, , , ,

21 respostas

  1. E o prolongamento da Anita, já na área do Passo d´Areia, nas proximidades do Country?

  2. Se arrumassem as sinaleiras, já dava uma boa afogada no trânsito ali.

  3. Essas obras na Terceira Perimetral são mais do que necessárias. Os moradores podem se mobilizarm, isso é normal, mas o que tem de prevalecer é o interesse COLETIVO e não o de um poucos moradores.

    Quanto ao impacto ambiental, é óbvio que haverá impacto, afinal todas atividade humana causa impacto a natureza e isso também é normal, ainda mais em uma grande cidade, como Porto Alegre. Deve haver compensação ambiental e medidas para amenizar os danos, mas isso não pode impedir esse tipo de obra importante para a circulação da cidade.

    • E aproveitando essas intervenções arquitetônicas da Terceira Perimetral, poderiam aproveitar para acabar com aquele corredor de ônibus, que nunca será utilizado como se pretendia.

  4. Com as desapropriações, VÁRIOS comerciantes irão fechar as portas!!!!!!!

    Muitas pessoas perderão o emprego!!!!!!!!

    Existe um ABAIXO ASSINADO!!!! A População tem que opinar!
    AJUDEM

    Meus Amigos,

    Acabei de ler e assinar este abaixo-assinado online:

    «Suspensão de Processo de Licitação Pública referente ao projeto da passagem de nível da Rua Anita Garibaldi com a Av. Carlos Gomes»

    http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2012N18802

    Eu concordo com este abaixo-assinado e acho que também concordaras.

  5. Existe um ABAIXO ASSINADO!!!! A População tem que opinar!
    AJUDEM

    Meus Amigos,

    Acabei de ler e assinar este abaixo-assinado online:

    «Suspensão de Processo de Licitação Pública referente ao projeto da passagem de nível da Rua Anita Garibaldi com a Av. Carlos Gomes»

    http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2012N18802

    Eu concordo com este abaixo-assinado e acho que também concordaras.

  6. OBRA: R. ANITA GARIBALDI – CARLOS GOMES

    Acredito que toda a comunidade da cidade tem que se envolver com esta situação pois é uma obra que afetará indiretamente a todos!
    A informação do assassinato de aproximadamente 60 árvores não confere com as afirmações de que a Copa será verde, tendo a sustentabilidade ambiental como prioridade para o Brasil.
    Muitas vezes vejo pessoas apoiando esta obra, mas… quando faço alguns questionamentos vejo que a pessoa não conhece nada sobre projeto e apenas acha que será bom para a melhoria do fluxo no trânsito.

    Por favor, se alguém tem real conhecimento deste projeto, me explique….

    A maioria dos carros que passam pela Anita Garibaldi, realizam conversão à esquerda sentido norte (aeroporto). Poucos seguem pela Carlos Gomes à direita e menos ainda ultrapassam a Carlos Gomes e prosseguem pela Anita.

    O maior fluxo que é o norte (sentido aeroporto) será desviado passando por ruas secundárias estreitas???? Para posteriormente ter que retornar mais a frente, para seguir caminho??? As retenções irão permanecer ou AUMENTAR!!!!

    Afirmam que não haverá sinaleiras… É via rápida… Como a população da região irá transitar entre as calçadas, só irão se locomover de carro???

    Pouco se fala do projeto, só falam da obra. Acho que temos que nos informar melhor sobre tudo isso antes de apoiar este projeto. Também sou adepto ao processo evolutivo do bairro, mas acho que temos que encontrar outra solução ou uma melhor forma de adequar este projeto.

  7. Nunca gostei de ecochatos e vou ter que concordar com a Bianca. Quem acha que não importa o impacto ambiental, que vá morar um mes em São Paulo pra ver se não muda e opinião.

  8. A realidade da 3ª Perimetral nos mostrou como foi realizado uma obra em que se destruiu tudo o que pode pela frente, realizaram uma obra de percurso longo, sem ciclovia, agora não adiante reclamar, mas na verdade o retorno com referência ao impacto ambiental deixou a desejar em termos de aplicação da própria área, experimente morar na Avenida para se ter a dimensão do barulho que a mesma provocou, uns dirão que isso é progresso, mas na verdade isso demonstra a necessidade de discussão com a sociedade e o estudo de impacto ambiental é fundamental para conhecimentos dos moradores destas áreas.

    Pelo andar da carruagem está tudo decidido, o povo é um detalhe.

    • Existe um ABAIXO ASSINADO!!!! A População tem que opinar!
      AJUDEM

      Meus Amigos,

      Acabei de ler e assinar este abaixo-assinado online:

      «Suspensão de Processo de Licitação Pública referente ao projeto da passagem de nível da Rua Anita Garibaldi com a Av. Carlos Gomes»

      http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2012N18802

      Eu concordo com este abaixo-assinado e acho que também concordaras.

      Divulguem nas redes sociais!!!

  9. é isso ae Bianca! A população tem que saber como será a obra e os impactos que dela resultará. TEM que haver compensações, não adianta asfaltar tudo, encurtar as calçadas e se esquecer de arborizar. é o minimo que se espera de uma cidade que (teoricamente) preserva o meio ambiente.

    eu to curioso em ver como serão as obras do BRT. A impressão que eu tenho que será a mesma pornografia de qualidade visual que temos visto. Tomara que eu esteja errado.

  10. Eu estou no limite pra ser uma ecochata e admito numa boa.

    Precisa de estudo de Impacto Ambiental SIM. Se não colocam freio, a população coloca tudo abaixo. É só dinheiro.

    Uma das poucas coisas que POA consegue manter com certa regularidade é ser uma das capitais mais arborizadas… até isso vocês querem perder?

    Eu não!

    Caro Alexandre, vamos lá: prefere morar na aridez da Assis Brasil ou numa Wenceslau Escobar da vida? Aliás, nem precisa ir até a ZS, pode ser ali na Fernado Machado ou Duque, áreas super agradáveis de caminhar.

    DUVIDO que se pudessem escolher, morariam numa avenida larga puro asfalto e paredões.

    • Primeiro, não precisa se desculpar não, afinal aqui é um forum e não um tribunal, e fui ironico sim. Moro na Zona Sul de Porto Alegre, mais precisamente, onde irá ocorrer, se tudo der certo, a maioria dos projetos da cidade, como Orla do Guaíba, Cais do Porto, Beira Rio, e tal, digamos que em materia de paisagem, eu seja privilegiado, agora, quanto ao projeto do tunel na anita, e no outros, tendo a região com um certo numero de “verde”, dificilmente a SMAM deixará remover árvores, até to um pouco curioso e com um certo “medo” de como serão essas obras, visto que, querem acaba-las em prazo médio de um ano.

  11. Demorei 5 minutos até entender que o nome do cara é Urbano.
    sahhshuhusahhshas

    Gente chata, reclamam de qualquer besteira…
    Depois que mandaram uma nota pra ZH falando de um cara que cortou uma arvore pra por uma piscina… pqp, que nojo que deu…
    O terreno é do cara, ele faz o que bem entender….

    Vamos deixar a cidade crescer… po…

  12. Em que pese o direito dos moradores, a obra é extremamente necessária para a Cidade como um todo, o acesso pela Anita à 3ª Perimetral é caótico.

    Todas essas obras, que deveriam ter sido executadas quando da construção da perimetral, são essenciais para que Porto Alegre não “pare” literalmente.

    Infelizmente, não é possível agradar a todos, mas as obras devem sair, e espero que esses moradores não tranquem o avanço da cidade através de medidas judiciais.

  13. “…não tem nenhuma informação sobre a obra e os impactos em termos ambientais e de urbanismo”. De novo essa de IMPACTO AMBIENTAL?????? Sempre essa desculpa, por isso que essa cidade não evolui, morar numa província é brabo, putz!!!!!

Faça seu comentário aqui: