Equipes de mobiliário urbano da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) implantaram 15 novos abrigos de ônibus ao longo da avenida Wenceslau Escobar, na Zona Sul, em substituição aos antigos. A ação faz parte de um amplo projeto de revitalização que a EPTC está desenvolvendo na avenida, visando uma maior segurança aos pedestres da região. Também foram instaladas 15 novas placas indicativas de ponto de parada. (fotos)
Mais acessibilidade – Além das paradas da Wenceslau Escobar, a EPTC instalou dois novos modelos de Parada Segura, a pedido da comunidade, na avenida Cristiano Fischer, em frente à Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). Os abrigos proporcionam mais conforto e comodidade aos usuários de transporte coletivo. Os equipamentos incluem bancos, lixeiras, iluminação protegida com grades e cobertura de aço pré-pintado, que oferece maior durabilidade. A Parada Segura atende aos requisitos técnicos de segurança da EPTC.
Categorias:EPTC, Infraestrutura, Mobiliário Urbano
Eu, particularmente, gostei mais desse tipo de parada de ônibus, que é mais bonito e protege melhor das chuvas.
Os abrigos que tinham propaganda luminosa, que no início da década de 2000 foram bem aclamados na cidade, em 2008 (eu me lembro bem!) decidiram retirar todas as propagandas e as lâmpadas que iluminavam essas paradas, deixando somente aquele vão quadrado, onde até daria para sentar mas é um tanto incômodo. Comecei a não gostar desse tipo de parada, até porque só a área central e as áreas mais “nobres” da Capital as tinham.
Outro modelo de parada que eu critico são aquelas que nada mais são do que um simples telhado ondulado sobre duas colunas metálicas bem fininhas. Esses abrigos são muito fracos, no primeiro temporal a estrutura fica “torta” e ameaçando cair.
CurtirCurtir
Agora a maloquerage gaúcha vai lá e destrói tudo como sempre, álias pergunto: pra que serve a guarda municipal de POA?
CurtirCurtir
Bom a ideia dos bancos, a questão é que com o mesmo gasto acho q poderia sair coisa melhor! Chamem os designers! Para mim é o mesmo caso do guarda corpo da ipiranga acho necessário que seja feito um concurso ou no minimo uma consultoria especializada! Também concordo que precisa ter um mapa afinal como o turista se acha na cidade? Até o site que foi criado agora pela eptc tá precisando de melhorias. De uma olhada nesse site http://www.131500.com.au/.
CurtirCurtir
Precisa de mapa!
CurtirCurtir
Seria demais pedir por paradas de ônibus como esta, de Nova Iorque: https://portoimagem.files.wordpress.com/2009/03/20071112-cemusany.jpg?w=427&h=412? Acho que sim, né? Porque tudo que foge dessa realidade medíocre a que somos submetidos no Brasil, é sonho, é coisa de primeiro mundo…
CurtirCurtir
Dou uma semana para que essas BELÍSSIMAS paradas estejam todas pichadas e danificadas. Não adianta trocar essas coisas horrendas sem manter um mínimo de manutenção.
CurtirCurtir
Incrível a parada de ônibus tem banco, mas claro, com um diferencial para atender a AACD, seria mais um dos casos eleitoreiros, em que se projeta obras públicas a fim de tender uma parte da população, esses beneficiários do atendimento da AADC, não esquecendo a luta dos moradores da região.
Mas na verdade, todas as paradas de ônibus deveriam ter um padrão para atender a demanda, mas não ocorre isso, aliás em alguns lugares da cidade, a parada é o poste da rua conforme o número, pois não existem.
Portanto, as autoridades continuam ainda não atendendo a população como deveriam e tampouco respeitam os cidadãos que pagam seus impostos.
Um caos total.
CurtirCurtir
uhuasuashuasuauas….
Não duvido de virar loja de vendedor de picolé…
Sabe como é… hoje em dia parada é pra tudo, casa de mendigo, banheiro publico, anuncio publicitario….. e até parada de onibus…
CurtirCurtir
Eu gostei das cores, e com lugar para sentar,,,,coisa rara ultimamente…
CurtirCurtir
Os bancos são ótimos mesmo, mas as cores para mim lembram barraquinha de picolé.
CurtirCurtir
PQP… voltamos pros anos 90.
ashusahuashuasuashhuashasu
Cade a vergonha na cara?
Alias, quem foi o imbecil que botou esses abostados pra trabalhar?
Que absurdo isso.
CurtirCurtir
Eu lamento muitíssimo para quem trabalha na prefeitura e tem que ficar ouvindo essas verdades. Eu to achando a EPTC e a Sec. Obras e Viação as áreas mais falhas dessa administração…
CurtirCurtir
Bem parecidas com o mobiliário-padrão da maioria das paradas de ônibus da capital paulista. A maior diferença se dá com o período anterior a ‘Lei Kassab’ que disciplinou o uso de comunicação visual na cidade (de maneira radical), quando nos locais de maior interesse e visibilidade, havia luminosos com propaganda. Recentemente, houve alteração na Lei, permitindo o retorno dessa publicidade nos pontos.
Assim, parem de reclamar que ‘tudo é horroroso’ na capital gaúcha, pois a cidade está vivendo um momento em que há muitos projetos sendo desengavetados e contando com uma administração municipal que está tentando romper com o imobilismo.
Perto do que era, ficou muito bom, a discussão agora deve ser no sentido da preservação do novo mobiliário pelos transeuntes e usuários do transporte público.
As reclamações e discussões sobre as mazelas do espaço público devem ser construtivas; a desconstrução (de personalidades, de obras, de legados) é “propriedade” de um certo grupo político-partidário…
CurtirCurtir
Tá querendo me dizer que não devo dizer que são feias já que as de SP são assim? Sei lá, péssima referência para meu gosto. Preferia ter paradas comparáveis com as de Curitiba ou até as caixinhas de Floripa.
CurtirCurtir
Muito Bom? O problema é esse amigo; contente-se com esta porcaria horrorosa e grite aos sete ventos “muito bom!”
São feias, horríveis, horrorosas! Exerça seu direito de cidadão e cobre o melhor! Nós pagamos por isso. E Sempre nos contentamos com “projetos sendo desengavetados”…. num atraso de mais de 30 anos!
E não vamos partidarizar a questão: trata-se de cobrar o poder público de fazer sua parte, e bem feita! Se não sabe, procure quem sabe (ex: Rio, Curitiba, etc).
E chega desta bobagem de “aqui é tudo melhor do Brasil”…. um aviso: não é não…. em alguns casos é até bem pior!
CurtirCurtir
As cores indentificam a zona todos onibus da STS que atende a zona sul são azuis , e as paradas azuis.
Conorte que atende zona norte é vermelha, entao as paradas são vermelhas. Zona leste é verde. Ocorre essa combinação junto com a faixa dos onibus.
CurtirCurtir
Sério? Não sabia disso. A ideia de identificar a empresa com as paradas através das cres é inteligente, mas cacete, que parada feia.
CurtirCurtir
Não acho a parada em si feia, e sim as cores misturadas.
FEIAS são aquelas casinhas amarelas de fibra de vidro ou aquelas que só tem uma telha ondulada em cima!
Se for pra escolher o “modelo” de parada, eu particularmente gosto daquelas pretas que tem um lado de propaganda – esse modelo tem ali na frente do Praia de Belas.
Quando trabalhei na EPTC, a nomenclatura daquela era “luminoso” por causa desse lado para divulgação… mas os vândalos começaram a quebrar os vidros pra roubar os fios. Aí depois de tanto consertar e continuar o vandalismo, optaram por deixar aberto.
É f*, não adianta só reclamar da prefeitura se continuam depredando tudo.
CurtirCurtir
Verdade, Bianca. Aquelas paradas com o anúncio luminoso eram as melhores. Pena que foram abandonadas pela Prefeitura, por causa do vandalismo.
Cê já viu as paradas no RJ? São tipo essas, só que melhoradas, têm uma segunda parede de vidro e são super bem conservadas e cuidadas. Seu estado de conservação e a qualidade do material me deixou boquiaberto.
Vandalismo existe tanto em Porto Alegre quanto no Rio. Não podemos deixar de oferecer infraestrutura de qualidade e bom gosto porque alguns vândalos não a querem. Temos que pensar acima dos vândalos.
CurtirCurtir
gosto como algumas dessas paradas tem sido transformadas para virar uma “estante solidária”. Tinha uma perto do direito/ufrgs e tem outra em frente a antigo predio da OSPA.
CurtirCurtir
Ah, eu não sabia dessa… até que faz sentido. Ali na Bento elas são amarelas/verdes por causa da Unibus.
Eu disse faz SENTIDO, não que é bonito. Continua sendo meio carnavalesco. Se fosse o mesmo modelo em toda a cidade, ficava “menos pior”.
CurtirCurtir
Não sei qual a utlidade disso mesmo, poucos se dão conta disso. Para mim poderiam ser todas iguais.
CurtirCurtir
Por que faz sentido? Não entendendo a necessidade das paradas combinarem com os ônibus. Ainda mais se é feio. Paradas pretas ou metálicas mesmo ficariam bem melhores, aliás a maioria das cidades que tem paradas decentes são assim.
CurtirCurtir
Bem lembrado.
CurtirCurtir
O faz sentido eu quis dizer pelas variações de cores de acordo com a empresa.
O que não quer dizer que eu goste das cores – também concordo que é desnecessário…
… parece na época que minha mãe fazia 2o grau, lá pelos anos 70, que ela disse que tinha um tipo de fichinha escolar pra cada consórcio! Imagina que saco.
CurtirCurtir
Mas por que faz sentido ser da cor da empresa? A maioria dos usuário não se importa com qual a empresa, e na minha opinião nem deveria…
CurtirCurtir
Entendi tudo! Quer dizer que quando houver um ônibus verde circulando num trecho em que as paradas são amarelas não se deve tomar este ônibus?
Informação extremamente lógica, racional e completamente inútil!
Parece que o pessoal aqui do Blog está perdendo alguma coisa!
CurtirCurtir
Muito feias, será que ninguém na prefeitura tem criatividade, era só dar para um estudante de arquitetura que ele faria melhor.
Pedro
CurtirCurtir
Cacete de parada feia.
CurtirCurtir
Realmente melhores, mas ainda horríveis. Por que sempre estas cores berrantes?
CurtirCurtir
Oh o que a Artemosfera fez: http://www.facebook.com/media/set/?set=a.205889526171079.47522.175306052562760&type=1
E é colorido…
CurtirCurtir