Revitalizações do cais e da orla são tema de passeio no Guaíba

Prefeito em exercício conferiu áreas que serão revitalizadas na orla do Guaíba Foto: Ricardo Giusti/PMPA

Para aprofundar o conhecimento dos projetos de revitalização do Cais Mauá e da orla, o prefeito em exercício, Mauro Zacher, viajou, na manhã de hoje, 13, no Catamarã que faz a travessia hidroviária entre Porto Alegre e Guaíba. O secretário Edemar Tutikian, coordenador do Gabinete de Assuntos Especiais (GAE), os vereadores Dr. Raul e João Carlos Nedel e o Diretor de Operações da Cat Sul, empresa que opera a linha, Carlos Augusto Bernaud, participaram da visita de barco que percorreu os cais Mauá, Navegantes e a Orla do Guaíba até o bairro Cristal.

Na ocasião, Tutikian detalhou os projetos de revitalização que estão sendo implantados. “O Guaíba está descobrindo uma nova vocação que é o turismo. E isso terá um papel fundamental na qualificação dos espaços de convivência, lazer e cultura que serão construídos no local”, afirmou o secretário.

Para Zacher, a travessia entre Porto Alegre e Guaíba será integrada nos projetos de revitalização. “Somos parceiros, também na Câmara de Vereadores, na transformação deste belo espaço da cidade”, enfatizou o prefeito em exercício, que é presidente da Câmara de Vereadores.

Projeto para a orla – A revitalização unificada da orla será feita em cerca de 5,9 quilômetros entre a Usina do Gasômetro e o Arroio Cavalhada, na altura do Iate Clube Guaíba. Esta será a primeira intervenção com recursos públicos na orla, para transformar a beira do lago em um espaço completo de lazer. A proposta da prefeitura para os 56,7 hectares de área a ser revitalizada inclui terminal turístico para barcos de passeio, calçadão, ciclovia, banheiros, quadras esportivas, instalação de bancos e quiosques, entre outras inovações.

Revitalização do cais – O conjunto de inovações proposto para revitalização do Cais Mauá compreende trecho de aproximadamente 2,5 quilômetros, da Rodoviária à Usina do Gasômetro. O plano prevê a construção de prédios comerciais e misto e a recuperação dos armazéns para o funcionamento de bares, restaurantes, lojas e estabelecimentos culturais. A empresa responsável pelo empreendimento estima a geração de 9 mil empregos diretos e indiretos na operação. As obras estão previstas para começar no primeiro semestre de 2012, com a entrega dos armazéns revitalizados já em 2014.

Prefeitura



Categorias:ORLA, Projeto de Revitalização da Orla, Projeto de Revitalização do Cais Mauá

Tags:, ,

4 respostas

  1. Gilberto olha só:

    http://www1.folha.uol.com.br/turismo/1034188-festejos-celebram-75-anos-da-golden-gate.shtml

    Já imaginou algo assim no extremo sul de POA? A tal 3ª ponte que Yeda falou e que Tarso bem que poderia considerá-la?

    Além de todo o aspecto econômico e logístico, presentearia POA com um cartão postal digno de ser o sign symbol de POA, identificando-a assim no Brasil inteiro e no mundo todo. Hoje em dia quem é de fora não sabe o que representaria POA. Falam “gaúchos”, “Chimarrão”, “Churrasco”, coisas que são genéricas do estado, não sendo uma exclusividade porto-alegrense. Quem é de fora e nunca esteve em POA desconhece o Laçador e a Usina do Gasômetro, por exemplo.

    Curtir

    • Quem sabe a Concepa ergue essa ponte na zona sul, bem como os acesso para BR-101, 290 e RS-118, já que a nova ponte, ao lado da atual, foi prometida pelo governo federal, e cobra pedágio para recuperar esse investimento. Com isso haveria 2 opção de ponte sobre o Guaíba, para os motoristas que transitam para a zona sul, com e sem pedágio.

      Curtir

  2. Este artigo me soou como propaganda pessoal do Zacher, na boa. E conheço bem a carreira dele no DCE da puc…

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: