Viva o Centro à Pé Especial a bordo do Cisne Branco

Edição Especial

Um olhar das águas nos Cais Mauá, Navegantes e Marcílio Dias do Porto de Porto Alegre

Cisne Branco no Guaíba - Foto: Gilberto Simon - Porto Imagem

O projeto Viva o Centro a Pé, que promove caminhadas orientadas pelo Centro Histórico da Capital, vai conhecer um outro lado da cidade. A bordo do barco Cisne Branco, 200 pessoas farão um passeio especial pelos três cais que constituíram, desde 1921, o porto de Porto Alegre: Mauá, Navegantes e Marcílio Dias. O passeio será na sexta-feira, 20 de janeiro, às 18h. O trajeto inicia no Cais Mauá, entrada em frente à avenida Sepúlveda.

O percurso de duas horas será realizado em duas partes. Na primeira, a navegação será em direção Norte, até o Cais Navegantes, que tem cerca de 2,5 mil metros de extensão e o Marcílio Dias, com 2,2 mil metros, ambos em plena atividade. A segunda etapa, na direção Sul, vai até a Usina do Gasômetro. Durante o trajeto será apresentado o projeto de Revitalização do Cais Mauá, que tem 3,2 mil metros de extensão e terá obras iniciadas já em 2012. O local será um complexo de cultura lazer.

O superintendente de Portos e Hidrovias do Rio Grande do Sul (SPH-RS), Vanderlan Vasconselos, fará a orientação do passeio. O trajeto prevê, ainda, passagem pelo Terminal Hidroviário Porto Alegre-Guaíba e pela área do futuro Terminal Turístico Internacional de Passageiros de Porto Alegre.

Sobre o barco: O Cisne Branco tem capacidade para transportar 200 passageiros e 20 tripulantes. O barco oferece serviço de bar e os participantes poderão utilizar os 3 decks, ou níveis, do barco, inferior, intermediário (restaurante) e superior (panorâmico).

O que: Projeto Viva o Centro a Pé – Passeio de barco pelo Guaíba

Quando: 20/01/212 – às 18h

Onde: Cais Mauá – entrada pelo pórtico em frente à avenida Sepúlveda

Inscrições: pelo email vivaocentroape@gmail.com

Quanto: 2 kg de alimento não perecível, que serão encaminhados para instituição assistencial da cidade.

Realização: Secretaria do Planejamento Municipal (SPM), da Cultura (SMC), Turismo (SMTUR), Programa Viva o Centro e Gabinete da Primeira Dama.

* O acesso ao barco será realizado mediante inscrição prévia e apresentação do documento de identificação.

* Os visitantes poderão estacionar os carros dentro do Cais Mauá.

* O passeio foi sugestão do Movimento Quero Cais, Movimento criado no Facebook com o intuito de lutar pela efetivação do Projeto de Revitalização do Cais Mauá.

http://querocais.blogspot.com/

http://www.facebook.com/groups/querocais/



Categorias:Projeto de Revitalização do Cais Mauá, TURISMO

Tags:,

5 respostas

  1. Eu propus ao Viva o Centro a Pé, a SPH-RS e ao Cisne Branco esse passeio porque achava que o porto de Porto Alegre e seus 3 cais eram grandes desconhecidos da cidade. O Cais Mauá é o mais conhecido, mas os outros dois parecem que são invisíveis para a população. E na verdade, por ser porto existe um bloqueio mesmo ao acesso.

    Independentemente da importância econômica deles, acho que no mínimo temos que conhecer mais. A ideia inicial era fazer um Viva o Centro a Pé literal, caminhando. Mas o acesso de um grande número de pessoas a uma área portuária poderia ser complicado, pois envolve uma série de questões de segurança.

    Então propus visitar por fora, de barco, e a SPH aceitou. Felizmente o Cisne Branco (www.barcocisnebranco.com.br) aceitou oferecer gratuitamente o barco para esse passeio. Aliás o Cisne Branco é outro grande desconhecido da cidade, apesar de operar há mais de 30 anos. Eu mesno nunca tinha passeado e ele está todo reformado, vale a pena o passeio,

    A reaproximação do Guaíba, por meio da revitalização do Cais Mauá, projeto dos arquitetos Vázquez e Lerner, e do projeto do Lerner para a orla, vai trazer de volta o turismo fluvial para a cidade. É importante mantermos o que temos e criar mais opções. Em algumas cidades tem até serviço de taxi fluvial.

    Sempre falei que a revitalização do Cais Mauá, não é uma perda para o porto de Porto Alegre, mas é um ganho, mesmo apenas do ponto de vista dos portuários. O novo Cais Mauá irá trazer as pessoas muito mais para a beira do Guaíba em uma área próxima aos Cais Navegantes e Marcílio Dias. Quem estiver lá tomando um chopp, um café, passeando, tomando chimarrão, verá a toda hora barcos grandes e pequenos passando. É impossível não tomar conhecimento do nosso porto assim.

    Esse passeio com o Cisne Branco é uma oportunidade de chegarmos mais perto desses 2 cais e conhecer a sua realidade. Houve uma enorme procura, o que mostra que as pessoas gostam da idéia de passear de barco e conhecer o porto; Muitas pessoas que pediram reservas, pediram também para os seus filhos pequenos. Por isso já estamos planejando um novo passeio para muito breve. Nesse caso será dificil o Cisne Branco arcar com todas as despesas uma segunda vez, mas prometeram um bom desconto.

    Se conseguíssemos um ou dois patrocinadores, quem sabe poderíamos tornar o segundo passeio também gratuíto e assim dar acesso a mais pessoas…. Com o desconto ficará barato, mas muitas pessoas não podem pagar. Se souberem de algum possível patrocinador para o segundo passeio, me avisem pelo email jorgepique@gmail.com.

    Curtir

  2. tentei, e realmente, não rolou… haha

    Mas muito show, o horario tava perfeito pra mim, bem na hora que eu saio do trabalho que fica ali perto…

    Curtir

  3. Legal. Dá uma ideia do potencial reprimido. Levem várias placas “Quero Cais” para que nenhum candidato a prefeito ecoxiita/comunista tente barrar ou ser contra as futuras e sonhadas obras de revitalização da orla e do cais mauá. Façam estardalhaço a favor!!

    Curtir

  4. Baah, eu vou..

    Mando o que para o e-mail?
    Nome, RG, telefone?

    Curtir

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: