Empresa Hyundai está cada vez mais perto de São Leopoldo

Prefeito Ary Vanazzi está otimista com terceira visita que o diretor da companhia fará nesta quarta-feira.

São Leopoldo – Apesar do caráter de confidencialidade, a empresa coreana de elevadores Hyundai está cada vez mais próxima de São Leopoldo. Motivos não faltam para o otimismo de autoridades e moradores da cidade. Amanhã, por exemplo, o diretor da Hyundai, Vitor Parker, deve fazer uma nova visita a São Leopoldo – a terceira desde o início das tratativas – e o assunto seria definir a instalação do escritório da empresa pauta do encontro com o prefeito Ary Vanazzi e a diretora executiva do Tecnosinos, Susana Kakuta.

Oficialmente o anúncio da cidade escolhida entre São Leopoldo, Novo Hamburgo e Santa Maria será feito pelo Estado nos primeiros dias de fevereiro. Nos bastidores, porém, as informações indicam que o escritório será no prédio Padre Wink, do Parque Tecnológico da Unisinos.

Cinco anos de isenção

O prefeito Ary Vanazzi está ansioso para a chegada de fevereiro e mesmo mantendo suspense acredita que a proposta apresentada pela Prefeitura agradou a direção da empresa. “São cinco anos de isenção de IPTU e ISSQN e o terreno para construção da sede da empresa na cidade. Nossa política de benefício é a mesma do Estado. Agora é esperar o dia do anúncio’’, disse o prefeito confirmando agenda com o diretor da Hyundai Vitor Parker à cidade amanhã, porém Vanazzi não falou sobre a agenda do encontro.

Cidade tem 12km para indústria

Conforme estudo desenvolvido em 2011 pelo arquiteto da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) Sidnei Ilhosa, dos 102 quilômetros quadrados da área total do Município,18% ou 12 quilômetros são exclusivos para indústria. O desenvolvimento dos três distritos industriais – Málaga, São Borja e Zona Norte (em construção) na avaliação do prefeito Vanazzi indicam a ordenação da cidade. “Nós possuímos uma cidade bastante equilibrada e desde a revisão do Plano Diretor estamos fortalecendo a arrecadação em duas áreas no setor industrial: metal mecânico e tecnológico.

Com isso, determinamos o zoneamento industrial, ampliando as áreas, que podem agregar novas empresas. A Hyundai Elevadores, por exemplo, se optar por São Leopoldo, será instalada no Distrito Málaga.’’ O prefeito Ary Vanazzi credita à política de zoneamento industrial a manutenção e ampliação da planta da Stihl, localizada no bairro Fazenda São Borja.

Sônia Bettinelli/Da Redação – Jornal NH



Categorias:Economia Estadual

Tags:, ,

1 resposta

  1. Invertendo a lógica do artigo anterior, não precisamos de indústria deste tipo, temos a indústria do chip que não existe e softwarehouses.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: