Começarão este ano as obras do gigantesco Shopping Belvedere

O empreendimento é da Condor e foi projetado para a III Perimetral, Porto Alegre

Serão 202.863 m².

Além de um hipermercado Zaffari de 25.600 m², o Belvedere reunirá na área muito mais do que um shopping, porque estão previstos centro de exposição e de eventos, shopping do lar, shopping de 13 revendas de carro e até um novo educandário.

A região, que fica a apenas 5 minutos do início da Avenida Carlos Gomes, reunirá um verdadeiro novo bairro na cidade.

Políbio Braga

________________________

Veja estas imagens da maquete eletrônica do projeto original, de mais de 10 anos atrás. Não se sabe se será este mesmo projeto, provavelmente não. As imagens foram postadas no skyscrapercity.com por mim mesmo (com o nome de portoimagem) na época que foi lançado o empreendimento.

O empreendimento teve outros nomes, há uns anos: POA POWER SHOPPING, POWER CENTER BELVEDERE…

A prefeitura já aprovou a viabilidade urbanística do projeto, como nós noticiamos aqui no Blog, em agosto de 2011:  

https://portoimagem.wordpress.com/2011/08/09/projeto-do-shopping-belvedere-e-aprovado-pela-prefeitura/

About these ads

60 comentários em “Começarão este ano as obras do gigantesco Shopping Belvedere

    • Também não gosto muito Felipe, mas faz parte do conceito dele, ser um power center, e não um shopping convencional. Mas torço pra que não tenha no nome também.

  1. aleluuuuuuuuuuiaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ameeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem

    Eu to esperando isso desde o dia que tu fez esse post no ssc…. caraaaajooo meeeeeeeu….

    E a torre?
    Tem que sair a torre… e ela tem que girar…. e ter um ponei..

    Aleluuuuuuuuuuuuiaaaaaaaaaaaaaaaaa…..

    Finalmente um shopping com uma boa arquitetura em Poa (tirando o total que é lindo…)

    ameeeeeeeeeeeeem…… e craunocru de quem criticar o projeto, o tamanho do shopping e a area verde do lugar…

  2. O projeto original realmente é lindo, mas com certeza não vai ser essa a sua encarnação final.

    O primeiro ponto que me vem à cabeça é o impacto de um empreendimento deste porte no trânsito local. Há 10 anos atrás a 3ª perimetral era pouco mais do que uma ideia — uma ideia de ser um corredor expresso, algo que o passar dos anos se encarregou de desmentir.

    Hoje a perimetral é uma via arterial de fluxo moderado, e a concentração de tráfego causada por um empreendimento desses pode transformar a região num inferno. Se o comparativamente minúsculo Iguatemi já causa transtornos na Nilo Peçanha e na João Wallig, imagina o que esse Belvedere pode fazer com a Tarso Dutra e a Carlos Gomes

    • Concordo totalmente Marcus. Apenas corrijo uma coisa: o Iguatemi não é minúsculo, é simplesmente o segundo maior shopping center do Rio Grande do Sul, só perdendo pro BarraShoppingSul, e deve ter um dos maiores fluxos de clientes do país.

      • “Comparativamente minúsculo”. Sei que o Iguatemi não é um shopping pequeno, mas em comparação a este projeto do Belvedere, fica difícil chamá-lo de grande.

  3. Bem, espero que ao menos seja como está no projeto, algo diferente, com vista para a cidade.

    Em real, acho que está ficando exagerado o número de shoppings na cidade, mas como não temos opções de lazer na orla, vamos nos refrescar nos shoppings!

    Bah, o nome Power, ninguém merece!

  4. Finalmente…depois de tanto tempo. Espero que mantenham o estilo do projeto original com mirante, telhado verde e teto de vidro para entrada de luz solar.

    Só não entendi uma coisa… o Zaffari abrirá mais uma filial ali? Pensei que o Zaffari já projetava um novo hipermercado para as proximidades (na Carlos Gomes).

    Mas bem…. Zaffari nunca é demais e sua qualidade é indiscutível!!!

      • não sei se é verdade mas dizem por aí que o carrefour da bento vai fechar e no lugar abrirão um hiper da rede pão de açúcar.

      • Não. Não.

        Eu sou de Porto Alegre, morei em Porto Alegre uns 10 anos, e hoje moro em Brasília. Morei em Brasília de 2003 a 2005 e de 2008 em diante. Aqui tem muito Pão de Açúcar.

        Vai por mim: gaúchos não querem Pão de Açúcar. Tem um do lado do meu prédio, aqui na Asa Sul. É um L-I-X-O. Tu simplesmente não pode comparar Zaffari, Bourbon, etc. com o PdA pq são coisas diferentes. Não são o mesmo gênero de comércio. Essa porcaria sequer tem empacotadores. Deve tá todo mundo bem empregado nas cidades-satélites!! Formam-se filas enormes no final do caixa, pq as pessoas tem dificuldades pra empacotar. É gente pagando contas enormes em caixas comuns, produtos que faltam, enfim…

        Eu amo Porto Alegre e Deus me livre esse mercadinho vagabundo chegar aí.

  5. ótima noticia, toamra que o projeto Não seja muito alterado, apenas atualizado, e que saia a torre.

  6. e acredito que mesmo com algumas alterações, se forem mantidas as “proporções” e o espirito de grandiosidade este Shopping contribuira bastante para a renovação da imagem de Porto Alegre como cidade moderna e inovadora.

    Não será nenhuma referência mundial, mas ja ajuda.

  7. Chega de Zaffari nesta cidade!!! Precisamos de concorrência, de disputa de preço e qualidade, concorrência é salutar, e em Porto Alegre infelizmente não há concorrêncoa, há apenas duas gdes redes, quais sejam, Walmart (Nacional e Big) e Zaffari Bourbon!!!
    Será que não estaria na hora do Pão de Açucar vir de uma vez pra POA?!?!?!
    Pois, muito embora Pao de Açucar nao tenha preços muitos bons, com certeza em qualidade é possível de haver concorrência, e por consequência isso tb acaba por refletir numa disputa de mercado no tange a preços!!!
    Precisamos de concorência nesse ramo em Poa, nós consumidores finais agradeçemos se isso ocorrer!!!

      • Angeloni é bom. E como é da região SUL de Santa Catarina, mais especificamente de Criciúma, fica mais fácil se expandir em direção ao Rio Grande do Sul (embora ironicamente tenha chegado ao Paraná antes).

      • Só chegou no Paraná antes porque a família Angeloni e a família Zaffari são co-irmãs e existe esse “acordo de irmãos” de um não invadir o espaço do outro. Por isso o Angeloni subiu e não desceu.

    • Pra vcs verem como alguns gaúchos, ainda, pois não é mais todo o povo, pois evoluímos muito em termos de comportamento e visão de mundo, são bairristas e atrasados, somente porque falei que o Zaffari precisa de concorrência, e como já temos muitos Zaffaris seria interessante que se abrissem outras bandeiras, de modo a ter concorrência e consequentemente o consumidor de vários modos ser beneficiado por isso, negativaram várias vezes meu cometário … estou chocado!!!
      Tá mais que explicado o porque que alguns candidatos aqui são eleitos e alguns partidos retrógrados tem preferência do povão!!!

    • NÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOOOOOOOOOOOO

      Felipe, vai por mim, Pão de Açúcar é horrível. Pão de Açúcar em Porto Alegre não vai aumentar a concorrência, vai diminuir. O Pão de Açúcar vai CONSOLIDAR o Zaffari, isso sim. POA precisa ou de uma rede nova ou de uma outra, mas Pão de Açúcar não!!

      • Creio que não conheça as lojas do pão de açucar mais tops, já esteve na loja do shopping iguatemi em SP capital? acho que nao! Faça uma visita lá, depois fale comigo! Qdo me refiro a lojas pao de açucar em Poa, falo das tops, noa das meia boca, pois, a título de exemplo, em Poa, o Nacional, o Nacional nao é gdes coisas, mas o Nacional da Nilo é bom demais, moro ali ao lado e sei disso.
        Abraço.

      • Acha que vão fazer em Poa um Pão de Açúcar do padrão de São Paulo? Mesmo?

        Conheço o Pão de Açúcar curitibano. Se for pra ser igual, que nem venha.

  8. Gilberto, uma curiosidade, porque meu último comentário está para moderação se não há nenhuma palavra forte nem nada do gênero, muito menos fazendo refência a nomes de pessoas??????
    Gostaria de saber!!!
    Grato pela atenção,
    Felipe.

    • Te respondo: uma das palavras contidas na lista automática de moderação é “put”. Tu escreveste “disputa”. O sistema moderou. Limitações do WordPress eu diria. Mas melhor ficar preso e eu liberar poucos minutos depois, do que passar uma ofensa com a palavra referida. Abraço.

      • Com certeza meu caro, compreendo perfeitamente!!!
        Melhor a prevenção mesmo do que depois dar algum tipo de problema!
        O parabenizo pela moderação sensata do blog,
        Abraço,
        Felipe.

  9. agora liberou o comentário, estranho! mas antes ele tinha ido pra moderação,a chei estranho!
    Mas mesmo assim grato pela atenção,
    Felipe.

  10. Eu trabalho na empresa contratada para obter algumas licenças, e o projeto já sofreu sim algumas alterações!

    • tens, ou pode dizer algumas informações sobre isso?

      Aposto que tiraram a torre… =//
      Mas tudo bem…

  11. Ainda é um projeto pequeno, mais um toco pra amarrar bode em POA, deveria ser maior, mas é o que temos! Que seje bem vindo a pacata e estaginada capital gaúcha!

    • Pequeno??

      Sabe quantos m² tem esse terreno? Aproximadamente 200.000m² ou 20hac! Isso é IMENSO pra um “shopping”. Além disso, lá do alto da Tarso Dutra até o ponto mais baixo são +/- 80m de desnível… quero só ver como vão resolver!

      Esse é o terreno que trabalhamos semestre passado em UrbanoII, na FAUPUCRS. As professoras apelidaram ele de “filé mignon” de POA – porque é uma gleba (vazio urbano) no meio de uma bairros consolidados.
      Dá pra propor 7 quarteirões de tamanho razoável dentro desse terreno, que é o objetivo ao longo do semestre: desenvolver um plano de massa e propor usos, além de proposta de traçado viário e tudo mais.

      A proposta do nosso grupo pra esse vazio era essa (em maquete): http://imageshack.us/photo/my-images/716/05102011050.jpg/

      Na verdade nem sei porque tá tão demorado de sair esse complexo aí… deve ser a velha especulação imobiliária que manda nos terrenos daqui.

      Falando de gosto: isso pra mim parece um disco voador a la Bourbon Ipiranga. Tomara que tenham feito boas revisões no quesito estética…

      … e que seja mais ABERTO que fechado, tipo o Paseo! Olha a vista e o potencial daquela vegetação pra cirar espaços abertos.

      • Exato, não virando uma caixa de sapatos enorme ou com senso de estética duvidoso do grupo zaffari, qualquer obra será válida.

    • Qual o problema Marco, o Lula fala “seje” e já tá no terceiro mandato de presidente, não há problema algum falar “seje”, que preconceito!!! hahahahaha
      Deixe que o rapaz “seje” quem ele quer ser …

  12. É bem provável que fique a torre, pois a legislação ali permite esse tipo de edificação. E os ajustes feitos pelos projetistas, a meu ver, deixaram o conjunto mais organizado.

    Vale resslatar também que empreendimentos desse porte sempre oferecem, em contrapartida, benfeitorias para a cidade, mitigando os impactos que eles geram. Isso implica em alterações significativas em todas as vias que chegam e partem do empreendimento. E também nas vias que serão abertas…

    Ah, o desnível ali é de 40m, não 80m como disse uma estudante mais pra cima…

    • Dependendo da área de terreno que o projeto pegue não é 80… mas 40 eu tenho certeza que não é.

      Lá na Tibiriçá a cota de nível é 30-32 e lá no topo, naquela Igreja, é mais de 90m… isso pelo aero da prefeitura!

      • Bianca, eu tenho o levantamento topográfico do local, obtido com estação total e de um dos melhores topógrafos que a região possui…

        São exatos 41 níveis de 1m, da cota 35 à 75…

    • Eu ainda não engoli direito aquele viaduto que fizeram saindo da perimetral. Não haveria outra forma de fazer aquilo?

      • claro que sim.

        Coloca uma sinaleira no meio da avenida, quando fecha, os carros vão pro shopps…

        Só acho que isso iria piorar um pouco as coisas na avenida né…

      • Eu pensei num ‘balão’ em uma quadra… mas o tom de ironia no teu comentário me leva a crer que qualquer coisa nessa cidade é possível.

  13. Parece um cenário de filme de ficção científica dos anos 80. Mas já é mais bonito que o projeto do shopping que querem construir do lado do Gasômetro…

    • o shopping do lado do gasometro vai ser tri discreto, mal vai parecer um shopping pelo que vi nas imagens..
      sahuasusauas

    • o shopping do gasômetro pra mim é de um mal gosto terrível, o que é aquele teto de grama?!?!?! Parece que alguma coisa como limo olhada de cima … Mas também acho que vai servir também pra quadra futebol né, poi já tem grama em cima, acho que já pensaram planejando isso, bem pensado, mais um campo de futebol em Poa, alguns jogos da copa podem, inclusive, se realizarem nesse novo campo da cidade, o campo do gasômetro, haha

      • telhado ecologico cara…
        sahuashasuhushasuhuas

        se não colocam a grama, vão falar que é concreto na orla e isso e aquilo…

        Eu curti o telhado, alias, acho show predios com telhados verde

      • Eu já acho que o maior diferencial daquele projeto é justamente fazer com que o telhado do shopping seja integrado com a praça, fazendo a Mauá passar por debaixo disso. Tiro chapéu para essa ideia.

    • É que naquela ponta da cidade não se pode construir nada mais “bonito” que o Gasômetro (ou seria mais alto que o Gasômetro, sei lá, uma besteira dessas), por isso o shopping, naquele lugar, terá de ser discreto, contido, limitado, escondido…

      • Realmente Julião, só pode ser por isso que o projeto do shopping ali é horrível demais, deve ser esse motivo que tu disse mesmo!!!

      • Mas é verdade mesmo…. qualquer coisa eles falam que vai esconder o gasometro.

        É por isso que eu quero que o gasometro exploda..

        Mas sem ninguem dentro por que tenho um amigo que trabalha la.
        sssahusas

  14. Angeloni ou Pão de Açúcar seriam muito bem vindos em Porto Alegre.
    O Zaffari esta antigo, conceito ultrapassado e explorador nos preços.
    A qualidade de comidas prontas por ex é “terrível”.
    Cresce POA, venham os grandes para cá tb.
    Mais um shopping ! Maravilha. Bom para nós consumidores.

  15. Quem comprar o Central Parque da Rossi vai se dar bem… Hotel resort luxo com ondas no farrapos, Belvedere, ciclovia na Ipiranga…

  16. Estas obras devem começar o quanto antes…
    Esta região está necessitada de um empreendimento deste porte…
    Os moradores de toda a região estão querendo este shopping
    O povo pede a liberação do Shopping para os VEREADORES de PoA
    Principalmente dos Bairros:
    Jardim Botânico, Petrópolis, Três Figueiras, Chácara das Pedras, Bom Jesus, Jardim do Salso, Pártenon, Vila Jardim, Jardim Carvalho, Agronomia, Jardim Itú, Jardim Sabará, Jardim Ypú, Morro Santana, Mont Serrat, Santa Cecília, Rio Branco, Santana, Bom Fim e Bela Vista…
    Att

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s