OBRAS DO CAIS MAUÁ COMEÇAM EM AGOSTO

Projeto será no trecho entre a Rodoviária e o Gasômetro Foto: Luciano Lanes / PMPA

Após reunir-se com o prefeito José Fortunati nesta terça-feira, 24, os empreendedores da empresa Porto Cais Mauá do Brasil anunciaram que as obras no Cais começarão em agosto, com a urbanização e revitalização dos 12 armazéns. Na prefeitura, os empreendedores entregaram a Fortunati o cronograma de atividades da revitalização do Cais Mauá, que terá o investimento de R$ 500 milhões.

Após o Carnaval, deve ser instalado o escritório da empresa no Cais. A intenção é que a população possa acompanhar todas as etapas do projeto através de maquetes e visitas guiadas. A empresa responsável pelo empreendimento estima a geração de 9 mil empregos diretos e indiretos na operação.

O prefeito destacou a importância do empreendimento na qualificação da cidade. “É um projeto estratégico, que irá mudar o cenário de Porto Alegre”, afirmou. Conforme Fortunati, os armazéns estarão concluídos em 2014, oferecendo áreas de lazer e entretenimento à população. Fortunati ressaltou o esforço da prefeitura para viabilização do empreendimento, com a entrega, no dia 23 de novembro, da primeira etapa do Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU), que contém as diretrizes necessárias para o projeto de revitalização do Cais.

De acordo com o diretor da Porto Cais Mauá do Brasil, Mário Freitas, ao longo do ano serão realizadas inúmeras ações no Cais. Os empreendedores devem apresentar à prefeitura em dois meses os estudos de impacto de tráfego e, em três meses, as avaliações de impacto ambiental, para avaliação e aprovação do município. Simultaneamente, são desenvolvidos pela empresa os projetos básicos de urbanização e construção dos edifícios.

O coordenador do Gabinete de Assuntos Especiais (GAE), Edemar Tutikian, destacou que os critérios para revitalização dos armazéns respeitarão os aspectos históricos da construção, patrimônio tombado pelo município, Estado e União.

Projeto

O projeto compreende trecho de aproximadamente 2,5 quilômetros, da Rodoviária à Usina do Gasômetro. O plano prevê a construção de prédios comerciais e misto e a recuperação dos armazéns para o funcionamento de bares, restaurantes, lojas e estabelecimentos culturais. O conjunto de inovações proposto para revitalização do Cais Mauá soma-se às iniciativas de renovação do Centro Histórico, conduzidas pela prefeitura, elevando o patamar de desenvolvimento econômico e do turismo da região e da Capital.

Prefeitura



Categorias:Projeto de Revitalização do Cais Mauá

Tags:, ,

4 respostas

  1. O Instituto de Artes da UFRGS está funcionando faz anos em um prédio precário e defasado. Creio que seria interessante desloca-lo para alguma àrea de lá… Movimento de estudantes praticamente o ano todo, em todos os horários do dia, integrados a algum tipo de museu… Será?

    Curtir

  2. So espero que nao seja adiado o comeco das obras como vemos tantas vezes com o estadio colorado.

    Curtir

  3. E eles estavam em negociação para colocar a Escola de Administração da UFRGS também la pra dentro… veremos!!

    Curtir

  4. Fiquei consfusa…

    … se a entrega do EVU é só em novembro, como as obras vão começar em agosto? Não pode, ainda mais pra uma obra desse porte!

    Ou foi novembro de 2011 que teve essa entrega?
    Mais uma: 500 milhões não é…muito?

    Whatever… pelo twitter do André Machado li que vai ter uma Livraria Cultura lá também!

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: