Orla do Guaiba é largamente privatizada e proibida à população. Ecologistas, governo e ativistas: deles só OMISSÃO.

Porto Alegre tem uma das orlas mais deslumbrantes do país:

Foto: Gilberto Simon

Foto: Gilberto Simon

________________________________

Autoria das fotos a seguir:  Ricardo Haberland

Um bairro muito completo, verde, e com acesso súper rápido ao Centro. Este é o nobre e lindo bairro Tristeza:

Paisagem belíssima e riquíssima, que ninguém lembra quando baba por Florianópolis e outras:

Mas, espantaosamente, a paisagem acima não é permitida aos portoalegrenses. Toda esta orla é sem acesso. Ao contrário do matagal e do paredão de maricás que nos privam da orla da Gasômetro ao Cristal, a partir da Vila Assunção toda a orla é proibida aos portoalegrenses em função da privatização por clubes , favelas e mansões. O píer novo, acima, também é proibido: pertence a um condomínio recém construido.

Tristeza, um bairro tão nobre, oculta um de horrores na sua orla sem acesso:

Na foto acima, não se enganem com o aparente acesso pela areia: normalmente o Guabia é mais alto e as águas batem no muro.

Um deprimente quase-acesso à paisagem deslumbrante e desconhecida da Tristeza:

Se aventurando neste buraco de quase-acesso, nos deparamos com outra muralha horrivel. As águas normalmente vão até a muralha:

No bairro Vila Conceição, o cenário começa a ficar até mesmo fantasmagórico. Inexplicavelmente, a região junto a orla é uma floresta repleta de ruas,  casas e mansões abandonadas. Algumas mansões até tem moradores, porém com estado de abandonadas e aparência sinistra e assustadora. Outras mansões estão parece que realmente abandonadas, em fortes ladeiras no meio da mata, descendo até as águas.

Portão proibe de chegar à orla:

Na foto acima e em todas as outras que vierem a seguir, esta orla de areia na verdade não existe: o ano inteiro as águas batem direto nas muralhas. A areia só aparece na seca do verão, quando o Guaiba baixa bastante. Ou seja: normalmente, a proibição do acesso à orla não se dá somente por ser privatizada: em muitos locais nem espaço a areia há: os clubes e mansões construiram até a água.

Uma casa grande, mas semi-abandonada:

A coisa fica mais explícita e chocante:

O governo roubou a orla dos portoalegrenses para esta casa:

As casas acima são na Vila Conceição. Seguindo-se adiantge em relação ao sul, vem o bairro Pedra Redonda, que também tem toda a orla proibida, com recantos sinistros e assustadores, muralhas de clubes, etc. Ali também está o Morro do Sabiá, com paisagens deslumbrantes, que outrora tinha acesso à orla, mas que há uma década também a proibiu para a cidade.

________________________________

Pois é: Porto Alegre tem uma das orlas mais deslumbrantes do país.

Mas vivemos como se não tivesse orla, como se Porto Alegre fosse “seca”, como uma Goiânia da vida. Deveríamos entregar o Guaiba para uma cidade que mereça.

Temos uma das orlas mais deslumbrantes do país  mas, com exceção de Ipanema, ela é abandonada, toda sem acesso por matagais sinistros , paredões de maricás, ou simplesmente proibida e privatizada. Sobre isso, os os ecologistas, os contra-tudo e os partidos- políticos-do-contra não fazem absolutamente nada. Mas quando surge uma chance de ouro para a cidade, sem ônus e onde toda a população sairia ganhando, como o Pontal do Estaleiro, esta gente arma uma guerra para proibir tudo, em clara atitude ideológico-partidária. E esta cultura contra-tudo ainda impregnou toda a mentalidade e cultura da cidade. A paisagem magnífica que temos e a situação absurda em que vive nossa cidade é algo único no mundo. Triste Porto Alegre, aquela orgulhosa cidade do sul.



Categorias:Outros assuntos

Tags:, , , , , , , , ,

25 respostas

  1. Parabéns meu amigo por disponibilizar estas informações tão importantes aos Portalegrenses que agora poderão fazer suas denúncias e pedir providências em especial sobre sua postagem que repliquei lá no dihitt: conforme este Link aqui:
    http://www.dihitt.com.br/n/opiniao-e-noticias/2012/05/17/orla-do-guaiba-e-largamente-privatizada-e-proibida-a-populacao-ecologistas-governo-e-ativistas-deles-so-omissao-2012
    Sendo que eu hoje a tarde estive também no local e fiquei alarmado e intricado quanto ao que vi que terei que fazer um Post também no meu Blog a Nova classe Média adicionando fotos das paisagens da área cercado quase que iguais as suas tiradas no local, valeu mesmo, pois não devemos nos calar sobre isso!
    Escreva aos Vereadores de Porto Alegre, exija, cobre, não fique parado
    Estamos disponibilizando aqui no Blog, para facilitar, os endereços de e-mail dos vereadores de Porto Alegre, assim como os telefones dos seus gabinetes.
    Pode parecer meio singelo, mas os vereadores podem ajudar e muito a resolver os problemas da cidade. Eles aprovam as leis, votam o Plano Diretor, desenham o futuro da cidade.
    Escrevam para todos ou para os que você mais confia. Eles não são iguais. Tem ideologias diferentes, segundo seu partido. Mas todos tem poder de resolver muita coisa na cidade.
    Não cruze os braços.
    Escreva aos vereadores, reivindicando ações. Não esqueça: você votou nele !
    Ele recebe o salário que recebe por que você colocou ele na Câmara.
    Vamos exigir!

    https://portoimagem.wordpress.com/escreva-aos-vereadores-de-porto-alegre-exija-cobre-nao-fique-parado/#comment-47293



    Estou também divulgando em mais redes sociais….

  2. E a PROJETADA Avenida Guaíba?

  3. Certamente que o objetivo não é voltar à discussão do Pontal do Estaleiro. Mas na minha opinião (e é apenas uma opinião, não uma verdade absoluta) abrindo-se a brecha para umas 2 ou 3 torres na orla, logo umas 4 ou 5 estarão autorizadas e a pressão para se fazerem umas 15 ou 20 já estará em curso nas salinhas da câmara municipal. Afinal, como tu vai dizer pro pessoal: gente construiremos apenas 3 torres na orla e as 3 construtoras fulanas aqui serão as felizardas. Não, né?

    Sobre as favelas, acredito que os movimentos sociais preocupam-se muito mais com favelas devido ao fato de haver uma população numerosa (no terreno de uma mansão certamente cabem pelo menos umas 100 pessoas numa aglomeração desumana) e em situação de risco (famílias desestruturadas e alta criminalidade). Não é uma equação fácil de resolver. Mesmo que na orla, tais famílias deveriam ser removidas para ocupar um espaço mais digno. O problema é que tais soluções sempre são adotadas após um processo de especulação imobiliária (lobbies de empreiteiras e tal) ou devido a um surto de “sanitarização” da cidade. Achar que os movimentos sociais diriam que “favela na orla é justiça social” é um tremendo preconceito. Favela não é bom em lugar algum, muito menos em áreas de risco.

  4. É bizarro supor que o pessoal “do contra” seria a favor da ocupação privada da orla, só porque não se manifestou contra isso. Aliás, devem ter se manifestado, mas sempre tem o pessoal “a favor” que chama qualquer opinião contrária a sua de “esquerdinha”.
    Pois bem, como vemos felizmente nem tudo é preto no branco. Foi levantada de forma muito válida essa questão da privatização da orla (apesar dos preconceitos e provocações ao pessoal contra ao Portal do Estaleiro). Não sei desde quando as casas estão ali, mas obviamente desapropriação é sempre uma questão complexa. Se os casarões forem posteriores à legislação que determina a orla como pública, de certo que deveria ser dado um jeito de devolver a orla à população. Entretanto, como ninguém reclama e ninguém se mexe, a prefeitura simplesmente não tem motivos para se incomodar com isso. Talvez seja uma luta a ser avaliada pelo pessoal da Associação de Moradores da Tristeza.

    Quanto aquele bairro semi-abandonado, vizinho à Tristeza, visitei mês passado “descobrindo” novos cantos da cidade e também achei fantasmagórico hehehehe O que conseguimos notar após voltar pra “faixa” foi que aquela zona de casarões fica bem ao lado de uma favela grande. Provavelmente deve ter muito bandido que usa o mato pra chegar nos casarões e assaltar geral, tornando a região um festival de “Vende-se”, apesar de uma localização privilegiadíssima quanto à vista, ao tamanho dos terrenos e a calmaria. Visitando aquela região, parece mesmo que estamos no campo ou na praia, tamanho é o silêncio.

  5. Mansões na orla: privatização
    Favela na orla: justiça social.
    Com este pensamento, presente na maioria dos integrantes deste Fórum Social Temático por exemplo, chegaremos onde?

  6. Porto Alegre é a terra do FAÇA O QUE DIGO MAS NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO.

    Ou vocês realmente não acham que em todo aquele blablabla do pontal do estaleiro não tinha ninguém dessa região das fotos? A educação é realmente algo..

    Ah, estive em Curitiba e a educação por lá também anda não muito bem. Vergonhoso. 7 carros tomando multa por estacionar em vaga de deficiente no aero. Sete.
    E carros bons. Todos com placa de lá.
    Parece que não é só a Porto Alegre que tanto mal falam na questão de educação do povo que está assim.

  7. Quem conhece um pouco da história de POA sabe que a Tristeza era o balneário da cidade lá pelo final do século XIX… vinha todo mundo de “férias” pra ZS e quando chegou a luz elétrica, começaram a se fixar ao invés de apenas veranear. Por isso tem esses casarões na orla ali da Pedra Redonda em diante.

    Mas se aqueles pedaços de orla são propriedade particular, não sei se a Prefeitura pode ser rígida com isso… não é um terreno baldio como tantos que ficam espalhados por aí e todos têm acesso fácil e é amplamente visível.
    Na verdade, rígida eu acredito que possa já que aquela sujeira toda contaminha o resto do Guaíba. Mas fazer isso são outros 500.

    Aí entra também o interesse do dono em cuidar… e será que eles pagam no IPTU o valor de “estar na orla”?
    Mas aquelas que já estão lá há tempos não dá pra simplesmente retirar, ainda mais se tem moradores. As que estão atiradas, a Prefeitura deveria comprar e fazer alguma coisa.

    Eu sou bem contra ocupação da orla por residências e torres de comércio ou moradia. E ali é na orla mesmo, beirando a areia – diferente do pontal do Estaleiro que tinha rua ainda, que eu também não era lá muito a favor.
    Acontecen que futuramente quem não tem orla vai se mexer pra ter seu pedaço também… aí perde o controle. Olha Floripa que os hotéis tomaram conta.

    Sempre fui a favor da orla livre. Lembro vagamente duma aula de Urbanismo em que ouvi que a orla é por lei de uso PÚBLICO, e não é só aqui no Brasil essa medida. Agora que estão se mexendo pra tratar o espaço, mais ainda – convenhamos, bem melhor um parque linear a um paredão de casas ao longo do Guaíba.

    Pra quem se interessa, um arquivo com a história dos bairros de Porto Alegre: http://rgp1poa.files.wordpress.com/2011/10/historia_dos_bairros_de_porto_alegre.pdf

    • Ninguém aqui defende um paredão de casas ou prédios na orla, vocês “do contra” adoram pregar essa idéia para que a população fique do lado de vocês.

      Duas ou três torres, bastante esbeltas, nos 72 km de orla que temos não iria causar privatização do espaço público, mudança do regime de ventos ou devastação da mata nativa. Pelo contrário: apenas iria qualificar o local, trazer pessoas e movimentação. Aliás, o uso misto dos espaços é cada vez mais comum nos novos projetos de urbanismo mundo afora.

  8. sou a favor das mansoes na orla, mas extremamente contra as favelas na orla, chinelao que nao quer trabalhar tem que levar na pleura ou fazer como muitos fazem por aqui: ” bah cara, o nordeste e um paraiso, se transformou em primeiro mundo derrepente, prq tu nao vai pra la e fica por la??? pelo menos e’ quente o ano todo” Tudo a favor de quem trabalha e pode pagar por estas casas. Ou vcs sao a favor de termos favelas se espalhando pela a orla???? ELA TEM QUE SER OCUPADA !!!!

    • Tu vai ser esfaqueado pelo pessoal que comenta no blog..

      haha

      Mas concordo, umas mansões na orla, e alguns lugares para apreciar a orla… isso é dimóis..

      Mas o povo aqui prefere favelas e um muquifo pra fumar crack e ser assaltado.

  9. Espetacular essas fotos. É um das várias regiões de Porto Alegre que não conheço.

    Tenho muita vontade de um dia visitar esses lugares, para ter certeza de que isso fica em Porto Alegre mesmo. HAHA

    Esses tempos eu vi um vídeo no youtube que mostra até uma pequena cachoeira ali no morro Santana.

    Se soubéssemos usufruir de forma sábia essas riquezas naturais para o nosso lazer, cultura e diversão certamente seríamos pessoas menos estressadas e ansiosas.

  10. Isso que é o triste, para os “movimentos sociais”, privatizar a orla é deixar a pepsi botar umas plaquinhas depois de reformar os calçadões, botar aparelhos de ginástica, etc. E olha que não mostraram nenhuma favela nas fotos, pq isso sim eles acham lindo na orla.

  11. Sem contar o Parque gigante, que está sendo expandido para ser usado como CT do Inter.

    • O que vocês acham sobre os CTs ocupando parte da orla? Tanto Inter quanto Grêmio, na frente do Barra Shopping, estão ocupando um espaço nas margens do Guaíba (privatizando o acesso à orla) e deveriam ter um acesso público?
      O novo projeto do Jaime Lerner pra essas áreas, vai considerar isso será, ou vão retirar os dois maiores clubes da cidade da orla?

  12. Se vocês vissem o cuidado com as cidades aqui na Espanha…
    Tudo limpinho, ajardinado, calçadas e ruas impecáveis!
    Caminhei quilômetros por Cádiz e não encontrei nenhum buraco nas calçadas e ruas.
    Nesta madrugada caminhão passou varrendo e com funcionários lavando as calçadas com mangueiras .
    Não existem terrenos com capoeiras. É tudo clean, limpíssimo.
    E a Espanha está em crise econômica.
    E o Brasil uma potência econômica, com a sexta economia mais forte do mundo.
    Tem algo errado aí.
    Sou muito burro.
    Será que alguém entendido em economia poderia me dar uma aula sobre como isso é possível?

  13. Me dói ver isso, essa mistura de luxo com abandono, natureza e lixo….

    Mas o que dói mais, é ver que tudo é politicagem barata, interesses….

  14. Otima materia Ricardo. Voce falou tudo!!

  15. Não adianta esse post hoje, eles estão tudo la no Forum Social de sei la o que…

    haha

    Ou fazendo escandalo dentro do onibus lotado, com plaquinha do greenpeace mandando abrirem as janelas do bus para se molhar com a chuva, por que se não vamos todos morrer por causa do monoxido de carbono… (sim, passei por isso hoje..)

    • mas o pior que é verdade – a marcopollo teve a capacidade de construir onibus onde o cano de escapamento passa por dentro do onibus pra deixar a parte de trás livre pra publicidade. O fundao é a parte mais quente e se tu nao tiver rinite , verá que cheira a escapamento.

    • Sabia que com as janelas fechadas e a não circulação correta do ar pode ocasionar gripes e resfriados mais frequentes? São várias pessoas, com seus germes (bactéricas, fungos, vírus…sendo eles nocivos ou não) todas amontoadas, e ainda com as janelas fechadas, a proliferação de doenças é muito maior…Por isso por favor, não seja tão ignorante, chuva não deixa as pessoas doentes, vírus, bactérias vindo de várias pessoas, sim…

      • E eu falei que a chuva ia deixar alguem doente?

        Eu disse que as pessoas fecharam as janelas por causa da ÁGUA QUE TAVA CAINDO DENTRO DO ONIBUS, não sei se tu viu, mas caiu MUITA chuva ontem, e com o vento, toda água que era pra escorrer pelas calhas do onibus caiam nas pessoas.
        Foi só isso.

        As pessoas precisam trabalhar, ir pra aula, igreja, pra qualquer coisa…. vão chegar como la? Ensopados?

        A sra la, disse que iamos todos morrer, disse que tinha monoxido de carbono por causa das janelas fechadas, iria ser um suicidio coletivo 40 pessoas dentro de um onibus fechado né… ainda mais com uma vedação tão boa como as dos nossos onibus… haha…

        • O que eu quis dizer é que é idiota se importar em se molhar quando há coisas piores, como doenças se espalhando, e abrir um pouco e se molhar um pouquinho não mata ninguém, eu sempre abro, mesmo que tenha um temporal, e nunca fico encharcada…

        • Por sinla, alguém sabe dizer se as empresas limpam os filtros do ar condicionado dos ônibus?

Faça seu comentário aqui: