Travessia fluvial aproxima turismo de Guaíba e Porto Alegre

Com o objetivo de aproveitar o fluxo de visitantes possibilitado pelo transporte hidroviário de passageiros entre Porto Alegre e Guaíba e para potencializar a atividade turística, as secretarias municipais das duas cidades assinaram hoje, 24, termo de cooperação para a elaboração de roteiros turísticos integrados e ações promocionais de seus atrativos. Entre elas, está o apoio dos dois órgãos oficiais na operação dos Pontos de Orientação e Informação Turística (Point) que serão instalados nos terminais hidroviários de embarque e desembarque de passageiros da Catsul.

A parceria foi firmada pelo secretário de Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes, e a secretária de Turismo, Desporto e Cultura de Guaíba, Cláudia Mara Rosa, durante a reunião da Câmara Temática Turismo e Hotelaria Copa 2014, do Comitê Organizador Sede – Porto Alegre, com a presença de representantes da Catsul. De acordo com Cláudia, a operação dos catamarãs mudou positivamente a rotina de Guaíba, cidade com 95 mil habitantes que passou a receber 5 mil, visitantes a cada final de semana.

Nova rotina – “Os números superaram todas as expectativas, inclusive do comércio que ficou aquecido”, disse a secretária. O fluxo de pessoas, que descobriram na travessia fluvial um programa de lazer, está mexendo também com a infra-estrutura da cidade. De acordo com Cláudia, a prefeitura trabalha com o apoio de consultoria de turismo que atende também segmentos de serviços, como restaurantes e hotéis, no sentido de se prepararem para a nova realidade. A revitalização da orla do Guaíba, do Mercado Público e o estímulo aos esportes náuticos são algumas das medidas que o município está encaminhando. “A parceria com Porto Alegre é um salto de qualidade, porque o potencial dessa travessia é imenso não só para as duas cidades como para a região, já que Guaíba é a porta de entrada para a Costa Doce, uma das regiões turísticas do Estado”, avaliou Cláudia.

Mais oferta – Como coordenadora da Microrregião Turística Delta do Jacuí, a Secretaria de Turismo de Porto Alegre tem como política trabalhar com outras cidades e estimular o desenvolvimento do turismo. A parceria com Guaíba está dentro desse contexto, segundo Moraes. “A partir da operação dos catamarãs e do fluxo de visitantes, Guaíba se descobriu como cidade turística, e isso é muito bom para Porto Alegre porque permite oferecer aos nossos visitantes uma cesta de produtos turísticos mais ampla, com mais atividades e oportunidades de lazer”, disse o secretário.

Moraes elogiou a rapidez com que a cidade vizinha agiu na apresentação e execução de projetos para potencializar esta nova realidade, lembrando que obras da Corsan, de tratamento de esgoto, em andamento em Guaíba, permitirá um aproveitamento ainda maior da orla naquela cidade assim como o Projeto Integrado Socioambiental (Pisa), de recuperação gradual da balneabilidade das praias do lago na Capital.

Prefeitura



Categorias:Outros assuntos

1 resposta

  1. guaiba vai fazer um projeto de revitalização da orla depois de Poa, e vai ficar pronto antes..

    Não duvido que seja 10 vezes melhor que o de Poa tambem
    haha

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: