Trinta e sete projetos foram enviados ao Instituto de Arquitetos do Brasil/RS para o guarda-corpo da ciclovia da Ipiranga, em fase de construção no trecho de 500 metros entre a Érico Veríssimo e a avenida da Azenha. Nesta quinta-feira (26), será feita a seleção dos três projetos mais adequados, por uma comissão formada por técnicos da prefeitura e IAB. Na sexta (27), os três finalistas farão a defesa dos seus projetos diante de uma comissão pública formada por técnicos da prefeitura, IAB e também de um representante da comunidade (ciclista). A divulgação do projeto vencedor está prevista para dia 30 de janeiro.
Affonso Ritter
Categorias:Arquitetura | Urbanismo, ciclovias
Se não pode metal e concreto é anti-ecológico, a melhor solução seria tijolos, com alguns detalhes sobressalentes para quebrar a monotonia.
po, 150 conto é um bom valor..
Se nao sair algum projeto decente dai sera’ a desmoralizacao completa e absoluta da classe dos arquitetos.
Mas a questão não é só essa, tem que ver quais limitações a prefeitura vai colocar. Por exemplo, valores.
“O custo máximo de execução do produto acabado e instalado é de R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais) por metro linear;”
http://www.iab-rs.org.br/noticia.php?id=1469
O problema é que o custo é por metro linear mas depois o governo acaba pagando por metro exponencial…
Acho que deveriam esperar o projeto de revitalização de todo o dilúvio (UFRGS/PUC), para definir o espaço e o formato que poderia ser usado na ciclovia.
É tudo atropelado sem organização nenhuma.
Daí tem que pensar integrado, com colaboração entre órgãos, lembre que estamos no Brasil.
E mureta pra que agora? Vai pra Amsterdam e procure alguma mureta na ciclovia junto aos arroios…
Se cair no dilúvio, merece, seleção natural hehe
Tem a mesma proteção na cidade toda: http://static2.travelandleisure.com/images/amexpub/0011/7234/201004-a-amsterdam-2.jpg
Alias, vejam que a grade é pintada de uma cor discreta, como em todas as cidades do mundo fora da america latina.
Po falar em Beira-Rio: não vai sair a tal de obra?
Qual será o critério de escolha?
Menor valor para execução?
Quanto mais rústico, melhor?
Projeto o mais simples possível de ser executado?
Minhas esperanças de ver uma Porto Alegre mais ousada sumiram há tempos…
Por falar em projetos, quantos projetos que discutimos aqui nos últimos anos estão em andamento?
Já começaram as obras do Cais? Do Beira-rio? Do Mirante? Obras de melhorias na Orla? As obras de transporte público e mobilidade para a Copa?
Na minha opinião vai sair uma muretinha de concredto simples, que é o que POA costuma fazer. O curral da Ipiranga foi chinelagem demais até pro nosso padrão.
acredito que não, mas gostaria de conhecer os 37 trabalhos.