Conheça os três projetos propostos para implementar o guard-rail da ciclovia na Ipiranga

Projetos de arquitetos serão avaliados por uma banca; vencedor será conhecido na segunda-feira

 

Veja na ZERO HORA a matéria completa, com diversas fotos e informações, clicando aqui.



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23 respostas

  1. O primeiro é muito tosco, lembra o curral que a prefeitura havia posto antes. Fico com o segundo ou o terceiro, sendo que o terceiro traz mais cor e assim dá mais vida à cinzenta Avenida Ipiranga.

    • Eu aliaria o segundo ao terceiro, pois o terceiro traz mais cor e o segundo tem aquelas plantinhas charmosas no guard rail, dando uma impressão de cidade ajardinada e bem cuidada. Para o infarto de muitos, um apecto ajardinado à lá Curitiba. Hahaha.

      • Uma mistura entre os dois seria o ideal, mas pra ser parecido com Curitiba mesmo tinha que ter uma faixa acompanhando toda a ciclovia cheia de flores. rsrs

  2. Bianca Grando pra mim a melhor opção é não fazer esta ciclovia, pois meu antigo chefe na EPTC sempre dizia que corria em volta do dilúvio quando era aluno do Colégio Protásio Alves, Assim sendo, sua opinião deve ser igual a minha, pois ex chefe é ex chefe e se esta ciclovia sair do papel, ninguém mais vai conseguir caminhar com sossego na volta do dilúvio !

    • bernardo, eu tô vendo o que você tá fazendo (e tô achando ridículo). Por favor, use argumentos mais sérios do que isso no blog, ok?

  3. Aposto uma cerveja que em poucos meses isso vai virar “estacionamento” para os cavalos das vilas que tem ali na região…

  4. Comentando um a um:

    Primeira opção – acho que o arquiteto não se deu conta que aquela ângulo do moirão tem que ser pro outro lado, pro Dilúvio no caso… se o ciclista se desequilibrar, pode bater a cabeça ali fácil! É só “espelhar” a estrutura que já funciona!

    Segunda opção – a proteção aquela do meio ficou tri boa! Tem a inclinação pro lado do Dilúvio, que é o erro da primeira, e ainda tem a opção de plantar alguma trepadeira que vai dar um visual bem bonito!

    Terceira opção – mesma linha da segunda opção mas com acréscimo de cor… parece ser resistente também porque pra resolverem roubar é um abraço (inependente da escolhida, as peças terão que ser concretadas pra evitar roubo).

    Entre todas, eu gosto mais da 2a e 3a opções… e pendo mais pra 3a pela intenção de por vegetação junto e porque me agradou mais o design. Ah, e pela prancha de apresentação, achei bem criativa 🙂

    Maaaaaaas, por questões $$$ da PMPA imagino que acabe sendo escolhida a 1a porque é de material simples e é rápida pra executar… e acho que vão chamar atenção pro moirão com o ângulo virado pra dentro da ciclovia.

  5. Qualquer um destes parece bom… claro, dependendo dos materiais. Ainda mais em obra publica, o render geralmente é melhro que a realidade. Em relação a árvores, até onde sei a prefeitura não planta nenhuma na beira do dilúvio, entre outras coisas para preservar a canalização.

    • Ah, esqueci de comentar das árvores…

      … fui numa semana acadêmica da FAU.UFRGS há um tempão atrás e teve uma palestra sobre o Dilúvio: na teoria, por causa das malditas torres de alta tensão, vegetação ali pode até no máximo 3m pra não interferir.

      Aquelas que tem lá é a população que plantou porque não tinha “nada” e achavam que tinha que ter.
      Só que aí a prefeitura resolveu que ia tirar quando elas já estavam enormes e a vizinhança se revoltou e não deixou.

      O ideal seriam só arbustos ou aquelas tipo a da freeway que são baixas… só que daonde que a prefeitura tem que dar ouvidos pra população se não pode ter árvore de grande porte lá?? Essas coisas que é brabo.

      • não lembra disso da rede alta tensão, mas realmente tem isos. Aliás, com a ciclovia ali estas árvores existentes não viram um risco mais grave?

        • Depois da foto que eu vi que eles contornaram a árvore com a ciclovia, como leiga no quesito bicicleta me pareceque vai ser perigoso sim.

          E a proteção que vão construir vai estreitar ainda mais esse trecho, ou seja…

      • Poda de árvores é uma técnica bastante conhecida e, se bem aplicada, permite moldar a árvore praticamente de qualquer modo. Pena que a prefeitura de Porto Alegre aparentemente não tem uma pessoa sequer que saiba fazer isso.

  6. O terceiro ganha fácil, fácil

  7. Também fico com o terceiro! Gostei muito desse!

  8. Gostei mais do terceiro!!

  9. Gostei dos três

  10. Gostei do segundo. Mas deveriam plantar umas arvores, duvido que alguém vai se aventurar a andar de bicicleta com um baita sol que anda fazendo.

  11. Comparando com o que a prefeitura inventou de fazer, todos esses tres são otimos.

  12. Curti mais o do meio..
    😀

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