Paradas de ônibus – o exemplo de Florianópolis

Estando em Florianópolis, aproveitei e fotografei muitas e muitas paradas de ônibus da cidade, em muitos bairros, tanto no centro como em bairros mais afastados, assim como na Lagoa da Conceição. De dia e de noite.

Resultado: todas as paradas estão em ótimo estado! Não há vandalismo! Percorri boa parte da cidade e fiquei impressionado. Mesmo a noite, todos os luminosos das paradas funcionando.  Paradas impecáveis ! No máximo, eu vi algumas paradas com os vidros sujos, mas inteiros. Nenhum quebrado ou rachado.

Não são as mais bonitas paradas que já vi, mas dão de goleada em muitas outras pelo estado em que estão.

O que tem Florianópolis que Porto Alegre não tem ? Educação ? Policiamento ? Cultura ?

Não sei, mas deixo aqui algumas das fotos que tirei, para vocês constatarem que realmente as paradas são inteiras.

Fotos: Gilberto Simon – via smartphone – carro em movimento.



Categorias:Outros assuntos

23 respostas

  1. GAÚCHO É MALOQUERO POR TRADIÇÃO! HERANÇA MALDITA DOS FARRAPOS!
    AQUI NADA DA CERTO! GAÚCHO É POVINHO!

    Curtir

  2. Florianopolis tem um grande diferencial que se chama conservação. Estava em Floripa em uma parada de onibus no ultimo verão quando parou um automovel com o logo da prefeitura e com os dizeres do tipo ” equipe de conservação de paradouros publicos” ou algo parecido.
    Desceram dois funcionarios conferiram tudo, trocaram uma lampada que estava queimada e seguiram para a proxima.. O problema em Porto Alegre é que as coisas são feitas e abandonadas, não existe nenhum cuidado em conservar ou policiar preventivamente contra as depredações.

    Curtir

  3. Acho que essa questão das paradas de ônibus é só uma das que envolvem um problema sério da cidade: A falta de preocupação dos governantes e da população em preservar, dar manutenção e planejar os espaços comuns de convívio. Desde que vim morar aqui observei que existe uma atmosfera de estagnação, onde nada novo pode ou é feito sem que algum grupo proteste exigindo que a situação, por mais absurda que pareça, permaneça da mesma forma. Espero que, o mais breve possível, deixemos de apenas escrever aqui nossas indignações e passemos a ações concretas.
    Acompanho este blog diariamente, e a partir disso o site da prefeitura e seguidamente ligo para as secretarias responsáveis indagando sobre ações e projetos, sei que muitas vezes me enrolam, ou pode ser uma ação “boba” mas ja obtive respostas honestas e considero o começo de uma atitude que deveria ser de toda a população.

    Curtir

  4. Eu já tinha comentado sobre as paradas de Floripa, então concordo 100% sobre elas, mas a questão vai muito além disso. Já repararam que pixação quase não existe lá, em lugar algum?

    Curtir

  5. Floripa tem população mais educada e poder público mais presente! Só isso!

    Curtir

  6. PADRÃO!
    Só essa palavrinha aplicada no planejamento das paradas já resolve alguma coisa.

    E realmente população não é justificativa porque muitas em SP e no RJ são ótimas. Aqui parece que TODAS sofrem vandalismo…

    … por que será que é TÃO exagerado aqui?! Mal educado tem por tudo assim como pouco policiamento e recurso escasso pra melhorias constantes.
    E não só com as paradas, em várias coisas.

    Sei lá, pra mim isso segue sendo uma incógnita.

    Curtir

    • Em países sérios quando o sujeito não é educado para viver em sociedade, ele é punido. Aqui tem uma parcela da população que se enche de dedos, quando se fala em punições exemplares?? Sem punição continuarão acontecendo vandalismo, roubos etcetcetc…

      Curtir

  7. A diferença é que lá o Poder Público não é desleixado igual aqui; a diferença está no poder público que pensa em desenvolver a cidade e atrair capitais e não igual aqui em Porto Alegre que gastam unicamente dinheiro em coisas sem sentido e sem retorno tal como os FSM e FST da vida. A diferença é que lá não tem ecoxiitas igual aqui, que barram as coisas boas para a cidade e não gritam para retirar e limpar toda a sujeira a que Porto Alegre está submetida.

    Curtir

    • 2 milhões parece que foi quanto a prefeitura doou para realização do FST.

      Além de imoral, já que o poder público deveria ser apartidário, trouxeram um monte de vagabundo para a cidade que ficam atrapalhando o transito de gente que precisa trabalhar.

      Minha esposa ficou 40 min parada dentro do onibus as 18h pq os idiotas trancaram a João Pessoa no horário do rush.

      Curtir

  8. http://media.treehugger.com/assets/images/2011/10/bus20stop.jpg olha essas em nyc. São muito bacanas, mas aqui não dariam certo, digo principalmente pelo sol, tem que ser uma cobertura não translúcida, e também não essas de cor preta que temos hoje (são um forno)

    Curtir

  9. Fora a inexistência de bancos para esperar o ônibus, que é importante principalmente para a população idosa.

    Agora, indo mais além, poderia-se pensar em colocar ao menos quais linhas de ônibus passam naquela parada. E ainda (viajando surrealisticamente) colocar o horário em que cada ônibus passa pela parada. Mas ok, não vamos exigir demais da EPTC num primeiro momento.

    Curtir

  10. Rio de Janeiro, Curitiba e várias outras capitais tem população maior que Poa e tem paradas mutissimo melhores. Tamanho da população não é desculpa.

    Curtir

  11. Bah, lembro que depois de uns anos, voltei a ir pra Floripa, e vi umas paradas incriveis com aquelas propagandas que ficam com umas tv’s de LCD…

    Bah, muito show, e isso nuns lugares tri afastados.. ficava uma propaganda da Coca Cola la..

    Não sei se ainda existe, mas era show… me apavorei, e tudo limpo, inteiro, era incrivel…

    Curtir

  12. É uma vergonha mesmo para Porto Alegre. Também estive em Florianópolis neste mês e surpreendeu-me o cuidado deles com o Centro Histórico, comparado com o de Poa. É vergonhoso como a nossa cidade é mal tratada. Temos shoppings lindos, casas e apartamentos que por dentro são impecáveis arquitetonicamente e não somos capazes de fazer uma PARADA DE ÔNIBUS! Chegamos ao ponto que nos impressionamos com essas paradas de Floripa, que, na verdade, não têm nada de mais. São o básico, o mínimo. Acontece que aqui em Poa estamos acostumados com a sujeira extrema. Moro no Azenha com a Bento. A parada de ônibus lá dá vontade de rir de tão suja, horrível, pichada e panfleteada que é. Parece que foi milimetricamente feita para ser o mais feio possível. Lamentável.

    Curtir

    • O centro historico de Porto Alegre precisa urgente de muitas intervenções mas a principal eu acredito que seja retirar o mais breve possível a circulação de onibus. É inadimissível onde se queira protejer predios historicos, permitir que seja lançado a quantidade enorme de fuligem sobre eles como acontece em Porto alegre, isto sem falar da poluição sonora e visual. O centro deveria estar protegido da circulação deste tipo de veiculo, o acesso deveria ser por trem, metro, novos bondes ou outro tipo de veiculo não poluidor.

      Curtir

      • Acrescente-se a isso, o absurdo de terem liberado transido de veículos para algumas ruas do centro, como a Andradas, e sem contar o estacionamento no mercado publico, lastimavel.

        Curtir

    • Uma vergonha mesmo, aqui em Poa as paradas já são muito feias e sujas mas a população picha, cola cartazes, joga lixo no chão, só piora a situação!

      Curtir

  13. Só não gostei das cores, mas isso pode ser facilmente corrigido. O que Florianópolis tem que Porto Alegre não tem? Uma população 4 vezes menor (digo isso no caso do Brasil, porque população não é desculpa para vandalismo e deficiência na educação).

    Curtir

  14. Aqui em POA seria importante fazer uma parada com teto e piso de materiais claros, e corredores de concreto. Explico:

    O asfalto preto apresenta 2 problemas graves. Ele aquece demais e fica irradiando calor para quem está na parada de onibus, no verão beira ao insuportável em horários próximos ao meio dia. O outro problema é que ele se deforma com o peso dos ônibus e acaba criando possas que molham todo mundo na 1a chuva.

    O teto e piso das paradas também aquecem com o sol aumentando ainda mais o desconforto. Um material mais claro refletiriam o calor diminuindo a temperatura.

    Curtir

  15. Lindas, mas aqui em Porto Alegre não pode, tem propaganda, é poluiçao visual, ta melhor como ta agora mesmo. #ironia

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: