Definido projeto vencedor para guarda-corpo da ciclovia de Porto Alegre

Proposta de arquiteto leva em conta a segurança do ciclista

O projeto desenvolvido pelo arquiteto Rodrigo Troyano foi o vencedor da seleção para a escolha do novo modelo de guarda-corpo da ciclovia da avenida Ipiranga, em Porto Alegre. Pensando na segurança do ciclista para se deslocar dentro da Capital, Troyano utilizou plástico reciclável para montar o equipamento, que absorve o impacto no caso de queda.

O arquiteto também fez uso de elementos finos, a fim de que fiquem misturados à vegetação da orla do Dilúvio, evitando o agravamento da poluição visual. O diretor da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Capellari, disse que o projeto será implementado o mais breve possível. A partir de agora haverá reuniões para definir detalhes e também será feita uma pesquisa para escolha do fornecedor de material.

A implantação do projeto tem custo estimado de R$ 1,8 milhão. A ciclovia é construída desde setembro de 2011, em uma extensão de 9,4 km, entre as avenidas Antônio de Carvalho e Edvaldo Pereira Paiva.

Rodrigo Troyano utilizou plástico reciclável para compor guarda-corpo

Fonte: Correio do Povo e Rádio Guaíba



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, ciclovias

Tags:,

6 respostas

  1. Belo projeto, mas não entendi a proteção de plástico. Se um ciclista bater ali, ela não vai se romper ou quebrar?

    Curtir

  2. Podiam pegar os plásticos das garrafas PET que usam para fazer coisas bizonhas tais como a árvore de natal no centro, separadores de canteiros de garrafas coloridas, etc., e dar o destino correto que é a reciclagem e depois confeccionar a tal “almofada”.

    Curtir

  3. Melhor que os moirões de estancia… hehe

    Curtir

  4. Pois é, acredito que o próximo passo é colocar as cameras de segurança em cada esquina da ciclovia. iria nao só ajudar a segurança na ciclovia, como também das pessoas que hoje nao circulam pelo local que é considerado escuro e perigoso à noite.

    Voces sabem dizer se existe alguma coisa envolvendo iluminação no projeto da ciclovia, para tornar ela funcional também a noite?

    Curtir

  5. O unico problema vai ser isso virando “estacionamento” para cavalos, mas tudo bem…

    E espero tambem que não roubem o material, ja roubam até teclado de interfone nos prédios….

    Deveriam por umas cameras de segurança pela avenida, iria ajudar muito…

    Curtir

  6. Enfim!! Na minha opinião, das três apresentadas, essa era a melhor proposta para a ciclovia da ipiranga. Além de segura, se plantarem alguma espécie de trepadeira, se encaixará bem visualmente. Parabéns a prefeitura que enfim ouviu a população e desfez o equívoco

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: