É dessa forma que é decidido o aumento do preço das passagens de ônibus em Porto Alegre

 

Uma sugestão para as empresas de ônibus: se querem aumentar a arrecadação, aumentem o número de passageiros. É só tornar o transporte público mais atraente, acabando com práticas como intervalo de 15 minutos entre um ônibus e outro ( tempo que pode ser superior ao percurso inteiro, no caso do deslocamento feito por automóvel) e comecem a ligar o ar condicionado.  Com esse transporte pavoroso oferecido ao usuário, que fica 15, 20 minutos numa parada de ônibus desconfortável, suja e pichada para depois ficar num ônibus que tem ar condicionado e não liga, dá pra entender porque atingimos um índice de um carro para cada dois habitantes ( e como menor de 18 não dirige, bem como pessoas idosas demais, o número de habitantes aptos a dirigir e que possuem um carro chega a 70% da população. Questão de necessidade e não de luxo, infelizmente).



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14 respostas

  1. BAIXAR O ICMS, JÁ AJUDA EM SEGURAR A TARIFA, JÁ QUE TEMOS O MONOPÓLIO DOS TRANSPORTES PUBLÍCOS NO BRASIL.

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  2. Não existe fundamento econômico em se legislar arbitrariamente um congelamento do valor da passagem sem alterar o funcionamento atual dele. O que falta ao transporte público de Porto Alegre é um sistema organizado de forma a estimular a concorrência pelo maior número de operadores de transporte possíveis, como já propus antes[1]. O que temos hoje é um oligopólio amparado pelo poder público.

    [1] https://portoimagem.wordpress.com/2012/01/18/rodoviarios-entram-em-greve-amanha/#comment-36778

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    • Congelamento não funciona para todos os produtos e serviços de uma economia, como se viu nos planos cruzado, Verão, etc, mas para um item espécifico da economia é bem fáctivel, ainda mais para um serviço público com tanta margem de ineficiencia e improdutividade para cortar custos e encargos.

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  3. o transporte público em POA é um lixo! ROUBO! VERGONHA!

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  4. Eu acho que algum vereador deveria propor o CONGELAMENTO da passagem de ônibus de Poa, a partir do próximo aumento em 2013, digamos, por 5 anos e, a cada ano, com base nessas planilhas de custos do sistema apresentadas pela ATP, procurar formas de reduzir, ano a ano, o custo dos sistema para manter a lucratividade das empresas. Por exemplo, estinguindo a função de cobrador, revendo isenções, reduzindo a tributação, o Poder público financiando a renovação da frota…

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    • Além, é claro, da redução da margem de lucratividade das empresas concessionárias.

      Ou seja, bem ao contrário da forma com que a tarifa é estabelecida atualmente, em que o aumento das passagens é consequência do aumento de custos anteriormente estabelecidos. Como o preço da passagem já estará dado, não restará outra alternativa senão cortar custos e aumentar a eficiência do sistema gradualmente.

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    • Aliás nem precisa de lei, basta fixar o preço da passagem na futura licitação da concessão das linhas de transporte público, estabelecendo aumentos quinquenais.

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  5. Não e tão simples como voce coloca, as empresas estão com as mãos atadas. A gratuidade e evasão é muito grande. Voce esqueceu do fator segurança. Acho que não são as empresas que podem aumentar passageiros, mas se voce souber como, estou aceitando sugestão. Preciso te mostrar os números para voce ter uma idéia melhor do transporte de Porto Alegre.
    Abraço.

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    • Então me mostra mesmo os números, e se quiser, eu posto eles aqui. Já fica como um contra-ponto. Se a coisa não é como se diz, as empresas deveriam tornar públicas as contas.

      Para ter mais passageiros, precisa melhorar a qualidade do transporte. Isso se dá diminuindo o intervalo entre um onibus e outros, melhorar as paradas ( nesse ponto não é culpa das empresas, a responsabilidade é da prefeitura), ligando o ar condicionado ( o que garante mais conforto). Não tem como um cidadão que tem muitos compromissos ( e pressa) aceitar perder 15, 20 minutos numa parada ( se pega 3 onibus por dia, já chega a uma hora).

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    • Show me the money!!!!!

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  6. Olha, acho que a graça do video me fez ver melhor a palhaçada que é isso..

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  7. Concordo com o Filipe !

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  8. Sim, o preço da passagem de ônibus em Porto Alegre é abusivo e acaba de tornar-se ainda mais abusivo, mas é triste ver um assunto tão sério sendo tratado de forma tão infantil.

    A ridicularização da situação só afasta ainda mais as pessoas da participação política. Afinal, por que eu devo me importar com o que segundo o vídeo acima é um bando de palhaços?

    Se a Rede Record quisesse alguma coisa além da audiência, ela se preocuparia em mostrar como a representação no COMTU é desigual, e como as planilhas de custo, que deveriam ser públicas, são escondidas da população.

    Tem mais, mas deixa pra lá. Ninguém quer saber como funciona a sua cidade, só quer dar risada.

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  9. Ao mesmo tempo: engraçado, trágico, triste e deprimente a situação do nosso transporte e as decisões tomadas em aparente prática democrática. E, pelo jeito, por quem, não utiliza esse meio e tem o rabo preso com os donos dessas empresas…

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