Implantação do bonde turístico deverá atrasar

Que novidade …..



Categorias:Outros assuntos

Tags:

18 respostas

  1. Creio que a discussão está equivocada. A proposta é uma linha de bonde TURÌSTICA. É sim, um retorno aos “velhos” tempos.
    Em Santos funciona uma linha turística com os velhos bonde e com MUITO sucesso. Circula apenas na parte histórica da cidade. Em Lisboa, no Porto (Portugal), em Buenos Aires (para citar cidades com história mais próxima e nós) há linhas turísticas com os velhos bondes. Nos Estados Unidos há várias cidades onde essas linhas foram reimplantadas. Na cidade de Tampa (Flórida) bondes NOVOS, réplicas dos antigos (que eram da marca Brill como alguns dos nossos) foram postos em circulação com grande sucesso. Basta pesquisar na internet o grande número de cidades onde esses empreendimentos TURÍSTICOS foram realizados com êxito.
    Não é questão de melhorar o sistema viário, é de resguardar a memória HISTÓRICA.
    Quem é contra não conviveu com a antiga (e porque não, romântica) Porto Alegre dos bondes.

  2. Observe, que na foto da Andradas, que parece ser na Praça da Alfandega no sentido da usina tem trilhos de bondes…

    Veja aqui no mapa onde era o percurso do bonde em POA:

    http://www.tramz.com/br/pa/pam.html

  3. Fmorbus:
    Não sei se esta certa essa reportagem quanto ao trajeto porque lembro de marcas de trilhos – tanto na rua dos andradas quanto na av 7 de setembro. E na reportagem, acima, não cita nada de que esse projeto será num trajeto diferente do que foi no passado.

    Pesquisei na rede e achei esses links sobre os bondes em POA

    http://www.tramz.com/br/pa/pap.html

    http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=545103

    http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/vivaocentro/default.php?p_secao=107

  4. Fmobus, nao sei observaste que nas ruas que estão propondo a tal trajeto, como: na Rua 7 setembro, na Andradas ( em algumas areas ) e na Riachuelo até a alguns anos atrás, se viam as marcas dos trilhos dos bondes. Acho que em todas essas ruas tinham no passado, esse tipo de transporte.

    • Como a própria reportagem diz, é um trajeto diferente dos originais. Mesmo que fosse um trajeto igual aos existentes outrora, não haveriam mais trilhos para aproveitar, o que caracteriza o embuste de que falo.

  5. Tudo indica que terá o aeromóvel do projeto Cais do Porto – questionável, do Lerner, que acho bem ruim – até o estádio Beira-rio.
    Se for bem sucedida a implantação do aeromovel do aeroporto, a tendência e usarem de forma suplementar ao transporte de maior volume…
    Os bondes e o aeromovel, não são excludentes na sua viabilidade tanto de locomoção quanto de atrativo turistico.

  6. Bonde?????? Por que não carroças puxado por bois??????? CADE O AEROMÓVEL???????????????????????

  7. Tem q fazer uma campanha de sua retirada tb em Sao Francisco, California pq é um museu e ocupa areas nobres de circulação…

    • Em Melbourne, Australia também tem tram turístico, estilo antigo.

    • Não dá pra comparar os casos de San Francisco e Melbourne com o de Porto Alegre.

      Em San Franscico, o Cable Car foi um dia parte integral da rede de transporte convencional da cidade, tendo sido seu mecanismo diferenciado de tração concebido para comportar as ruas super íngremes da cidade. A maior parte das linhas de Cable Car foi desativada, mas se optou por manter algumas para turismo.

      Em Melbourne, a linha que circula com Bonde Turístico se utiliza majoritariamente de traçados de trilhos que já estavam instalados na rede convencional de transporte da cidade.

      No caso de Porto Alegre, que lamentavelmente destruiu seus trilhos na onda do obscurantismo carrólatra, o projeto ora em tela propõe inventar uma linha que nunca existiu, visando atender exclusivamente turistas. Isto é, não vai recuperar memória nenhuma (é uma falsificação obtusa) e sequer vai aproveitar uma rede existente (pois não existe uma). Para fechar com uma cereja no topo, o bonde modorrento e caquético circulando no centro só vai servir para reforçar a opinião pública existente de que bonde é algo antigo e ultrapassado, matando na origem qualquer possibilidade da implementação de um bonde moderno que se queira para essa cidade.

      Eu não defendo a extinção de bondes turísticos aqui e mundo afora. Só acho um absurdo que se esteja pensando nesse tipo de coisa antes de se pensar em propostas mais úteis para mais pessoas, a saber, uma rede de transporte leve sobre trilhos com cobertura nos principais eixos viários da urbe.

  8. Realmente, colocar trens de VERDADE na cidade seria muito mais útil… Porém, os bondes só funcionariam certos dias da semana segundo o projeto, embora a fiação elétrica realmente possa ser um problema. Falando nisso, não havia um projeto do vereador Adeli Sell sobre colocar toda a fiação elétrica do centro em vias subterrâneas? O que aconteceu com aquele projeto? Era bem interessante!

  9. Eu sou a favor… é mais um atrativo turístico pra cidade.
    Não tem nada a ver com sistema de transporte…

  10. A questão é que o custo ainda está muito alto. Pelos meus cálculos se a passagem fosse uns R$5,00 só depois de 8 ou mais anos que haveria retorno do investimento :/

  11. Eu sou completamente contra esta ideia. O lugar de um bonde velho que carrega míseras 32 pessoas é no MUSEU, e não nas ruas ocupando espaço nobre de circulação de pedestres e outros veículos mais capazes.

    Para instalar o bonde turístico, é necessário a instalação de trilhos e fiação aérea no centro. Não por acaso, é a mesma obra requerida para instalação de bondes modernos, com a diferença de que estes têm utilidade prática indiscutível – além de cumprirem a função turística com brios.

    Porto Alegre precisa olhar pra frente, não para trás.

Faça seu comentário aqui: