Contratação de Jaime Lerner para o Projeto da Orla

O Blog Porto Imagem está oficialmente do lado da Prefeitura, do Prefeito Fortunati e do Arquiteto Jaime Lerner.

Chega de politicagem, seja de que lado for. Queremos projetos, queremos iniciativas concretas e não lenga lenga.

Contratação por “notório saber” é uma maneira completamente lícita e prevista em lei.

Que venham as obras o mais rápido possível.

Estamos abertos a qualquer entidade que queira se manifestar no maior espaço do gênero em Porto Alegre: o Blog Porto Imagem.

Enviem opiniões e artigos para o email: blog@portoimagem.com.

Publicaremos sob a forma de post normal.

Estamos aguardando.

Gilberto Simon



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, ORLA, Paisagismo, Projeto de Revitalização da Orla

Tags:, ,

17 respostas

  1. O tal do saber notório, é sem duvida sobre corrupção e impunidade, duas vezes nomeado pela ditadura, e condenado em segunda instância e continua viajando pelo mundo. Este ladrão devia estar na cadeia pelos crimes. Mais no blog mataalheiamamatanossa.blogspot.com e divirta-se com as charges.

    Curtir

  2. o bonito é que ele tinha sido condenado em agosto de 2011 em última instância… então como foi contratado? por favor, em ano de eleição, contratação na correria e um projeto medíocre… vejam antes de sair falando bobagem! e apenas para destacar, o arquiteto (gaudério) Ivan Mizoguchi, também já fopi premiado, projetou o Parque Marinha( ou seja conhcece o lugar) e não tem nenhum processo e nem envolvimento com política… seria muito melhor a escolha! quem quiser ver o projeto e defender, que ao menos me explique por que um programa que contempla quadras e mais quadras esportivas sem sequer um playground…sem pensar na acessibilidade universar… nada foi feito na praça julio mesquita, nada de novos espaços artísticos, e sequer relação com o Museu das Águas divulgado ontem… que notório saber é este pelo amor de deus!!! o projeto completo e todas as imagens estão postadas no blog cubbos-consultoria.blogspot.com

    Curtir

  3. O IAB está vexatoriamente tentando manter uma reserva de mercado, infelizmente para que prevaleça a incompetência em se tratando de projetos urbanísticos para Porto Alegre, capital que apresenta ainda uma paisagem urbana desoladora e medíocre, muito aquém de seu potencial. Deixem o Lerner, que tem expertise e interesse legítimo nas questões urbanísticas e na elaboração de espaços públicos qualificados, apenas fazer seu trabalho.

    Curtir

    • Discordo diametralmente da tua interpretação. Não podes imputar “reserva de mercado” a uma instituição que propõe a abertura de concurso público para coleção de conceitos para o projeto, uma vez que em um concurso, por definição, haveria mais gente participando. Concurso público de conceitos arquitetônicos/urbanísticos para grandes projetos é uma prática comum em democracias e cidades modernas.

      Curtir

  4. IAB está com um interesse mesquinho, querendo levar vantagem nessa situação toda. E a marasmo que continue! Por essas e outras que Porto Alegre não evolui.

    Curtir

  5. Isso mesmo, Gilberto. Chega de lenga, lenga…

    Já se passaram quantos anos desde que POA foi escolhida para ser uma das sedes da Copa! Quantas obras realmente iniciaram? Por que todos estes que aparecem agora querendo holofote não fizeram algo há mais tempo?

    Chega de papo, reuniões, planejamentos… QUEREMOS OBRAS!

    Se continuar esta palhaçada (assim como está o projeto do estádio Beira Rio)… logo logo Porto Alegre deixará de ser sede da Copa e irá perder uma excelente oportunidade de se mostrar ao mundo.

    Senão…

    “Deu pra ti. Baixo astral. Vou pra outro Porto mais Alegre… Tchau!”

    Curtir

  6. Quem conhece um pouco a administração pública no que se refere a contratos sabe que essa contratação é ilícita, mais uma fraude a lei das licitações com o objetivo de excluir concorrentes e obter superfaturamento. Mas uma simples leitura do artigo 25 da LF 8666/93, permite que até leigos entendam isso – o artigo 25 diz ” é inexigível a licitação quando houver INVIABILIDADE DE COMPETIÇÃO, em especial: … II – Para a contratação de serviços técnicos enumerados no artigo 13 desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização … Mais, o artigo 26 diz que as situações de inexigibilidade devem ser justificadas (razão da escolha e JUSTIFICATIVA DO PREÇO). O artigo 13 diz claramente que se a licitação for exigível, como é o caso, a modalidade licitatória que deverá ser adotada é, preferencialmente (pode outra modalidade – tomada de preços, concorrência, etc.), o concurso público. É uma coisa elementar – se existem inúmeros profissionais e empresas qualificados no mercado, a competição é viável e a licitação deve ser feita. Somente no Brasil existem dezenas de profissionais e empresas altamente qualificadas na área de arquitetura. Então, a contratação é totalmente ilícita, com objetivo de eliminar concorrentes superfaturar. Simples de entender, não?

    Curtir

  7. Ainda bem que o museu da Fundação Iberê Camargo (Álvaro Siza) foi construído pela iniciativa privada, do contrário teria de ser projetado por algum arquiteto gaudério, sem expressão nenhuma.

    Curtir

  8. Finalmente pensamos grande, contratamos um dos mais renomados arquitetos do país e aí vem a tradicional turma do contra querendo aparecer…

    Niemeyer, Lerner ou Calatrava não podem ter a capacidade questionada. Como instituto de arquitetura, o IAB-RS já deveria conhecer as qualidades de Lerner.

    Curtir

  9. Fico muito feliz que o Jaime Lerner tenha sido escolhido para realizar o projeto de revitalização da nossa orla, e acredito que ele fará um excelente trabalho, que criará oportunidades para muitos outros arquitetos, além do benefício direto à nossa cidade. Acredito que a sua contratação foi uma decisão acertada.

    No entanto, eu também acredito que um governo democrático precisa ser, acima de tudo, transparente, e aqui a IAB tem razão. Um projeto tão importante para a nossa cidade, e que representa uma despesa considerável (os 2,1 milhões pagos ao Lerner representam 10% dos investimentos em urbanismo previstos para 2011), podia ter sido apresentada à população na Câmara com alguma antecedência.

    De novo, não que eu concorde com a IAB que a contratação do Lerner deva ser suspensa. Mas a reclamação da IAB é válida, e espero que o Executivo realize ações futuras com maior participação popular.

    Curtir

  10. Parabéns ao blog, pois está na hora da sociedade começar a enfrentar esses interesses corporativistas que tanto prejudicam o Brasil.

    Curtir

  11. Dalheee…

    To junto, ta na hora de caga a pau esse povo que só quer saber da propria bunda e que não se importa com os outros.
    Só querem saber do bolso deles, enquanto o povo es ferra, a politica do RS ta virada nisso.

    Curtir

  12. Em breve teremos um candidato oriundo do IAB. Inveja barata é triste.

    Curtir

  13. Ótimo Gilberto!!!
    Concordo plenamente.
    Chega de sanguessugas,
    Chega de incompetência,
    Chega de demagogia.
    A cidade quer mais ação
    e menos papo-furado.

    Curtir

  14. meus dois centavos:

    Como alguém mencionou no outro post, é bem possível que a gestão atual do IAB esteja querendo redimir da inércia do IAB no passado, haja visto que ninguém ouvira falar dessa instituição até agora por aqui. No caso da proteção da ciclovia da Ipiranga, foi uma intervenção muito positiva, e com certeza se atingiu um resultado melhor. Já no caso da Orla, creio que essa intervenção confrontacional é completamente improdutiva; se qualquer coisa, o IAB deveria estar lançando suas propostas, ou até mesmo seu concurso, e se apresentar à prefeitura como opção ao Jaime Lerner, mostrando talentos da área que estejam sendo ignorados.

    Talvez o IAB devesse fazer um papel mais fiscalizador ou consultor da qualidade dos projetos, impedindo no berço absurdos como a cerca-curral-de-boi ou as aberrações do traçado da ciclovia. Talvez falte à Porto Alegre uma instituição como o IPPUC – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba – que é uma instituição menos presa nos ciclos eleitorais e, portanto, mais habilitada para projetos e visões de longo prazo.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: