Cadeia produtiva da Hyundai atrai interesse de 150 empresas

Documento que oficializa instalação da unidade em São Leopoldo foi assinado hoje

Pelo menos 150 empresas têm interesse em fazer parte da cadeia produtiva da fábrica de elevadores da Hyundai, que vai instalar uma unidade em São Leopoldo, no Vale do Sinos. A informação é do governador do Estado, Tarso Genro, que assinou neste sábado protocolo de intenções que oficializa o projeto de implantação. Segundo ele, a vinda da Hyundai para o Rio Grande do Sul concretiza a política do governo gaúcho de buscar investimentos internacionais.

Segundo o vice-presidente da empresa, Victor Park, o investimento será de 30 milhões de dólares e as operações devem iniciar no final de 2012, mas ainda dependem da definição do local onde a fábrica será instalada: no Distrito Industrial do bairro São Borja ou no Distrito Industrial da zona Norte. Park garantiu que a unidade gaúcha vai gerar pouca poluição sonora e haverá redução de danos ambientais.

“Não tenho dúvidas de que São Leopoldo é o lugar ideal para instalar nossa fábrica no Brasil”, disse o presidente da Hyundai Elevadores, Han Sangho, durante a cerimônia. Ele afirmou ter certeza de que a prefeitura do município vai viabilizar os recursos necessários. A empresa vai receber isenção de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) por cinco anos.

O Rio Grande do Sul, um dos principais produtores de aço do Brasil, que teve 8,2% de participação no mercado nacional em 2011, conta com empresas fortes no setor metal-mecânico e eletrônico, além de mão de obra qualificada na construção civil. Esses foram os principais argumentos citados pela Associação do Aço do RS, Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-RS) e Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico de São Leopoldo (Sindimetal) durante reunião realizada nessa sexta-feira na Fiergs com diretores da Hyundai Elevadores.

A reunião tratou do fornecimento de peças, componentes e outros insumos da nova fábrica de elevadores. Os coreanos apresentaram a empresa e falaram da necessidade de matéria-prima para a implantação da unidade gaúcha. “Queremos nos tornar uma indústria de ponta no Brasil”, disse o gerente sênior da Hyundai Elevadores, Doo Hong Yang. Segundo ele, a intenção é começar pela produção de elevadores e posteriormente escadas rolantes, plataformas, portas para estações de metrô e esteiras para transporte de cargas.

Correio do Povo



Categorias:Economia Estadual

Tags:, ,

%d blogueiros gostam disto: