Empresa israelense duplica investimento em Porto Alegre até 2013

O prefeito José Fortunati anunciou nesta quarta-feira, 8, depois de reunir-se com Joseph Ackerman, presidente da Elbit Systems, empresa que tem uma subsidiária em Porto Alegre (a AEL Sistemas S.A.), que a organização vai duplicar os investimentos na capital gaúcha até o final de 2013. O encontro de Fortunati com Ackerman ocorreu na cidade de Haifa e faz parte da agenda do prefeito em seu roteiro pelo Oriente Médio. Fortunati retorna a Porto Alegre na próxima segunda-feira, dia 13.

Segundo o prefeito, a empresa israelense já iniciou o processo de ampliação de sua instalações, o que vai exigir a duplicação do número de funcionários – atualmente são 250. A AEL sistemas é especializada em tecnologia de defesa, com origem na área de aviação (presta serviços para a Embraer) e também em tecnologia de segurança pública. A AEL desenvolveu um sistema que simula o potencial de risco de um determinado evento com grande público e calcula as providências a serem adotadas pelos vários órgãos públicos envolvidos. Num Gre-Nal, por exemplo, o sistema calcularia o aparato necessário de policiais, bombeiros, azuizinhos e Samu, para entrar em ação no caso de uma ocorrência mais grave.

Fortunati revelou também que Porto Alegre vai aprofundar as relações operacionais com a AEL Sistemas com o objetivo de aumentar a tecnologia de segurança pública existente na capital gaúcha. “Vou conversar com o governador Tarso Genro para que a Capital e o Estado façam uma parceria que assegure a ampliação dos sistemas de vigilância e segurança pública, empregando a mais alta tecnologia de ponta existente e que é fabricada em nossa cidade”, afirmou.

Agenda de trabalho em Israel – Fortunati também teve reunião com a prefeita em exercício da cidade de Haifa, , Hedva Almog, para alicerçar o processo de irmanamento entre as duas cidades. O prefeito de Haifa encontra-se em viagem pela França.

Instituto de tecnologia de Israel – Fortunati ainda visitou o Technon, Instituto de Tecnologia, especializado em tecnologia de ponta, que já garantiu a Israel três prêmios Nobel pelo trabalho realizado pelos seus cientistas. Há poucos meses, uma delegação da PUC/RS, coordenada pelo Reitor Joaquim Clotet, esteve visitando a Technon no intuito de construir uma parceria entre as duas universidades. “Seria muito bom para o nosso Estado se a PUC firmar um acordo de cooperação com este importante centro tecnológico, o que teria todo o respaldo da nossa cidade”, destacou Fortunati.

Prefeitura



Categorias:Economia da cidade

Tags:, , ,

%d blogueiros gostam disto: