Prefeitura adotará projeto de identificação de ônibus nas paradas

Para saber mais sobre o projeto colaborativo, leia matéria publicada anteriormente aqui no blog.

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) definiu na tarde desta terça-feira, 7, que adotará a sugestão de grupo de publicitários para a identificação das linhas de ônibus nas paradas da cidade. A iniciativa será agregada a uma série de outras ações que visam ampliar a interação entre o sistema de transporte coletivo da Capital com o usuário.

Nesta semana, grupo batizado de Shoot the Shit aplicou em algumas paradas da cidade adesivos convidando as pessoas a informar quais linhas circulavam pelos pontos. “Não podemos aceitar a adesivagem pois é irregular, mas iremos aceitar a ideia”, enfatizou o diretor-presidente em exercício da EPTC, Carlos Pires, lembrando que embora salutar, a iniciativa poderia trazer transtornos aos usuários caso informações equivocadas fossem publicadas. “O que faremos é oficializar a ação, adequando às normas e regras existentes e garantindo que todo e qualquer dado informado seja fiel à realidade”, complementou. Os criadores da ideia serão convidados pela Prefeitura para discutir a melhor forma para exibição das informações.

Além dessa iniciativa, quem utiliza transporte público em Porto Alegre pode contar com o fone 156, Fala Poa, e 118, da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), para se informar sobre detalhes do transporte coletivo, 24 horas por dia. Ano passado, os dois fones receberam 3,4 milhões de ligações, sendo que a principal demanda foram as consultas relativas a itinerários e horários dos ônibus. Além desses canais, existem os sites www.eptc.com.br e www.poatransporte.com.br, que podem ser acessados de celular e tablets com acesso à Internet. Neles podem ser consultados os itinerários dos ônibus e lotações, assim como tabelas horárias e os pontos de táxi da Capital. Outra alternativa de informação aos usuários são os mapas e guias de bolso das linhas de ônibus. Em 2011, foram distribuídos sete mil exemplares. Este ano serão 11 mil exemplares, indicando pontos turísticos e trajetos das principais linhas de ônibus, separados por zona.

Atualmente, a Prefeitura, em conjunto com a EPTC e diversas secretarias, está licitando o mobiliário urbano da cidade, incluindo as paradas e os abrigos de ônibus, o que vai ampliar e qualificar as informações aos usuários. O projeto inclui painéis de informação variável nos principais pontos da cidade, demonstrando as linhas que passam no local e o tempo que ela chegará. “Vivemos em um tempo onde a informação é muito importante. Todos buscam se informar, por diversos meios. Por isso, em nossos projetos sempre levamos em conta proporcionar as ferramentas adequadas à população”, afirmou Carlos Pires.

Fonte: site da Prefeitura de Porto Alegre

Engraçado chamarem os adesivos de depredação, e ao mesmo tempo ignorarem toneladas de cartazes muito menos úteis que emporcalham nossas paradas de ônibus.



Categorias:COPA 2014, Descaso, EPTC

15 respostas

  1. Eu acho que todas as paradas de Porto Alegre deveriam ter uma placa indicativa mostrando todas as linhas de ônibus que param nelas (nome e código), e também se as linhas operam nos dias úteis, sábados e domingos e feriados. Porque também acontece de algum usuário saber que em uma determinada parada passa uma linha X, mas é domingo e a linha X não opera nesse dia (ex: 510 Auxiliadora, T10, D43 e várias outras).

    Curtir

  2. Parabéns ao grupo! Isso é uma prova que boas iniciativa de cidadãos nunca são em vão.
    Eu fiquei com vergonha alheia quando li a resposta negativa da EPTC, chamando os adesivos de depredação. Podem até ser ilegais pela lei, mas revelam a incompetência dessa empresa, que até hoje não foi capaz de sinalizar nas paradas os ônibus que passam por ali! Isso é muito básico e fácil!
    Fico feliz que se deram conta dessa pérola.
    Obs: Carlos Pires, presidente em exercício? Quem sabe o Cappellari ficou envergonhado de suas próprias palavras e tirou férias.

    Curtir

  3. ÓTIMA atitude do grupo Shoot the Shit, ÓTIMA resposta da EPTC. Todavia, informar as linhas que passam nas paradas é banal em outras cidades do mundo.

    É engraçado ouvir que a “EPTC apoiou a ideia”, enquanto informações simples como essa (e muito mais) já são implantadas em outras cidades. Ninguém na EPTC viaja com o objetivo de conhecer os sistemas de transporte público no mundo??? Olhem só esse sistema de informações de Paris, que maravilha (traduzida em português pelo Google Tradutor): http://translate.google.com/translate?sl=fr&tl=pt&js=n&prev=_t&hl=pt-BR&ie=UTF-8&layout=2&eotf=1&u=http%3A%2F%2Fwww.ratp.fr%2F&act=url

    Na verdade, o que precisamos não é mais o 159. Isso já deveria ser coisa do passado.

    Hoje, o transporte público é feito para quem conhece Porto Alegre há muitos anos, não para quem acaba de chegar na cidade. Turista SOFRE no transporte público porto-alegrense. Mesmo assim, basta precisarmos nos deslocar para um lugar inabitual e não teremos a mínima ideia do que fazer, e seremos obrigados a ligar para o 159 e confiar na informação dada pelo atendente. Essa informação, muitas vezes, é errônea ou incompleta, pois o atendente “acha que já conhece” e nem se preocupa em fazer uma pesquisa mais aprofundada.

    Mas “pesquisa aprofundada” é coisa do passado! QUEREMOS INDICAR O ENDEREÇO DE PARTIDA, DE CHEGADA E SERMOS INFORMADOS DAS LINHAS QUE DEVEMOS PEGAR, ONDE, E O TEMPO PREVISTO DE TRAJETO DE FORMA RÁPIDA E SEM LIGAR PARA NÚMERO ALGUM, POR INTERNET, como o sistema do link acima.

    As linhas que servem as paradas são informação, mas MUITO longe de a EPTC estar aproveitando com eficiência a nossa Era: a da TECNOLOGIA da informação.

    Por favor, informem isso à EPTC!

    Curtir

    • A unica vez que eu liguei pro 159 o atendente foi inútil. Eles só dao auxilio se tu quer saber pra onde vai uma linha dado o código dela.
      Se, como no meu caso, alguem quiser saber qual linha pegar pra ir de A a B, o serviço é inutil.

      Curtir

  4. Agora só falta as paradas..
    ashuasshuhuahsuas

    Sera que vai rolar algo do tipo.. “se a parada esta na sua calçada, é responsabilidade sua”?

    as9asassaashuashuashu

    Curtir

    • Isso me lembra a parada da PUC, toda feita pela universidade, com identificaçao das linhas e pra onde elas vao. Quando nao é a prefeitura que faz, fica decente.

      Curtir

  5. Gilberto, o blog precisa ficar de olho nisso:

    http://www2.portoalegre.rs.gov.br/portal_pmpa_novo/default.php?p_noticia=149509&ACORDO+VIABILIZA+REINTEGRACAO+PACIFICA+DE+AREA+INVADIDA

    Aquela área é o futuro de Porto Alegre, tenho até medo de que vire uma nova área à imagem e semelhança da entrada da cidade, junto à área onde a Arena está sendo erguida. Espero que a PMPA não acabe cedendo posteriormente ao mimimi dos invasores.

    Curtir

  6. Resultado.
    Quando a população pára de reclamar e começa a agir, é isso o que ela consegue.
    Tiro o chapéu pra propostas dos caras…
    É óbvio que um adesivo pra população anotar os ônibus não é o ideal. Mas já é alguma coisa. Já causa alguma coisa, principalmente, vergonha em quem deveria estar pensando isso na prefeitura e não fez nada.
    Era disso que eu falava quando estava querendo criar algo colaborativo. Parar de choramingar e agir. Mesmo com ações pequenas.
    Como publicitário, que trabalhou para a conta da prefeitura, sei que a vergonha que atitudes como essas causam nos caras lá dentro tem efeito maior do que possa parecer.
    Conheço um dos envolvidos no grupo. É do tipo de pessoa que não tá contente com algo, age, ao invés de ficar choramingando ou fazendo montagens bizarras fundindo Poa e NY ou qualquer cidade milionária do primeiro mundo…

    Curtir

  7. Se esse pessoal do grupo “Shoot the Shit” levasse a serio esse nome, litralmente, acho que nao sobrava um vivo na EPTC…

    Curtir

  8. Muito legal! E bom ver que as novas paradas já estão sendo pensadas para terem mais informação… Só vai ficar faltando o itinerário das linhas estar visível…

    Curtir

  9. Legal que eles estão realmente ouvindo a população, não acho que falte humildade depois disso e da solução do curral da Ipiranga.

    Curtir

  10. acho um lixeiro as paradas da bento
    cartazes de bailão de não sei o que… vergonhoso

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: