Canoas é a primeira escolhida para Centro de Treinamento do Mundial

Universidade possui estádio com campo de dimensões oficiais ULBRA/DIVULGAÇÃO/JC

Canoas estará entre as cidades gaúchas que concentrarão um Centro de Treinamento para seleções que disputarão a Copa do Mundo de 2014. A informação foi dada ontem pelo canoense e presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, e confirmada pela assessoria de imprensa da CBF, que preferiu não adiantar outras escolhas antes do anúncio oficial. O complexo que será aproveitado será o da Ulbra.

A universidade possui uma estrutura esportiva formada por um estádio principal, com um campo de dimensões oficiais e gramado semelhante ao do Beira-Rio, onde os jogos da Copa serão disputados. Há mais dois campos suplementares que atendem às determinações da Fifa para os centros de treinamento. Também há uma infraestrutura de suporte para uma delegação, desde academias de musculação, piscina térmica, departamentos de fisioterapia e fisiologia.

A opção por Canoas foi festejada pelo presidente da Câmara, que recebeu a informação do próprio presidente da CBF, Ricardo Teixeira. “Isso dará projeção internacional para a cidade e movimentará vários setores da nossa economia”, destaca Maia. O mesmo pensamento tem o prefeito do município, Jairo Jorge. “Imagine uma seleção tradicional como Itália ou Alemanha circulando pela região, estamos muito felizes com a notícia”, diz o prefeito. Ele lembra que o município tem condição de ser Centro de Treinamento de Seleções (CTS) ou Centro Oficial de Treinamento (COT). A primeira situação abrange os campos em que as seleções treinarão diariamente, já a segunda compreende as estruturas utilizadas para treino às vésperas dos jogos oficiais. Os COTs precisam estar situados próximos aos locais das partidas. A preferência de Jorge é que a cidade seja um CTS.

O dirigente ressalta que a prefeitura está se preparando para a demanda turística que virá com o torneio. Ele comenta que o Centro de Informações Turísticas do município (com repasse de R$ 390 mil da Caixa Econômica Federal e contrapartida da prefeitura de R$ 90,1 mil) deve estar concluído no final do ano. Para a unidade iniciar as atividades, está sendo reformada a primeira estação férrea de Canoas.

O secretário estadual do Esporte e do Lazer, Kalil Sehbe, recorda que até agora 20 cidades gaúchas receberam inspeções da Fifa, e as próximas serão Passo Fundo e Santana do Livramento. Entre os diferenciais do Estado, para receber a Copa 2014, ele cita a presença de diversas etnias e a proximidade com o Mercosul.

Jornal do Comércio



Categorias:COPA 2014

Tags:, ,

3 respostas

  1. Achei a escolha muito natural. Estudei na ULBRA e conheço a estrutura esportiva. É de prima.

    Mas cabe ressaltar, né, gente, que as seleções dificilmente vão circular pela cidade. Vão ficar hospedadas em Porto Alegre e apenas treinar em Canoas. A ULBRA tem boa infraestrutura pra isso, como a PUC. Decisão acertada.

    Curtir

  2. Se levarmos em conta o PIB de Canoas, temos que concordar com o Jose’ acima. Nao da’ pra entender o que fazem com tanto dinheiro… Canoas tem dinheiro de cidade desenvolvida de Primeiro Mundo, sem exagero, mas a cidade e’ horrivel em todos os sentidos, com excecao de algumas areas residenciais que estao surgindo ultimamente.

    Curtir

  3. Que “bela vitória” para Canoas que o canalha-mor Marco Maia invente mais esse factóide, enquanto a cidade onde moro se estopora com a infraestrutura viária e de calçadas arrebentada, serviços de saúde no lixo, educação em frangalhos, superfaturamento e favorecinentos ilícitos por todos os lados, tudo à sombra da propaganda nazi-fascista do PT que usa o Panem et Circenses para enrolar o populacho ignaro que neLLes vota – que, aliás, aqui em Canoas não falta.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: