Pelo menos 1,2 mil calçadas já foram restauradas em Porto Alegre

Projeto Minha Calçada Foto: Ricardo Giusti/PMPA

O Projeto Minha Calçada, lançado pela Prefeitura de Porto Alegre com diversos parceiros, segue em execução dentro do cronograma previsto para as melhorias nos passeios.Dados preliminares indicam que pelo menos 1,2 mil calçadas já foram consertadas no Centro Histórico. Esses locais tiveram uma segunda visita de fiscais, que constataram a adequada correção por parte dos proprietários. Significa que perto de 30% das calçadas com problemas no Centro Histórico já foram adaptadas às exigências do edital lançado em outubro de 2011. Na Cidade Baixa, os fiscais retornarão aos locais já notificados a partir do próximo dia 20, quando termina o prazo para os ajustes em 2.713 calçadas da região.

A Prefeitura, através do Car Centro e da Smov, orienta os proprietários que têm dúvidas sobre os consertos ou que precisam de avaliação de outros órgãos municipais para tratar de questões relativas, por exemplo, a rampas, acessibilidade, raízes de árvores, meio-fio, ou elementos urbanos sobre a calçada, como placas de sinalização, pontos de ônibus ou canteiros.

É o caso de Jeracema Caloghero e Ricardo Wotter, que procuraram o Car Centro para esclarecer dúvidas sobre a obra que iniciarão nos próximos dias numa calçada na Avenida Getúlio Vargas. Segundo eles, há uma rampa no local e a dúvida era sobre a manutenção ou não dessa característica.

“Queremos melhorar a calçada sem fazer nada errado, porque os moradores do prédio estão preocupados com a notificação da Prefeitura e acreditam que a intervenção deva ser feita de acordo com os padrões”, disse a síndica do prédio residencial e comercial.

A coordenadora do Gabinete de Articulação Institucional (GAI), Ana Pellini, considera que “estamos passando por um momento de aprendizado coletivo”. Afirma que as pessoas têm tido uma reação bastante positiva porque todos concordam que as calçadas precisam ser melhoradas e com a intensificação da fiscalização e a definição de prazos a serem cumpridos, são identificados muitos pontos com reformas nessa região,

A opinião é compartilhada por Luís Carlos Kappel, que conduz uma obra na Rua Fernando Machado. “Temos registros de várias pessoas que caíram aqui na rua em função da má condição das calçadas. Creio que seja uma medida necessária, porque vai ser melhor para todos”, avalia.

O projeto Minha Calçada é uma iniciativa da Prefeitura de Porto Alegre que visa revitalizar as calçadas da cidade e conscientizar os cidadãos sobre as suas responsabilidades no processo de conservação dos passeios públicos.

Além de determinar a reforma das calçadas de competência do poder público, o projeto estabelece novos prazos, procedimentos e até mesmo financiamentos para que cada cidadão, indústria, comércio e entidades possam cumprir com seu dever de manter os passeios em boas condições de utilização.

Prefeitura



Categorias:Outros assuntos

Tags:

6 respostas

  1. Eu pago IPTU e a minha calçada é horrivel , e eu a reparei por diversas vezes .quando eu digo que a calçada é de minha responsabilidade , todos dizem que a calçada é publica , agora quando convém a alguns a calçada é minha ? não entendi…??? e mais , minha calçada só esta no estado em que esta , por causa da arvore que possui raizes extremamente agressivas e que foi plantada pela própria prefeitura , e ai ? a prefeitura planta uma arvore que estraga o que foi arrumado e eu que tenho que pagar mais uma vez ?

    Curtir

  2. Quem reforma a calçada considera uma iniciativa válida…. QUE IGNORANTES. De novidade somente a cobrança pela prefeitura, porque a obrigação sempre foi deles de ter uma calçada decente.

    Curtir

    • Ignorante e’ quem acha que o dever de cuidar das calcadas e’ do contribuinte que ja’ paga todos seus impostos e nao do poder publico.

      Curtir

  3. Muito bom….talvez demore um pouco mais para se arrumar tudo…mas até 2014 com certeza teremos um outro nivel de calçadas na cidade.
    Minha única preocupação é a padronização usando cimento e basalto basicamente, sem procurar algum elemento mais decorativo, pelo menos em calçadas de lojas, escolas, bares, restaurantes…

    Curtir

    • agora falta muito ainda na restauração das calçadas de pedra portuguesa..veja-se a praça da alfândega e praça dom feliciano….ja a matriz está muito bem…um exemplo…

      Curtir

  4. 1,2k de calçadas equivalem quantos km ou m?
    Acho “calçadas” muito ruim como unidade de medida.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: