Arquiteto apresenta projeto de revitalização da Orla do Guaíba

Imagem ilustra como deverá ser o projeto DIVULGAÇÃO/PMPA/JC

Um espaço qualificado, que aproxima Porto Alegre do Guaíba e possibilita o uso da Orla durante as 24 horas do dia. Esta é a proposta do projeto apresentado na tarde desta quarta-feira (15) pelo arquiteto Jaime Lerner. Durante a reunião da Comissão de Análise Urbanística e Gerenciamento (Cauge), que teve a participação do prefeito José Fortunati e de secretários, Lerner detalhou a proposta que reúne espaço para quiosques, deques, ciclovia e marina pública.

De acordo com o arquiteto, a proposta é fazer uma revitalização que tenha baixo custo de manutenção e poucos elementos que bloqueiem a vista para o Guaíba. “Criamos um projeto de ecoarquitetura, que aproxima e as pessoas da água e fortalece a ideia de um parque no local”, enfatizou Lerner em nota divulgada pela assessoria de imprensa.

Entre as novidades apresentadas está a utilização do relevo natural para uma arquibancada com vista para o Guaíba. O piso de concreto receberá bolas de gude que, em contraste com a iluminação inclinada, darão um efeito que o arquiteto classificou como “chão de estrelas”. A vegetação será adequada para que, ao nível da rua, não haja interferência visual.

Apresentação do Arq. Jaime Lerner do Projeto da Orla. Foto: Cristine Rochol / PMPA

O esboço apresentado traz diretrizes do projeto e serve para iniciar a liberação do Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU) para a primeira etapa de revitalização da orla, que compreende 1,5 mil metros a partir da Usina do Gasômetro. A previsão é de que a prefeitura abra licitação para executar a iniciativa até o final deste semestre. A revitalização total será até a foz do arroio Cavalhada, na avenida Diário de Notícias, abrangendo 5,9 quilômetros de margem do lago Guaíba.

Para Fortunati, o projeto contempla o uso da Orla pela população, proporcionando utilização diurna e noturna. “Hoje, após o pôr-do-sol, as pessoas acabam saindo da orla. Com a revitalização, poderemos desfrutar das quadras de esportes e do parque em qualquer horário”, afirmou o prefeito.

Jornal do Comércio



Categorias:ORLA, Projeto de Revitalização da Orla

Tags:, ,

25 respostas

  1. É um pouco diferente do que eu imaginava mas até que não ficou feio.

    Curtir

  2. Pois e… Jefferson… Sou gremista mas também achei o projeto da hype melhor… E pior, tenho certeza de que ia ter saído mais barato… E na lógica da prefeitura, se eles fizeram o projeto da orla do beira rio, por que não fazer mais um pedaço da orla… por que a justificativa da contratação do Jaime lerner e ele estar fazendo o cais… Preferia pagar a hype e deixar o ISsqn por aqui….infelizmente não vi nada que justificasse o tal notório saber!

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: