Estabilização do prédio da Riachuelo começa no fim de semana

Smov colocou isolamento fixo em prédio no centro da Capital Foto: Gilberto Simon - Porto Imagem

Para iniciar imediatamente a obra de estabilização estrutural do prédio localizado na esquina das ruas Riachuelo e Marechal Floriano, no Centro Histórico, a prefeitura contratou nesta quinta-feira, 16, por regime de emergencialidade, a empresa Itabira Engenharia para realizar as intervenções.

O prazo previsto para execução será de 60 dias, e o investimento será de R$113.949,15. Apesar de a edificação ser privada e a conservação ser obrigação do proprietário, a prefeitura providenciará nova estabilização estrutural da construção existente, que é inventariada (uma forma de preservação, similar ao tombamento) pelo Patrimônio Histórico. Os custos serão cobrados do proprietário. Entre as intervenções, será feita a retirada dos materiais condenados, escoramento estrutural externo e execução de galeria no passeio público, promovendo a liberação das calçadas com segurança.

Desde 1999, a Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) vem realizando vistorias periódicas, enviando notificações e multas ao proprietário. O último laudo contratado pela secretaria, em 3 de março de 2011, apontava a necessidade de reforços, embora não houvesse risco iminente.

No início da noite de domingo, 12, vizinhos detectaram a queda de pedaços da construção. Imediatamente, foram acionados diversos órgãos da prefeitura, e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) bloqueou o trânsito no local. Na segunda-feira, 13, a Smov realizou nova vistoria e concluiu que não havia como atestar a segurança da estrutura, definindo pelo isolamento total da área para evitar qualquer risco à população.

Mudança no trânsito – A adequação no trânsito, necessária pela interrupção do tráfego no cruzamento das ruas Riachuelo e Marechal Floriano, foi realizada pela EPTC. Os carros que entrarem na rua Riachuelo devem fazer conversão obrigatória à direita, na rua Vigário José Inácio, e poderão dobrar à esquerda na avenida Salgado Filho, onde será instalado um semáforo.

Histórico – Desde 1999, o proprietário do imóvel foi notificado inúmeras vezes para realizar a manutenção do prédio. Até 2004, os locatórios fizeram algumas reformas de manutenção no local. Em 2009, passados quatro meses sem a manifestação do proprietário quanto à notificação enviada em novembro o de 2008, a Smov emitiu multa por falta de manutenção adequada. Em novembro daquele ano, após solicitação de laudo de estabilidade estrutural e nova falta de manifestação do proprietário, os locatários deixaram o prédio.

Em janeiro de 2010, após nova multa, a Smov interditou o prédio por falta de manifestação do proprietário. Diante da situação da edificação, a secretaria realizou ações emergenciais de manutenção e instalou mecanismos de contenção, priorizando a segurança do entorno. Em março do mesmo ano, após nova multa, foi solicitado ao proprietário a instalação de contenção, segurança e passagem emergencial de pedestres, o que também não foi realizado.

Exauridas todas as ações fiscais cabíveis (notificações e autuações), tendo o proprietário se omitido das ações de sua responsabilidade, relativas à conservação do prédio; tendo ele, igualmente, não providenciado laudo estrutural do imóvel legalmente solicitado, a Smov contratou laudo técnico conclusivo sobre a estabilidade estrutural do prédio, tendo em vista a preocupação dos engenheiros da prefeitura com a situação de estabilidade do imóvel.

O documento entregue à secretaria traz a análise das características, deformidades, nível de degradação dos materiais, e outros itens relacionados à situação do imóvel. Entre outras medidas, aponta a retirada de materiais condenados, escoramento estrutural externo e execução de galeria no passeio público, promovendo a liberação das calçadas com segurança.

Prefeitura



Categorias:Patrimônio Histórico

Tags:, ,

5 respostas

  1. É isso aí! Assim é que se faz! Até que enfim tomaram uma atitude!

    Curtir

  2. O “novo predio” sera estes tapumes ai!!…ja esta ai, estes conpensados serao a base da nova estrutura depois passa uma “demao de cau” e ja ta. poe uns indios peruanos tocando as flautinhas na frente e noooooossa os gauchos politizados irao ao delirio.hehe

    Curtir

  3. A prefeitura devia tentar tomar este prédio dos donos e daí sim reformá-lo para algum uso mais nobre. Precisar de mais prédios eu sei que a prefeitura precisa, pois ainda está batalhando na justiça pelo antigo colégio Santa Rosa de Lima.

    Curtir

  4. Que m…..ainda não foi desta vez que essa coisa ruiu……Q m. só em Porto Alegre que não botam um encrenca dessa no chão..

    Curtir

    • Marcio,
      não é tao facil quanto tu imagina, imagine uma situação …..
      Voce ganha de herança um imovel, este está tombado pelo patrimônio historico.
      Legal, voce é um cara de sorte e tem um bem em suas maos onde imagina-se um bom valor comercial.
      Só que voce é uma pessoa honesta, trabalhadora e mora em um imovel que foi financiado por uma instituição financeira, onde vc e sua familha fazem um esforço tremendo para ir saudando as parcelas do financiamento, surge entao em sua mente a ideia de vender o tal imóvel, quitar seu financiamento quem sabe comprar outro imovel.
      AI QUE O BICHO PEGA …………..
      voce fica sabendo que não pode desmanchar o tal imovel “tombado”
      voce fica sabendo que este imovel tem que ser preservado.
      voce fica sabendo que se este imovel cair, voce será multado.
      voce fica sabendo que o incentivo para reforma que possar a vir ganhar é abatimento de 80% no IRPF.
      voce fica sabendo que pode pleitear o desconto do IPTU. ( grande fortuna para manter o imovel)
      voce fica sabendo que niguem irá comprar um imovel pagar pela reforma para que o mesmo fique ali como uma peça decorativa.

      CARA, vc ganhou um presente Grego,

      Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: