Trensurb inicia operações em Novo Hamburgo no final de março

Humberto Kasper, Lorena Mayer e Ary Vanazzi participaram da viagem de inspeção. BRUNA PROVENZANO/DIVULGAÇÃO/JC

Segundo nota da Prefeitura de Novo Hamburgo, as operações do metrô da cidade devem iniciar no final do mês que vem. A previsão é do presidente da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. (Trensurb), Humberto Kasper. O anúncio aconteceu na tarde de quinta-feira (16), durante uma viagem de inspeção do trecho entre a primeira estação hamburguense e São Leopoldo.

Ainda em fase de testes, o trem partiu da estação Santo Afonso, em Novo Hamburgo, até a estação Rio dos Sinos, em São Leopoldo. “Esta é uma viagem de inspeção para verificarmos como estão as obras e para que possamos iniciar a operação”, explicou Kasper antes da partida.

Durante o trajeto de aproximadamente três quilômetros (ida e volta), a prefeita em exercício de Novo Hamburgo, Lorena Mayer, destacou a rapidez e a segurança oferecida pelo meio de transporte. “É um sonho realizado ver este trem chegando a Novo Hamburgo. A estação Santo Afonso está muito bonita e com certeza vai facilitar a vida dos moradores daqui”, resumiu. O chefe do Executivo de São Leopoldo, Ary Vanazzi, também participou da viagem de inspeção.

Jornal do Comércio



Categorias:Outros assuntos

Tags:,

18 respostas

  1. Deviam mudar o nome da empresa. Fica muito restrito a Porto Alegre, sendo que a maior parte dos trilhos está em Canoas e nas outras cidades.

    Curtir

  2. Li uma em outro veículo de informação matéria sobre os Bondes que estariam voltando paísagem cotidiana do Centro de Porto Alegre, num projeto turístico que arrasta-se já por uma década. Passou-se quase quatro anos daquela matéria e não ouvi mais nada sobre este assunto.

    Será que o Lobby das empresas de ônibus mexeu com os “pauzinhos” e a Prefeitura e a Câmara de Vereadore devem ter-se esquecido deste projeto, que se fosse pela vontade popular já estariam em todas linhas desativadas em 1970, na era da ditadura.

    Os Bondes ainda existem, é só recolhe-los das escolas, lugares onde estão abandonados,
    os trilhos e linhas elétricas também, faltaria reformar os veículos com uma modernização, ar-condicionado, banco reclináveis, introdução de motor a gás numa eventual falta de energia, etc.

    Para isto teria que ser feito um edital para que as empresas de ônibus que desejassem ser parceiras ou a própria Carris, este caso é político e burocrático, pois eles ainda são patrimônio da mesma, e claro um corredor exclusivo ou mesmo dos ônibus ou readaptação
    do trânsito aos mesmos etc.

    Mas o que pergunto é: por quê a prefeitura refuga este transporte sob trilhos que existe em todo mundo, que tem seus trilhos por todas as avenidas da cidade ainda preservados?

    Só leio assuntos do Tremsurb até Novo hamburgo etc., mas o transporte dentro de Porto
    Alegre, com tanta poluição, não mereceriam mais atenção? Pelo que li, quase trezentos bondes foram desativados, uma frota e tanto para ajudar a despoluir o ar e diminuir a poluição sonora, e o charme que eles dariam?

    Mas este desdém como este assunto é tratado ou engavetado, é triste ver como nossos políticos que só pensam no lucro pessoal, pior é o povo que não mobiliza-se!

    Exemplo de alguns países que ainda utilizam os bondes e troleibus:

    Portugal, Espanha, Itália França, Alemanha, Suiça, Suécia Dinamarca, Polônia, EUA, Canadá, Hong Kong etc.

    Somos melhores que eles para sucatearmos um transporte ecológicamente sustentável?

    Curtir

  3. Cadê os trens novos?

    Curtir

    • Talvez quando o trensurb chegar em Caxias do Sul eles renovem a frota…

      Curtir

    • Os ônibus de PoA tem idade média de 4 anos, os vagões do trensurb já foram comprados usados e no entanto parecem melhores que os ônibus. Em países desenvolvidos não se troca de ônibus como se troca em PoA.

      Enquanto estiverem bons, melhor fazer manutenção, afinal o valor de comprar novos sempre recai sobre o preço da passagem.

      Curtir

  4. É isto aí Pablo! Mas os empresários os verdadeiros proprietários do Brasil, os “políticos”,
    não estão nem aí para o povão, que vive apertado, suado e humilhado com o transporte de quinta categoria. Imaginastes andar num bonde com ar condicionado, com poltronas confortáveis, sem solavancos, pagando menos, sem falar nos troleibus que ainda circulam no Canadá e em outras lugares do mundo? E o trem? As ferrovias foram assassinadas para dar lugar a indústria dos caminhões, com estes motoristas que usam rebites, esta semana pegaram um que causou acidente que não tinha um braço e a carteira dele era B e o caminhão não tinha adaptação, etc., Toda hora tem acidentes aqui na Br 101, sempre caminhões atravessados nas pistas causando vinte ou mais kms de congestionamento! Enquanto isto o Trem- Bala confortável igual aos do japão ou China nem são lembrados. Por quê? Não dariam dinheiro pros políticos. O grande problema do Brasil não é o seu povo, são os seus políticos! Eles sucatearam o que era mais econômico pro povo e saudável para as cidades, mas não era lucrativo para eles! Eu tive o prazer de andar nos bondes, dizem há horas que vão inaugurar uma linha turistica aí em Porto. Também é a mesma lenga-lenga daqui, por quê a amarração? Porque na hora que o povo andar neles novamente vão querer vê-los de novo em mais percursos, aí os donos das empresas de ônibus não deixam! Naquele tempo os bancos eram de madeira, mas quem andou nunca se esquece, Hoje, fossem reformados e adicionados estes confortos a mais ia dar uma confusão daquelas. O povo querendo e a prefeitura dizendo” não dá”, mas sem dar uma explicação convincente, como na época da ditadura, foi lá que mataram os bondes, os trens e os troleibus! Mas os caras mencionados acima andam de helicópteros, aviões particulares etc., o negócio deles é o lucro. Conforto pro povo que vota, pra quê? Eles os são descendentes daqueles que fizeram isto, não estão aí, na maior cara de pau empurram os poluidores pra todos os lados. Sabes quantos bondes haviam na frota da Carris? Lí uma reportagem faz horas, se não me engano passavam de duzentos ou mais, o número não tenho certeza. Ao ver esta amarração da Trensurb do metrô dá nôjo. Era pra ter linhas para toda grande Porto Alegre há mais de vinte anos! Até a Tristeza, Viamão, etc., bem como os trens à todas cidades do interior do estado, até pro litoral!

    Curtir

  5. O TRENSURB,quando do projeto inicial, ia até NÓIA, mas ou faltou din din, ou a inflação comeu, ou os politícos comeram.

    Curtir

  6. A mobilidade urbana tão falada há décadas em todo país! Aqui em Florianópolis tem os projetos; “Trem de Superfície” e “Transporte Marítimo”, que não sairam “, e nem sairão do papel, por causa do lobby das empresas de ônibus.Em Palhoça parece estar saindo do papel um transporte igual o daí, “Catamarã”, mas por quê? Porque tem uma empresa de ônibus que lucrará com isto, a “Jotur”. Mas falando de minha cidade natal, se recordarem, quando ainda residia aí há uns quarenta anos sucatearam os “Bondes”, sob a alegação mentirosa que eram um transtorno para o trânsito, que estavam obsoletos etc., Pura enganação! Era a indústria dos ônibus que estava comprando alguém do poder na época, para fazer o crime. Eles não poluíam o ar, eram silenciosos, tinham seu trajeto delimitado, era só construir o que posteriormente denominado, corredores de ônibus. Interessante que em toda Europa, EUA, Canadá e até na Ásia, em Hong-Kong por exemplo eles ainda circulam sem problema algum. Diriam:, ah! mas se faltasse luz eles paravam! Alternativa simples para isto na época, cada um teria um motor movido a diesel, hoje a gás, para gerar energia até o retorno normal da energia elétrica nas linhas de transmissão, tipo, no-breack dos computadores. Eles ainda existem, estão sucateados, mas se houvesse vontade política, e injetassem dinheiro na reforma deles seria possível, as linhas estão nos mesmos lugares. O problema é quem ganharia e quem perderia. Quem ganharia? A população e a cidade. A primeira com as passagens mais baratas, a cidade com menos poluição, o resgate histórico, de vê-los rodando novamente, um ar de modernidade, como nos continentes mencionados, e não nostálgico, como muitos pensarão ao ler esta matéria, pois está mais do que provado que o transporte sobre trilhos é seguro e barato. Quem perderia? Ah! Aí está o “X” da questão, a indústria e as empresas de ônibus, pois o custo de manutenção dos mesmos é muito maior do que dos bondes! Pneus, motores, amortecedores, valor do diesel, o custo das passagens é claro bem mais caras. Agora se fossem entregues às empresas de ônibus com uma verbinha do governo, como sempre, o do povo para o privado, rapidinho eles retornariam à paisagem! Com certeza se fizessem uma pesquisa para saber se a população gostaria de ter linhas regulares, quem foi aos lugares mencionados sabe como os bondes atuais são confortáveis e seguros, no caso do Rio, foi porque lá é o Rio mesmo, bagunça completa na administração dos bondes. Mas eles aí diminuiriam o barulho, a poluição do ar, etc., resgataria a memória da cidade que foi a “Capital Mundial dos Bondes”.Só para citar, nos EUA os projetos de replantação dos mesmos já estão sendo colocados em prática faz horas. Lá como no resto do mundo não mataram a indústria ferroviária, os trens em todo mundo também são uma bela opção de transporte, seguros e baratos. Quem viajou de Paris à Londres que o diga! Mas como aqui é Brasil, inventamos o Pró-álcool, etc., Entregamos de mãos beijadas pros americanos, quem ganhou com isto? O Aero- Móvel, uma invenção gaúcha que se fosse noutro país como o Japão estaria funcionando em toda a cidade desde sua invenção! Mas somos a nação mais adiantada do planeta, pra quê trens, bondes, aero móveis, transportes de passageiros marítimos ou pluviais em grande escala? O negócio “Deles” de quem ganha com o transporte público, ou melhor quem decide se vai ou não ser aprovado, e que tem representatividade nos “Bastidores” políticos são os proprietários dos que lucram em gastar combustível fóssil, borracha dos pneus, manter motoristas estressados, etc. Os empresários de fachada, pois quem ganha com esta gastança toda? Todos sabem, são aqueles que dirigem este país! Por isto esta estória de Bondes, trens, transportes via balsas, catamarãs em grande escala para as massas é apenas “Devaneio Nostálgico”, mas seria muito bom se estivessem já em funcionamento para o bem de toda população não só daqui, daí, mas de todo nosso país, mas “Eles” não querem e não deixam! A única coisa a fazer é não dar voto de confiança “Neles”!

    Curtir

    • muito bom Ricardo! Concordo com tudo!

      Fico triste em constatar que o preço do transporte público no Brasil é mais ou menos o mesmo da Europa, no entanto lá os motoristas ganham mais, a qualidade é muito superior, a frequência é maior… Esse dinheiro que gastamos na passagem não é pelo salário dos trabalhadores ou pelo preço do diesel!

      Curtir

  7. Essa é uma ótima notícia! Muito bom.
    Notem que está havendo uma expansão dos meios de transporte alternativos ao ônibus, incluindo a ciclovia da Ipiranga, o Catamarã até Guaiba e o Aeromovel no aeroporto.

    Curtir

  8. eita trem demorado ,mes ke vem começa a funcionar at novo hamburgo .tah bom eu acredito kkkkkkkkk. isso so pra trouxa acreditar mesmo .

    Curtir

  9. Caro Fernando! O tom não foi xenófobo. Se prestares a atenção, as visitas de ministros ao sul são poucas em relação às outras regiões. Não falei nada contra o povo nordetino, que está vindo pro sul em busca de melhores condições de vida, é uma realidade, não tem como negar! Até do Haiti tem gente vindo! Mas sim dos políticos de lá, Se assistes os noticiários ou lês pela internet, as fortunas destinadas aos programas das enchentes e sêcas que vão para lá, tais como Bahia, Pernambuco e recentemente o Rio grande do Norte, acabaram em escândalos, o dinheiro foi embolsado por aguém e ninguém sabe e nem quer saber, é público mesmo! Foram logo esquecidos, pois aqui é Brasil, país do futebol, carnaval, etc.O Gen. De Gaulle Presidente da França na década de 1960 disse sobre nosso país: ” O Brasil não é um país sério”, e até agora nada mudou! Assim as “verbas” que vão para lá são infinitamente superiores que vem para cá, isto inclui o ” Paraná, Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.” Se as notícias são pra ti xenófobas, envia um email pros órgãos de imprensa e diz para pararem de informar as verdades que acontecem em nosso país envvendo os políticos da mencionada região, não que sejam os únicos, mas são os que foram à tona! Se fores razoável e seguires a linha de raciocínio, os fatos que envolvem o Beira-Aterro já estão tomando ares de mistério. O Ministro Aldo esteve no estádio do SC Internacional, quando foi questionado onde estava o diretor representante da AG, isto segundo veiculado na imprensa, parceira do clube, a resposta? Não estava presente. De duas um ou as duas. Desrespeito ao clube ou ao Ministro que representa a Presidente Dilma. Após ver as obras totalmente paradas ele foi ao outro estádio em construção e viu exatamente o contrário, as obras a pleno vapor, e com a data de inauguração prevista antes da Copa das Confederações! Quem foi o responsável pela perda da sede da mesma? O SC Internacional e os políticos colorados que governam o estado! A cidade perdeu milhões de reais, empregos, o ramo turismo, etc. Empurrando com a barriga um assunto sério, e lembra-te, o número original de sedes eram dez e passaram para doze. O SC Internacional desde o início torceu o nariz quando viu que teria que gastar muito dinheiro e ceder direitos às construtoras, mas assumiu o compromisso, e agora como vemos, tudo encaminha-se para um embroglio do tamanho do estádio que está a meia boca. Tomara que o desfecho da Copa do Mundo não seja igual a Copa das Confederações! Mas como estão tratando com tanto desdém, não sei não! Assim a Copa do Mundo irá como todos os que moram nas outras regiões sempre desejaram, excluir o sul, e pelo visto isto é uma possibilidade real, embora eu torça que dê tudo certo, pois Porto Alegre e o Rio Grande do Sul não merecem este castigo.

    Saudações, somos brasileiros, embora os acima do paralelo 14 não gostem muito de nós!

    Curtir

  10. Caro Gilberto, boa tarde!

    Procurei a matéria sobre o assunto da Copa e a página está dando como erro, o que aconteceu?

    Curtir

    • Retirei do ar Ricardo. Não vou transformar o teu pensamento, a tua forma de pensar na minha, ou na do Blog. Errei em fazer isso. Mas serviu como alerta. Eu concordo contigo, concordo com o teor do post. Mas tava causando muita polêmica, desnecessária.
      Mas não vem ao caso ficarmos discutindo isso, até por que não é o assunto do post. E num Blog que se preze não se fala em assuntos que não tenham a ver com o tema do post. Continue comentando, as tuas ideias tem sentido. Mas vou ter que concordar com o erro que eu e tu cometemos em falar dos nordestinos. Isso não tem nada a ver também. Mas que algo está errado com Porto Alegre, ah isso está mesmo.
      Este meu comentário é pra encerrar o assunto. Qualquer outro comentário sobre aquele post será deletado.
      _____________________
      Ao contrário, quem quiser conversar comigo, sobre este assunto, ou qualquer outro, mande e-mail para blog@portoimagem.com Terei o máximo prazer em responder os e-mails sérios e educados.

      Curtir

      • Eu não quis de forma alguma ofender o povo nordestino, mas a forma como os políticos de lá em que a maioria das bancadas na cãmara e no senado conduzem as coisas, no país é questão simples de matemática, dão
        a idéla, os fatos na imprensa falam per si próprios! Eles conduzem as coisas neste país o jeito que querem, no caso deste evento esportivo de futebol é só um reflexo dos desmandos que sofremos, Mas entendo teu ponto de vista e respeito,

        Cordialmente,

        Ricardo.

        Curtir

  11. Ih… excluíram a postagem sobre a perda da Copa…

    Aposto que foi por causa de tom potencialmente xenófobo que o autor deu em uma frase. De qualquer maneira, era um desabafo interessante.

    Curtir

Trackbacks

  1. Índice de conclusão das obras de expansão da trensurb chega a 84,36% « Blog Porto Imagem

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: