Novos ônibus do Linha Turismo estão em fase de montagem


Secretário de Turismo e diretores da Carris estiveram na fábrica da Marcopolo Foto: Divulgação/PMPA

Os dois novos ônibus do city tour Linha Turismo estão em fase de montagem na fábrica da Marcopolo, em Caxias do Sul. O Secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moares, e a equipe da SMTUR, foram recebidos pela diretoria da montadora na unidade Ana Rech. A empres venceu a licitação realizada pela Carris, a partir de convênio com a SMTUR. Os veículos devem entrar em circulação no final de março. (fotos)

Na visita, o grupo conheceu o processo de fabricação dos veículos e acompanhou a montagem dos dois ônibus. Um deles está em fase de estruturação, e o outro em fase de acabamento.Os ônibus do modelo Viale DD Sunny são os primeiros produzidos pela empresa no Brasil. “Produzimos o modelo de ônibus city tour na África do Sul para a Copa do Mundo 2010, mas era coberto. O modelo panorâmico, com o andar superior aberto, como serão os ônibus do Linha Turismo, é inovador”, comenta o consultor de Marketing da Marcopolo, André Luiz de Oliveira. Os veículos terão altura de quatro metros em dois andares, 2,60 metros de largura e 12,30 metros de comprimento. A capacidade será de 74 passageiros.

Os novos veículos seguirão o modelo que hoje opera o city tour, com algumas inovações como sistema informatizado de áudio para transmitir informações turísticas em três idiomas durante os roteiros, piso rebaixado na parte dianteira (low entry), circuito interno de TV, rampa de acesso para cadeirantes, janelas panorâmicas no piso inferior e climatização. A pintura fará alusão ao pôr-do-sol do lago Guaíba.

Previsão é de que os novos ônibus comecem a circular em março Foto: Divulgação/PMPA

O investimento de R$ 1,4 milhão é autossustentado: 50% do valor será pago com recursos do fundo de reserva criado com a receita gerada pelo city tour Linha Turismo nos últimos três anos, e a outra metade será financiada e paga com a mesma fonte de recursos. “A qualificação do serviço é um passo importante, pois é a primeira renovação e ampliação da frota em oito anos de funcionamento”, destaca Moraes.

Mais qualidade – Com mais veículos, além de atender à demanda reprimida pelo Linha Turismo, a SMTUR irá inovar para qualificar o serviço, com um novo conceito para o city tour. No novo modelo, que será adotado com a circulação dos novos ônibus, estarão incluídos pontos de parada durante os passeios no roteiro da área central. Atualmente a rota é circular, com apenas um ponto de embarque – desembarque. A medida aumentará a oferta de horários e capacidade do city tour, além do fato de que os passageiros poderão aproveitar mais o passeio.

Em paralelo ao aumento da frota, a SMTUR planeja a implantação de um sistema informatizado de bilhetagem, com reserva on line de lugares e pagamento eletrônico das passagens por meio de uma página Web ou nos terminais de autoatendimento que serão instalados nos Centros de Informação Turística.

Também estiverem na visita à Marcopolo os representantes da Carris: Gelson Luiz Guarda, gerente administrativo, João Luiz Berntini da Silva, gerente de manutenção e Carlos Alexandre Ávila, diretor técnico administrativo.

Prefeitura



Categorias:TURISMO

Tags:,

4 respostas

  1. Em Salvador os ônibus tem um teto retrátil de lona e preservam as molduras de janela no deck superior. Acho que seria interessante usar esse mesmo esquema em Porto Alegre, para poder ter os passeios até com chuva. Eventualmente poderia ter até uma espécie de “teto solar” feito com aquela lona transparente usada na janela traseira em alguns carros conversíveis…

    Curtir

  2. em Curitiba estes onibus já funcionam a anos. http://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/PORTAL/linha_turismo/

    Curtir

    • Mas temos a linha há anos também, não sei quem começou antes. Mas que bom que estão qualificando o serviço, já andei na linha original do ônibus trismo e achei muito legal.

      Curtir

  3. Não imaginava que tinha tanta gente pra isso..

    Bom saber… 😀

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: