Financiamento é novo obstáculo para o Beira-Rio

Zamin disse que não existe restrição à empresa. Arquivo / JC

Um novo obstáculo surgiu na reforma do estádio Beira-Rio, palco dos jogos da Copa do Mundo de 2014 em Porto Alegre. Segundo o Banrisul, a construtora Andrade Gutierrez (AG), responsável por conduzir as obras, não apresentou garantias sólidas para obter a quantia requerida. A empreiteira havia procurado o banco com o intuito de conseguir um financiamento pela linha ProCopa Arenas, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes).

No último final de semana, a AG divulgou nota dizendo que aguardava apenas a resposta da instituição financeira para assinar o contrato com o Internacional e apresentar o cronograma de trabalho, retomando em seguida a reformulação do estádio colorado. Há quase oito meses, o barulho das máquinas não é ouvido no local. A empreiteira ainda afirmou que a garantia da parcela que cabe a ela no processo (20%) foi apresentada e aprovada. Além disso, a Andrade Gutierrez disse que o plano de garantias referente ao conjunto de investidores na Sociedade de Propósito Específico também foi apresentando ao Banrisul.

Diante do comunicado da construtora, o presidente do Banrisul, Túlio Zamin, disse que não existe restrição à empresa, mas que a proposta não poderia ser aceita sem a liquidez necessária. Zamin lembrou que, há aproximadamente um mês, o banco rechaçou o pedido de empréstimo nos termos apresentados na ocasião. O governador do Estado, Tarso Genro, também rebateu o comunicado da construtora, dizendo que é injusto o Banrisul assumir os riscos da empresa. O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, se mostrou preocupado com a nota da Andrade Gutierrez e constatou que não é a pressão que resultará no atendimento da solicitação. De acordo com o prefeito, os prazos começam a passar sem uma definição, colocando em xeque a realização da Copa do Mundo. Nesse sentido, ele destaca que é necessária uma definição nos próximos dias.

Jornal do Comércio



Categorias:COPA 2014

Tags:, ,

11 respostas

  1. Bem caro Marcelo Morais:

    Calma Lestes mas não entendestes! Vou responder ao que dissestes frase por frase:

    “Mas tu vem aqui defender a extinção do clubismo para um bem geral do estado pelo o que entendi, mas pra que chamar o Beira-Rio de Beira-lago?Eu sei que é um lago, todo mundo sabe, só que o nome é esse. Ja faz parte, esse tipo de coisa acontece, e não tem nada a ver com a Copa do mundo.”

    Não defendi a extinção do clubismo não, mas por hora exige uma união de todos, e ficar escondendo o jogo é uma espécie de clubismo que pelo teu comentário, não concordarias.Se o estádio estivesse à Beira dum local que fosse uma coisa e depois descobisse que não era o que pensava-se, não é ofensa retificar o nome, o lugar é belo e o por do sol não vai de ser maravilhoso.

    “Pra que as aspas no glorioso? O Inter não é glorioso? Não tem glorias? Não tem titulos? A dupla Grenal é gloriosa sim, os dois, dois clubes vencedores e ponto.”

    As aspas é para dar importância a teu clube e não menosprezo, e sim o Grêmio também é “glorioso”, não entendi poque te ofendestes!

    “Quem não admite a Arena como campo da copa? Os colorados? Qual o poder dos torcedores colorados na escolha do estádio da copa? Essa acusação tu pode fazer para os governantes.”

    O teor de meu comentário menciona sim o que escrecestes, os colorados, foi uma alusão à dretoria do SC Internacional que continua calada, omssa e deixa margens para todos falarem mal do clube e meterem o pau, inclusive os próprios torcedores colorados que já estão indignados com a atitude dela já querem que seja na Arena com tu!

    “O que tem a ver o terreno onde esta o Beira-Rio? Recebeu do governo sim, e o que tem a ver com a Copa?

    Bem o terreno tu reconhecestes, foi um presente da cidade ao SC Internacional, só citei isto se tu lestes bem, em alusão de que como está na frase, será que pretendiam ganhar dinheiro público de graça como ganharam o terreno onde está o estádio?” Uma pergunta somente, pois já que a diretoria não maifesta-se dá margens a perguntas como estas.

    “Micos vermelhos? Bugios? Que tipo de comentário é esse? Não somos pessoas? Torcedores de clubes, simplismente? O que tem a ver com a Copa do Mundo e com os estádios da mesma?”

    Não foi uma ofensa, a própria torcida diz-se “somos macacos”, vi isto em jogos, o bugio é um primata ou macaco de cor avermlhada muito comum no Rio Grande do Sul, e mico,
    são aqueles de circo, que fazem macacadas, nenhuma ofensa portanto, não confunda as coisas, é apenas uma metáfora que vocês assimiaram e passaram a se utiliar da mesma, uma verdade apenas, sei que são seres humanos, homo-sapiens!

    “E o Mazembe? A Copa da Africa ja foi que eu saiba. Eles viraram seleção e vão jogar a Copa do Brasil?”

    Não eles eu não sei se classificarão, mas a alusão ao Mazembe, foi o fiasco vermelho, único clube europeu e sul americano a não jogar uma final de campeonato mundial, e citei isto porque como as cosas vão, o SC Internacional poderá fazer o Rio Grande do Sul ficar fora da Copa, e o mico, ou seja a vergonha por tal façanha será do colorado gaúcho de nôvo!

    “Pra que dois estadios? o Grêmio tem condições ou no minimo a necessidade disso? E o Olimpico não entrou no acordo com a OAS para a construção da nova Arena?”

    Não endendestes que eu falei no final, que era ilusório? Mencionei que poderiam deixar
    a demulição pra depois da Copa pra ele poder ser local pra treinamentos, aliás com o Beira-Lago para mim, beira-Rio pra ti, está a meia bôca mesmo, e só estão demolindo o Eucaliptos 43 anos após a inauguraço do teu Beira-Rio, por quê o Grêmio não poderia deixar o Olímpico 2 anos inteiros pros treinos, sei que tem contrato de demulição etc. mas por quê não, só isto!

    “Se for para manter a Copa no estado, sou completamente a favor da transferência da mesma para a Arena. O Inter sim, e esta fazendo M…., sou colorado e o primeiro a admitir. Não esta sendo responsável e esta colocando tudo a perder”

    Aí mostras coerência e inteligência, meus parabéns!

    “MAS, o Inter não tirou a Copa da Arena ou do Olimpico, o Grêmio Não se candidatou para sediar a Copa.”

    O que dizes ser a verdade? O Grêmio FBPA- 03/02/2009 | 13h08 Kroeff diz que Grêmio não desiste de sediar a Copa 2014 Presidente acredita que qualidade da Arena vai convencer CBF e Fifa

    Duda Kroeff quer fazer um Gre-Nal pela sede da Copa de 2014. Em entrevista ao quadro “Fala, Presidente!”, do site Globoesporte.com, o presidente do Grêmio admitiu que o Inter está em vantagem para receber jogos do Mundial, caso Porto Alegre seja confirmada entre as 12 cidades-sede. Na vistoria realizada no último sábado, na Capital, a CBF reafirmou que vai indicar o Beira-Rio, que passará por uma grande reforma.

    No entanto, Duda Kroeff acredita que a construção da nova Arena do Grêmio, com início das obras previsto para 2010, possa virar o clássico “nos acréscimos”:

    — Nós, gremistas, acreditamos que, chegando a hora da Copa do Mundo, tendo dois estádios, um reformado e outro novinho, estalando de novo, o mais moderno, o mais bonito, o melhor do Brasil e da América do Sul, vai ser difícil para a CBF ou a Fifa não escolher a Arena do Grêmio como sede dos principais jogos da Copa do Mundo em Porto Alegre. Fonte:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/noticia/2009/02/kroeff-diz-que-gremio-nao-desiste-de-sediar-a-copa-2014-2391897.html.

    “Agora, como que tu vem aqui defender o fim do clubismo para um bem maior quando os teus unicos argumentos são clubisticos? Rebaixando o clube como um todo e os seus torcedores?”

    Não defendo o fim da rivalidade sadia, sem violência que ocorre a cada Grenal, e nem rebaixei o teu clube e seus tocedores, e sim a diretoria e o conselho deliberativo assitem
    todas as notícia, acovardados e ver na bronca que acabaram se metendo pelo descaso e pela procrastinação que deram ao assunto.

    “Pelo menos se de ao trabalho de fundamentar a tua opnião com argumentos validos e não com fiasco no jogo do Mazembe ou com o nome do estádio. Por Favor viu.”

    É, não entendestes que foi mais uma alusão que fiz caso a porcaria aconteça, e pelo jeito isto ainda encomoda muito vocês, a cicatriz do fiasco, uma decepção pra torcida e à imprensa colorada, principalmente da RBS que tirou do ar o seu site, foi prova de mal perdedores, mas foi duro mesmo, pros congoleses, aquelas imagem, só vi colorados chorando por onde as imagens passavam, foi triste, não quis magoar ninguém a ferida está ainda aberta e dói, desulpe-me, mas foi uma lembrança que o clube vermelho pode
    fazer um papelão maior e comprometer todo estado gaúho, só isto!

    Mas não leva a mal, não escreví para magoar vocês, só falei a realidade atual.

    Abraço!

    Curtir

  2. Um protesto público gigantesco saindo do Beira-Lago indo até Olímpico ou Arena!

    Com a camisisas da cõr do estado ou da seleção gaúcha, aí não haveria clubismo, e com as bandeiras dos tropeiros das cavalgadas do litoral, de carro, a cavalo, de mula, carroça, calhambeque, caminhão, ônibus, trator que é o símbolo do trabalho do campo que mandamos verba pros cofres da união, e do Grêmio a pé como canta o hino, o único clube que não garante que uma empresa virá, um Banco financiará, etc.as obras de seu futuro estádio estão aí pra tudo mundo ver inclusive a FIFA!

    Aí ela veria pela imprensa que o proplema aqui é clubismo dos governantes que indicaram o Beira-Lago, que aceitou em palavras, mas em ações ficou embromando!

    Saberia também via imprensa os fato que ocorreram nos bastidores da escolha do estádio para sediar os jogos era político colorados de inflência, dentes estes colorados estão a atual Presidente do Brasil, Dilma Roussef e o o Governador do Estado Tarso Genro!

    Este ficou em em cima do muro até antes da reportagem que li, mas agora já admite que a Copa não possa ser no Beira-Rio, por quê? Em 2014 tres meses após a copa do mundo tem eleições pro governo do estado, ele pode ser colorado, mas não é trouxa, ele está sentindo que o clube dele não quer nada de sediar a Copa está tirando o dele da reta e a AG também!

    Mas pôxa o próprio governador não adequou-se ao novo Título que a UFRG e uma universidade norte-americana definiram que é um grande Lago? Por favor rebatizem o estádio, ele está à beira de um lago!

    Afinal, pelo que estou lendo os colorados não queriam a Copa, enrrolaram, a AG não garante mais nada, o problema do SC Internacional agora seria como reza o que está escrito neste post!

    O Banrisul não tem nada com isto, não foi ele que aceitou a honra de sediar os jogos mas sim o “glorioso” se é que podemos chamar o clube do Beira-Lago, desonrou até agora com sua palavra, e é interessante, todos falam, menos os dirigentes dele, será que pretendiam ganhar dinheiro público de graça como ganharam o terreno onde está o estádio? .

    Se querem um estádio e não admitem a Arena, deixem que o Grêmio, agiliza e faz uma reforma, já no Olímpico, manda as máquinas da Arena pra lá, os operários etc. já é um campo com cobertura total para o público, sedia a Copa e acaba com esta lenga-lenga, o Beira-Lago nem pra treinos! Claro que o que estou falando é apenas é ilusório!

    Mas se tivessem escolhido o mesmo, as obras estariam bem adiantadas e não haveria a necessidade de construir a Arena, pois no fundo grande parte dos gremistas incluindo-me também não queriam, já estamos sentindo saudades do querido Olímpico Monumental, iIsto não tenho dúvidas, mas quem sabe deixam ele de pé até a Copa pra treinamentos, depois de mais um micásso, eles não passam disto mesmo, micos vermelhos, bugios, que na hora “H” como fizeram contra o Mazembe foi aquele fiasco, mas não é que pelo que estamos vendo superarão aquele mico mundial?

    Os colorados não merecerão nem ser campo de treinamentos, e o Grêmio seria o único clube do mundo com dois grandes estádios, que luxo heim?

    Isto seria um tapa de luva na cara de todos os colorados, desde os diretores aos políticos que embromaram até chegarem a este ponto com este embrogio!

    Curtir

    • Cara, tu falou muita bobagem.

      Não estou dizendo que o BEIRA-RIO vai estar pronto, que não há favorecimentos politicos nem nada disso. Essas coisas todos ja estão cansados de saber.

      Mas tu vem aqui defender a extinção do clubismo para um bem geral do estado pelo o que entendi, mas pra que chamar o Beira-Rio de Beira-lago? Eu sei que é um lago, todo mundo sabe, só que o nome é esse. Ja faz parte, esse tipo de coisa acontece, e não tem nada a ver com a Copa do mundo.

      Pra que as aspas no glorioso? O Inter não é glorioso? Não tem glorias? Não tem titulos? A dupla Grenal é gloriosa sim, os dois, dois clubes vencedores e ponto.

      Quem não admite a Arena como campo da copa? Os colorados? Qual o poder dos torcedores colorados na escolha do estádio da copa? Essa acusação tu pode fazer para os governantes.

      O que tem a ver o terreno onde esta o Beira-Rio? Recebeu do governo sim, e oq ue tem a ver com a Copa? E as penhoras do Olimpico?

      Micos vermelhos? Bugios? Que tipo de comentário é esse? Não somos pessoas? Torcedores de clubes, simplismente? O que tem a ver com a Copa do Mundo e com os estádios da mesma?

      E o Mazembe? A Copa da Africa ja foi que eu saiba. Eles viraram seleção e vão jogar a Copa do Brasil?

      Pra que dois estadios? o Grêmio tem condições ou no minimo a necessidade disso? E o Olimpico não entrou no acordo com a OAS para a construção da nova Arena?

      Se for para manter a Copa no estado, sou completamente a favor da transferência da mesma para a Arena.

      O Inter não esta cumprindo o seu dever e colocando em jogo a Copa no Estado.

      Incompetência dos dirigentes, governo, construtora e todos os envolvidos.

      MAS, o Inter não tirou a Copa da Arena ou do Olimpico, o Grêmio Não se candidatou para sediar a Copa.

      O Inter sim, e esta fazendo M…., sou colorado e o primeiro a admitir. Não esta sendo responsável e esta colocando tudo a perder.

      Agora, como que tu vem aqui defender o fim do clubismo para um bem maior quando os teus unicos argumentos são clubisticos? Rebaixando o clube como um todo e os seus torcedores?

      Pelo menos se de ao trabalho de fundamentar a tua opnião com argumentos validos e não com fiasco no jogo do Mazembe ou com o nome do estádio.

      Por Favor viu.

      Curtir

  3. De tudo isso, temos a garantia até o momento por parte do Sr. Governador Tarso Genro que o Banrisul não vai disponibilizar recursos para quem não tem garantia ou não deu garantia para tanto.

    Agora, culpar o Gov. do RS pelo fato de o contrato não estar a ser cumprido por causa do Banrisul passa dos limites e do bom senso.

    Aliás, o que teria a dizer neste momento o Pref. Mun. POA com relação as obras, como deixaram este fato chegar a esse ponto, o que diria o Sec. da Copa do Estado e do Município com relação a tudo isso, enfim, pelo que entendi essa A.G. quer dinheiro público para bancar essa maldita obra, quem seriam os parceiros, algo estranho em tudo isso.

    Enfim, essa é a Copa do Mundo que muitos Agentes Públicos, estes em cargos públicos estaduais e municipais querem de qualquer jeito, mesmo que seja com dinheiro público, afinal estamos em ano eleitoral.

    Portanto, viva a Copa do Mundo, esse com dinheiro público, que será bancado através do cidadão que paga impostos.

    Enquanto, isso, o cidadão, vive o caos da falta de atendimento em áreas de saúde, educação e segurança pública, estes com qualidade.

    Curtir

  4. Independente de time de futebol, sou gaucho tenho orgulho disto. A Copa é um evento unico no mundo, será que vamos ficar fora desta vitrine por causa da incompetencia de nossos politicos, de nosso governador, do prefeito de POA, dos dirigentes do Inter e da Andrade Gutierez que é a menos prejudicada nesta novela. Não esta na hora de o povo tomar uma atitude, vamos vestir a camiseta do inter e do gremio e vamos a rua, não é o nome de um time que está em jogo, é o nemo de todos nós gauchos, vamos ao palacio piratini, a prefeitura a assembleia. Ou nós gauchos tambem perdemos a vergonha na cara como todos os envolvidos neste jogo de interesses.

    Curtir

  5. Porto Alegre vai perder a Copa, vai ser um vexame. Uma oportunidade única jogada no lixo.

    A FIFA vai perder a paciência e vai tirar Porto Alegre da Copa, não vai dar tempo de colocar a Arena como opção, e a reforma do Beira Rio vai recomeçar mais ou menos 1 mês da retirada da cidade da Copa, fazendo assim com que Porto Alegre tenha 2 estádios qualificados para receber os jogos, mas Não vai receber nenhum.

    Tudo por culpa da incompetência e falta de comprometimento dos responsáveis e da cidade como um todo. O Internacional, a Andrade Gutierrez e a Prefeitura.

    TODA A CIDADE ESTA SENDO INCOMPETENTE, AS PESSOAS NÃO LIGAM, NÃO SE IMPORTAM, NÃO FAZEM NADA.

    E quando for anunciado que a cidade esta de fora da Copa, como aconteceu com a copa das confereções, vão todos tocar as suas vidas normalmente e ir trabalhar para comprar uma TV para ver os jogos da Copa do Mundo de Futebol do Brasil de 2014.

    Viva a República Rio-Grandense. Bairrismo também na incompetência.

    Curtir

  6. @Carlos: a AG consegue sim garantir sua parte. Entretanto, lembre-se que a AG vai ser responsável por somente 20% da obra. O resto vai vir dos tais “parceiros”. E são ESSES que não conseguem garantir. Talvez porque nem mesmo existam.

    Curtir

  7. De duas uma: ou querem ganhar tudo de mão beijada ou nem querem essa obra.

    Curtir

  8. Tudo muito estranho. Uma empresa com faturamento da ordem de R$ 18 bilhoes acostumada a trabalhar com parceiros poderosos nao consegue garantir que vai pagar 300 milhoes em alguns anos??

    Curtir

    • Por isso ela é uma empreitera, que sabe construir, mas não entende de, nem quer pelo jeito, administrar, financiar ou garantir a construção de um estádio. Aliás, o internacional sabia desde sempre que esse contrato só seria efetivado quando houvesse parceiros interessados em investir (e garantir) no negócio.

      Curtir

  9. As garantias dos projetos de estádios (seguro de obra, contrato com empreitera, financiamento…) não deveriam ser apresentadas ao Comite organizador em março de 2010 (há quase 2 anos)?

    Como é que deixaram a situação chegar a esse ponto?

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: