Capital gaúcha na lista para as 7 Cidades Mais Maravilhosas do Mundo

Foto: Gilberto Simon - Porto Imagem

Porto Alegre é uma das 1,2 mil candidatas de 220 diferentes países que está concorrendo na votação que elegerá as 7 Cidades Mais Maravilhosas do Mundo. A competição foi lançada pela New7Wonders, a mesma fundação que acabou de encerrar o processo de escolhas das 7 Maravilhas da Natureza, seleção que colocou as Cataratas do Iguaçu, no Paraná, em terceiro lugar.

A seleção das Cidades New7Wonders está na segunda fase. Na primeira, encerrada em 31 de dezembro passado, as cidades foram indicadas pelo público no site www.new7wonders.com/form/nominate/en. Pessoas de todo o mundo foram convidadas pela fundação para sugerir as suas cidades favoritas. Do Brasil, fazem parte da lista 28 cidades, e Porto Alegre é a representante do Rio Grande do Sul.

Hora de votar

Agora, os internautas são chamados a escolher suas cidades preferidas entre as mais de mil indicações. Esta votação será encerrada em 7 de março. Desta etapa sairão 300 candidatas (uma por país, mais as 77 mais votadas), que se qualificação para uma nova votação até 23 de novembro. As 28 finalistas serão conhecidas em 6 de dezembro e passarão por mais três fases de votação que só serão encerradas em 7 de dezembro de 2013, data em que a New7Wonders divulgará o resultado final e oficial das 7 Cidades Mais Maravilhosas do Mundo.

Esta é a terceira votação global pela internet depois das campanha que elegeram as novas 7 Maravilhas do Mundo e as novas 7 Maravilhas da Natureza.

As brasileiras

Junto com Porto Alegre fazem parte das indicações Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Campo Grande, Duque de Caxias, Fortaleza, Foz do Iguaçu, Goiânia, Guarulhos, João Pessoa, Macapá, Manaus, Maceió, Natal, Olinda, Ouro Preto, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, São Vicente, Salvador, São Luís, Teresina e Vitória.

Prefeitura



Categorias:Outros assuntos

Tags:, ,

37 respostas

  1. Baseada nas que eu conheço… pois é impossível conhecer realmente uma cidade sem ter ido até lá.

    Barcelona
    Washington D.C.
    Viena
    Florianópolis

    Não considero Rio de janeiro, pois uma cidade maravilhosa deve ter além de beleza natural pessoas civilizadas… e isso é o que mais falta por lá.

    Curtir

  2. Das que eu conheço escolheria:
    – Barcelona (praia, Gaudi, olimpíada)
    – Viena (linda, civilizada, palácios)
    – Florianópolis (praias)
    – Paris (palácios, museus, igrejas, monumentos)

    Das que eu não conheço, mas que acho que teriam chances:
    – Fernando de Noronha (se é que dá para considerar uma “cidade”)
    – Sydney
    – Miami
    – Alguma ilha do Hawaii
    – Praga
    – Tokyo

    Das que eu considero interessantes, mas não necessariamente “maravilhosas”
    – New York (diversidade)
    – Washington DC (museus)
    – Los Angeles (Venice) e Santa Monica (praias, canais, cinema)
    – Las Vegas (artificial, mas sensacional)
    – Madri (simpática)
    – Londres (monarquia, histórica)
    – Berlin (underground, mas culturalmente fantástica)

    Das que eu conheço e vão contra o “concenso”:
    – Veneza (mal cuidada, suja, não receptiva)
    – Amsterdan (bonita, sexshops, “coffe”shops)
    – Rio de Janeiro (praias, morros, floresta, violência, pobreza)

    Curtir

  3. Na boa, só quem não conhece JOSTA NENHUMA do mundo pode imaginar que alguma cidade brasileira se preste para uma lista dessas… a sujeirada, maloqueirada, violência, degradação urbanística, transporte porco, já garantiriam nossas capitais na lista das cidades mais nojentas do mundo, junto com Jakarta, Kabul e outros “paraísos”. Mas a xenofobia dos ignorantes fala mais alto que a razão.

    Curtir

  4. Vi a pessoas de várias outras cidades pedindo para seus conterrâneos votarem nela. Só em Porto Alegre eu vi gente rindo e achando que era piada. É ruim achar a sua cidade uma das 7 mais maravilhosas?

    Curtir

    • É ridículo achar que Porto Alegre é uma das 7 mais maravilhosas do mundo SIM. E pra mim o Rio de Janeiro também deveria estar fora!!!! O que presta lá é a Zona Sul turística, e ainda assim a favelada vive lá e explode caixotes, bota fogo em ônibus etc! A CIDADE do RJ de fato NÃO PRESTA como maravilhosa.

      Curtir

    • É que aqui o pessoal tem mais senso crítico e a tal de politização.

      Curtir

  5. Tem uma questão aí, o que é idade maravilhosa? Para turismo? Para morar? Não acho que poa teria alguma chance em nenhum quesito, mas fica a pergunta. Uma cidade como veneza, por exemplo, provavelmente é muito melhor para turismo do que para morar. Na minha opinião o Rio também.

    Curtir

  6. Roma
    Atenas
    Paris
    Rio de Janeiro
    Veneza
    Nova York
    Londres

    Curtir

    • Veneza entraria na minha lista das 7 maiores decepções!

      Curtir

    • Veneza???? Bueiro a céu aberto… casas caindo aos pedaços. Só quem nunca foi até lá para considerar uma maravilha de cidade. Ou não tenha parâmetros para comparação com outras melhores…

      Curtir

  7. Em termos de mundo fica dificil ne’ compadre?, mas em termos de Brasil… nao tenho duvidas que e’ uma das cidades menos piores; a metropole brasileira mais proxima da civilizacao. Nao da’ pra dizer que a cidade e’ otima, porque as cidades brasileiras sao todas horriveis, feias e com mulambos por todo lado, o que da’ e’ falar em menos pior mesmo.

    Curtir

  8. Com certeza votarei… em Fernando de Noronha, Miami, Honolulu, Cancun,…

    É o cúmulo do BAIRRISMO votar em Porto Alegre como uma das 7 mais belas cidades do mundo! E não estou dizendo isto (apenas) pq POA não é bonita, mas pq POA é uma metrópole sendo impossível concorrer com cidades praianas com suas belezas naturais. Por este mesmo critério, LA e NY (ainda que mais bonitas do que POA) estão fora da minha lista.

    Curtir

  9. Concordo com a tua lista, Giba! Talvez só substituísse Chicago e Tóquio por alguma outra cidade. E também troco Toronto por Londres.

    Obs.: Coloca mesmo o post sobre a Vila Farrapos, Giba! Estou salivando aqui! Hehe. Nossa cidade precisa aproveitar esse momento raro e passageiro em que se estão em voga o Cais e a revitalização da Orla, bem como estamos em um período pré-eleitoral e pré-copa do mundo para ver se só assim sai alguma coisa para devolver aquela àrea à população e à cidade. Passado esse momento, já viu… Nunca mais tiram os protegidinhos do politicamente correto, quando o politicamente correto é uma orla para todos e, não, para alguns que se adonaram dela. Se fosse assim, também faria eu uma casinha às margens do Guaíba, quem sabe junto ao Marinha.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: