Jornal Metro – Porto Alegre – página 2
Avalie isto:
Compartilhe com seus amigos:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Mais
Categorias:Metro Linha 2
Tags:metrô de porto alegre, metrô subterrâneo, metropoa
Cada vez que vejo essa lista de estações eu dou um facepalm. Ô gente sem noção de malha metroviária! Fico pensando quem bolou esse projeto.
CurtirCurtir
Como já muito disse aqui: se o projeto for realmente esse da ilustração, Porto Alegre está cometendo um grandissíssimo erro, fruto da desatenção e desconexão com a realidade dos projetistas. Este projeto é tacanho demais, pelos motivos que enumero abaixo:
1) não prevê estação sob a Terceira Perimetral – algo que seria óbvio em qualquer projeto bem pensado, pois esta avenida adicionaria demanda a linha pelas conexões com linhas de ônibus que a servem
2) não prevê uma estação sob o Camelódromo – outra obviedade pelas possibilidades de conexão com ônibus, bem como os milhares de destinos de viagem das proximidades
3) propõe um lugar inadequado para a estação término no Centro, pois se trata de um lugar altamente edificado (dificulta construção subterrânea) e que não possui estrutura de terminal de ônibus para integração (e tem pouco espaço para isso)
4) a distribuição das estações na Assis Brasil é péssima – a estação anterior ao Triângulo (Dona Alzira) dista apenas 700 metros dele, e oferece pouco incremento à demanda; a estação posterior (Cristo Redentor), no entanto, dista 1400 metros, e tem inúmeros destinos de viagem em seu entorno.
5) ignora completamente o lado Oeste do Centro Histórico – esta área tem diversos prédios de grande porte e muitos destinos de viagem; muitos empregos de melhor nível também estão situados na região, o que tornaria uma extensão até ela interessante como forma de incentivar indivíduos de maior poder aquisitivo a usar o metrô.
6) propõe uma integração surreal com a linha 1 – imagina o sujeito que vem de São Leopoldo com destino à região da Assis Brasil: basicamente ele vai ter que vir no Trensurb até o coração de Porto Alegre, caminhar para a integração, e voltar no Metrô por um caminho praticamente paralelo ao que veio para chegar onde quer. É óbvio e ululante que ele optará por integrações mais racionais, e a linha 2 perderá assim toda uma demanda da RMPA.
Pela minha singela opinião, o ideal seria:
1) Terminal Gasômetro (sob a Praça Brigadeiro Sampaio – integrada ao Aeromóvel)
2) Estação Alfândega
3) Estação Mercado (integrada ao terminal de ônibus da Praça XV)
4) Estação Camelódromo (integrada ao terminal de ônibus)
5) Estação Conceição (integração com a Rodoviária)
6) Estação Ramiro Barcelos
7) Estação Félix da Cunha
8) Estação Cairú (integração ao terminal de ônibus)
9) Estação Souza Reis (integração com ônibus da Terceira Perimetral)
10) Estação IAPI (onde a Assis Brasil bifurca)
11) Estação Obirici
12) Estação Cristo Redentor
13) Estação Lindóia
14) Estação Triângulo (integração ao terminal de ônibus)
15) Estação Dona Alzira
16) Estação Sarandi
17) Estação Bern. Silv. Amorim
18) Terminal FIERGS
Adicionalmente, deveria ser construído um túnel conectando a Estação Cairú à Estação Farrapos do Trensurb, e este passaria a utilizá-lo rumo ao Centro de Porto Alegre, compartilhando o trilho e as estações com a linha 2. Assim, poderíamos destruir aquele câncer que é o trensurb no centro, e dar àquele espaço um fim mais nobre.
CurtirCurtir
Poderiam aproveitar que a arena ta quase pronta, e que é praticamente certo que o beira rio não vai fazer a copa em Poa, e puxar um pouco do trêm pra mais perto da arena..
😛
CurtirCurtir
Um prolongamento dessa linha do aeromóvel da estação aeroporto até a arena seria uma boa alternativa. Talvez com mais uma estação entre esse dois pontos, já que existem alguns condomínios residenciais por ali e vários outros deverão ser construídos.
CurtirCurtir
aleluia irmão
CurtirCurtir
Ótima notícia! Agora está nas mãos do estado e do Município! Está na hora de trabalhar!
CurtirCurtir