Porto de Porto Alegre poderá receber investimento privado para novo guindaste

Cais Navegantes pode ter novo guindaste para granéis sólidos. Foto: Divulgação / SPH

O novo superintendente de Portos e Hidrovias do Estado, Pedro Obelar, participou da sua primeira reunião do Conselho de Autoridade Portuária (CAP/Porto Alegre), na última sexta-feira (2). O encontro reuniu operadores portuários e empresas que atuam diretamente na operação do Porto de Porto Alegre e terminais privados. Entre os assuntos tratados, a alteração do Plano de Zoneamento de armazéns e pátios do Porto organizado, e a vistoria à implementação do ISPS Code, feita pela Conportos, em janeiro. Engenheiros de uma empresa que atua no Porto da Capital apresentaram ainda o projeto de instalação de um guindaste mais moderno no Cais Navegantes, num investimento orçado em 3,5 milhões de dólares.

Projeto

A proposta prevê a instalação de guindaste para descarga de granéis sólidos, como fertilizantes, e com capacidade para descarga de até 1 mil toneladas por hora. O superintendente de Portos e Hidrovias, Pedro Obelar, chamou a atenção para o projeto apresentado pelos empresários. “Um investimento dessa envergadura é um importante reforço para a nossa capacidade de carga de descarga. Com a retomada da operação do Guindaste 19 e a conclusão da reforma no de número 18, estaremos a pleno para a safra que se inicia”, disse.

Segurança

Mas o chefe da SPH lembrou que a equipe de engenheiros da SPH deverá avaliar o projeto e verificar se o equipamento é compatível com a estrutura do Cais Navegantes, onde ocorrem as operações de carga e descarga de materiais. “A meta é promover um trabalho conjunto, buscando o que for melhor para o Porto da Capital pensando sempre no fomento e aproveitamento do sistema hidroportuário que possuímos”, acrescentou.

Participação

Com um dos maiores públicos já registrados, a reunião do CAP/Porto Alegre contou com a participação de operadores portuários, o chefe de Gabinete da Secretaria de Infraestrutura, Lauro Hagmann, e com o titular da Delegacia da Capitania dos Portos de Porto Alegre, o capitão de fragata Jayme Tavares Filho. “Para nós, isso é um privilégio. Precisamos trabalhar em parceria com todas essas entidades, focados sempre no desenvolvimento do porto e das hidrovias. Aqui são discutidas as principais ações que precisamos realizar pelo desenvolvimento da atividade portuária”, avaliou o superintendente Obelar.

Texto e foto: Cristiane Franco – Portal do Governo do Estado



Categorias:Outros assuntos

Tags:, , ,

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: