Prefeitura recebe estudos para Central de Tratamento de Resíduos

Após lançar solicitação de manifestação de interesse público em dezembro, a prefeitura receberá nesta segunda-feira, 5, estudos sobre a viabilidade de instalação de uma Central de Tratamento de Resíduos Sólidos em Porto Alegre. A entrega dos documentos está marcada para 11h, no auditório do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (avenida Azenha, 631).

A proposta de criar a central foi construída a partir de pesquisas sobre as melhores soluções internacionais existentes, para criar uma alternativa correta de destinação das 1,5 mil toneladas de lixo orgânico e resíduos públicos coletadas diariamente. Hoje, esse volume passa pela Estação de Transbordo, na Lomba do Pinheiro, e é levado por grandes caminhões ao aterro sanitário em Minas do Leão, distante 113 quilômetros.

Conforme o titular do Gabinete de Assuntos Especiais (GAE), Edemar Tutikian, os estudos servirão de base para consolidar a formatação técnica do projeto. “A prefeitura está buscando uma forma inovadora e ambientalmente sustentável para tratar o grande volume de lixo gerado na cidade. Os estudos deverão apontar a viabilidade técnica e financeira do projeto e as tecnologias mais adequadas para implantação”, explica Tutikian, coordenador do projeto.

Os estudos serão avaliados por uma comissão integrada ainda por representantes do Gabinete de Articulação Institucional (GAI), Gabinete de Planejamento Estratégico (GPE), DMLU e Secretaria Municipal da Fazenda (SMF). Os detalhes técnicos do projeto, como investimento, localização e tecnologia a ser empregada, serão definidos a partir dos estudos apresentados.

Prefeitura



Categorias:Outros assuntos

Tags:,

4 respostas

  1. Não sei se a população prestou atenção nessa campanha, mas esses contêineres são SÓ para lixo orgânico! Por isso que eles ficam abarrotados! Cheios de garrafas PET, caixas de papelão, etc.
    E se vê bastante catadores enfiando a cabeça dentro do contêiner para ver se conseguem juntar resíduos recicláveis (lixo seco).

    Curtir

    • Este é o grande problema, as pessoas não entendem as informações ou se fazem de desentendidas, para passar bem, e colocam de tudo dentro dos conteiners. O recolhimento do lixo em Porto Alegre é caótico. Eu não consigo entender como funciona o DMLU. Sei que os caminhões que recolhem lixo são terceirizados. Há muitos anos atrás os lixieros e os caminhões de lixo eram da Prefeitura. Agora é terceirizado. Tudo o que é terceirizado vira uma porcaria.

      Curtir

  2. Opa! Esse é um tema importante, ainda bem que estão abordando esse tema. Sobre limpeza, o próximo a seguir na lista de discussões poderia ser o esgoto e a limpeza do Guaíba e outros arroios….

    Curtir

  3. O problema do lixo na capital é visível. Parece não ter adiantado muito a instalação de containers para armazenamento. A população não cuida, deixa resíduos ao lado dos mesmos. A empresa responsável pelo recolhimento deixa abarrotar o container. Encontramos lixo jogado nas ruas da cidade. Olha, é impressionante como não existe preocupação com isso em POA. Ainda neste final de semana observei sofás e entulhos próximo a uma árvore na beira do dilúvio. É todo dia a mesma situação. A culpa é de todos, da população, dos catadores, do DMLU, enfim. Porém, a solução não parece estar próxima. Deveria ser a nova campanha da prefeitura.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: